Se você pretende chegar bem cedo em Machu Picchu para ver o sol nascer ou tentar visitar as ruínas antes das hordas de excursões que chegam por volta das 10 horas da manhã, dormir uma noite em Aguas Calientes é a solução 🙂

Já comentamos rapidamente em outros posts sobre esse pit-stop e sobre toda a logística que envolve a compra das passagens de trem para Machu Picchu e a programação do seu roteiro pelo Valle Sagrado, mas ainda não falamos sobre a cidade de Aguas Calientes em si.

Leia também:

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu?

Aguas Calientes - estrada de ferro

Aguas Calientes

Aguas Calientes, também chamada de Machu Picchu Village, é um pequeno vilarejo construído basicamente para abrigar os turistas que pretendem seguir seus passos rumo a Machu Picchu.

Sendo assim, não espere encontrar uma infraestrutura elabora. É tudo bem simples, mas atende bem às necessidades dos turistas que vão pernoitar por ali. As ruas que beiram a linha do trem e o rio Urubamba são cercadas de lojinhas de souvenirs e lanchonetes. A cidade também abriga algumas águas termais, que dão nome à cidade, mas que infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer.

Aguas Calientes - mercados, hoteis, restaurantes, massagens

Vale a pena passar um dia inteiro visitando Aguas Calientes?

Apesar de ter uma paisagem bem bonita e das águas termais, um dia inteiro na cidade será muito para a maioria das pessoas.

A opção que a maioria das pessoas faz é chegar lá já no final do dia, vindas de um passeio pelo Valle Sagrado.

Uma vez na cidade, aproveite para caminhar tranquilamente e jantar junto com turistas de outros cantos do mundo que estão ali tão animados quando você para “o grande dia” 😛 Mas não se demore. Durma cedo, pois o dia seguinte começará de madrugada para quem quer ver o sol nascer entre as montanhas de Machu Picchu. Programa altamente recomendado!

Aguas Calientes - ponte sobre o rio

Uma outra opção é cortar um pouco do passeio do Valle Sagrado e pegar o trem que chega no início da tarde em Aguas Calientes. Assim você tem tempo suficiente para conhecer a cidade e se preparar para a subida a Machu Picchu no dia seguinte 🙂

Nós ficamos com a primeira opção e não nos arrependemos. Na verdade nos arrependemos apenas de não visitar Machu Picchu em dois dias seguidos. Mas isso é assunto para um próximo post 😉

Nosso trem, que partiu de Ollantaytambo, atrasou e acabamos chegando mais tarde do que o previsto em Aguas Calientes. Exaustos de um longo dia de caminhadas e experiências inesquecíveis, encontramos, no meio da muvuca que se forma na calçada-estação de trem, o rapaz que nos levaria até o nosso hotel.

Aguas Calientes - calçada-estação de trem

Hostal Presidente

Ficamos no Hostal Presidente, uma pousada super simples que representava, para mim, apenas um chuveiro aquecido e uma cama para eu desmaiar de canseira 😛 Não era o lugar mais luxuoso do mundo, mas nosso quarto para 3 pessoas era grande, com banheiro privativo e com uma portas anti-ruído ótima boa para abafar o barulho do rio Urubamba que corria em frente à nossa varanda 🙂

Aguas Calientes - quarto do hostel presidente

Apesar do cansaço que batia, era impossível esconder a minha ansiedade para chegar logo em Machu Picchu.  Foi difícil dormir aquela noite. Are we there yet?

O café da manhã, servido a partir das 5 da manhã, era bem razoável e nós pudemos deixar nossa mala no hotel até a volta de Machu Picchu.

A van que leva os turistas até a entrada do parque já estava a todo vapor a poucos metros do hotel. Como chegamos bem cedo, pegamos pouca fila.

Aguas Calientes - Rio Urubamba

Era chegada a hora de partir para Machu Picchu!

Ainda era difícil acreditar que chegaríamos lá <3

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    95 Comentários
  1. Outra duvida: pegando o trem de Machu picchu para o vale sagrado na volta, como faço para voltar para Cusco?

    • Oi Eduardo. Vc pode pegar um táxi ou uma das várias vans que ficam esperando o pessoal nas estações de trem nesses horários.

  2. Esse site é o melhor! Estou conseguindo criar um roteiro muito bom, comprando tudo sem depender das taxas abusivas de agencias de turismo!
    Ficando em Cusco, ja li que é interessante deixar Machu Picchu por ultimo, por conta de ser o ponto culminante da viagem! Ficarei dois dias em Aguas Calientes, existe alguma ordem de subida, primeiro montanha ou Huayna? Qual melhor horário para cada subida?

    • Oi Bianca.

      Se vc vai nas duas montanhas, qualquer ordem está bom 😉 Eu iria em Huayna Picchu primeiro só porque eu acho a vista mais bonita de lá. No primeiro dia de visita, suba no grupo das 10h em Huayna Picchu para poder passear pela citadela inca sem muita muvuca. No segundo dia, vc pode ir a hora que quiser. Talvez de manhã seja mais legal, mas a montanha Machu Picchu é mais longa a caminhada.

  3. Oi, pessoal! Primeiro, faço coro com o Viaje na Viagem – o conteúdo de vcs sobre o Peru, sem dúvidas, é o melhor dos blogs por aí! Muito obrigada! 🙂

    Vou em junho para o Peru e a data que eu e o maridão conseguimos folga caiu bem na semana do Inti Raymi. Ficamos bem empolgados em ver Cusco com clima de festa, mas nos preocupamos em conseguir organizar tudo com bastante antecedência.

    Bem superficialmente, nosso esquema está ficando assim:
    22 de junho – Chegada em Lima, às 22h45
    23 de junho – Lima
    24 de junho – Lima
    25 de junho – Lima
    26 de junho – Cusco –Chegada às 6h.
    27 de junho – Cusco – City Tour
    28 de junho – Cusco
    29 de junho – Tour Valle Sagrado. Dormir em Aguas Calientes
    30 de junho – Macchu Picchu – volta à tarde para Cusco ou dormir em Ollantaytambo?
    01 de julho – Cusco
    02 de julho – 9h voo para o Brasil.

    Mas sugiram 2 dúvidas
    – Nosso voo de Lima vai chegar em Cusco perto das 6h da manhã. Pensamos em chegar em Cusco, descansar em algum café ou outro lugar até a cidade “acordar” e depois andar com tranquilidade até dar o horário do check-in. Porém a dúvida é: será que existe algum lugar assim pra descansarmos? Ou vamos ter que acabar pagando uma diária extra?
    – Ouvimos falar que o ônibus de Ollanta para Cusco é mais barato do que o trem de AC. Também vimos alguns relatos que descrevem Ollanta como uma cidade muito charmozinha e pensamos então em passar à noite por lá, depois de visitar MP. Daí, no dia seguinte, retornaríamos pela manhã para Cusco. O que vcs acham? As informações procedem?

    O que vcs acham do nosso esquema?

    Muito obrigada! Abração!!

    • Oi, Ingrid:

      O ideal seria chegar em Cusco logo cedo e já poder descansar direto no seu hotel. Assim você consegue tomar um café da manhã com mais calma e ainda dá um tempinho para seu corpo se aclimatar na altitude 😉

      Se você reservar uma noite extra, não esqueça de avisar o hotel que vai chegar bem cedo no outro dia.

      Acho que seis horas da manhã a cidade ainda está dormindo 😛

      Quanto a Ollanta, também me parece um lugar interessante. Se eu voltar um dia para a região, quero passar uma noite por ali, afinal também já vi alguns hotéis rústicos, porém bem aconchegantes.

      Boa viagem e qualquer dúvida, estamos por aqui!

  4. Oi, gente! Este site é o melhor sobre viagem ao Peru!! Está me ajudando muuuito a organizar a minha viagem!! Vocês estão de parabéns!! Bem, gostaria de saber a opinião de vocês sobre contratar o guia para a visita a Machu Picchu. Li que é interessante contratar e que eles ficam na entrada do parque. Mas qual o momento certo de contratá-lo? Logo que chegamos? Ou é melhor percorrer o parque, tirar fotos enquanto está vazio, e depois contratar o guia? É difícil voltar até a entrada do parque onde ficam os guias? Ah, não vou subir as montanhas (Huayna Picchu etc), só visitar Machu Picchu mesmo. O que vocês me aconselham? Obrigada!

    • Oi Eliane.

      Eu diria que o melhor é contratar assim que chegar, principalmente se chegar bem cedinho. Nós pegamos o guia às 7 da manhã, ficamos com ele até as 10h +- e de lá já saímos pra subir Huayna Picchu. às 9-10h é quando as excursões chegam, por isso se puder fazer antes, vc tem mais tempo com menos gente pra visitar a cidade inca 🙂

  5. Olá pessoal,
    estou com dificuldade de encontrar os hotéis/hostels em Aguas Calientes.
    Existe algum no booking? Vcs tem o contato de algum?
    Muito obrigada!

    Marcela

  6. Ficaremos 3 noites em aguas calientes, e estou surtando, to achando muito, acho que dei mole! Alguém ficou tantos dias por la? Chegaremos em AC dia 16 a noite, dia 17 vamos subir Huayna dia 18 vamos subir Montanha de Machu Picchu e dia 19 cedinho voltamos para Cusco.

    • Oi Bianca.

      Não há muito o que fazer se vc for dois dias a Machu picchu (eu queria ter feito isso) 😉 O que dá pra fazer é voltar para Cusco um dia antes, depois do passeio pela montanha. Basta pegar um trem cujo horário seja compatível com o tempo que vc espera gastar (a partir das 16h dá tranquilo para pegar). Assim vc ganha um dia a mais em Cusco.

  7. Olá pessoa.
    Parabéns pelos relatos da viagem para Machu Picchu e Cusco! Estou planejando uma viagem para Machu Picchu (sem agência) e as dicas estão me ajudando muito, mas ainda tenho algumas dúvidas…
    Eu e meu marido gostaríamos de passar o ano novo em Machu Picchu. Gostaríamos de ter a experiência de finalizar o ano e iniciar um novo nesse lugar especial, por isso estamos “construindo” a viagem com base nos dias 31 e 01 em Machu Picchu. Você pode dar uma olhada e dizer o que acha do meu roteiro?
    27.12: Chegada em Cusco e descanso
    28.12: City Tour
    29.12: Vale Sagrado (Ollantaytambo, Pisac e Chinchero)
    30.12: Chegada em Aguas Calientes e passeio pela cidade
    31.12: Machu Picchu
    01.01: Huayna Picchu
    02.02: Ida para Cusco e pernoite
    03.02: Ida para Lima e estadia de 03 dias.
    Como o ponto forte de nossa viagem será o reveillon, estamos investindo um pouco mais de dinheiro nessa experiência e provavelmente iremos ficar no Sumaq Hotel. Meu maior problema está sendo a quantidade de dias… Conversei com uma amiga que foi para MP ano passado e disse que acha desnecessário ficar 2 dias inteiros em MP. Ela sugeriu fazer Machu Picchu e Huayna Picchu em um dia só e economizar na entrada do parque. Se fizermos assim, iríamos embora no dia 01.01. O que vocês acham? Não gosto de nada correndo… É tranquilo fazer os 2 em um dia só? Fico pensando: já que estaremos lá e principalmente nesse hotel, porquê não aproveitar com calma (refeições com calma, benefícios do hotel, etc..)?!
    Também estou com dúvidas sobre a quantidade de dias em Cusco… Vcs acham que está pouco?
    Gostaria de eliminar essa pernoite do dia 02.01 em Cusco, mas só acho passagens de manhã para Lima… Alguma ideia?
    Por favor, fiquem a vontade para dar sugestões!
    Obrigada!

    • Oi Deborah que bom que estamos ajudando 🙂

      Como seu foco é a virada do ano, eu acho que 2 dias em machu picchu é essencial. Na verdade eu gostaria de ter feito isso. É possível sim fazer os dois no mesmo dia (eu fiz), mas vc não explora tudo com calma. Ah, e faça um tour guiado pelo menos no primeiro dia, vai te ajudar muito a entender a cidade inca.

      Eu adicionaria pelo menos um dia no valle sagrado (recomendo 3 dias no total) e trocaria o dia de Aguas Calientes (nao tem muita coisa por lá), por um dia de passeio no valle que termina em Ollantaytambo para seguir para Aguas Calientes. Dessa forma, vc só precisaria de mais um dia no seu roteiro para completar os 4 dias 🙂

  8. Oi gente! Primeiramente muito obrigada pelo site. As dicas são ótimas!

    Estou indo para o Peru de 06 a 14/06.
    06/06- chegada a Lima
    07/06- Lima
    08/06- Lima
    09/06- Cusco
    10/06- Cusco
    11/06- Aguas Calientes
    12/06- Machu Pichu
    13/06- Cusco
    14/06 – retorno

    Sera que essa divisão vai dar pra aproveitar bem? Alguma dica? Da para visitar o Vale Sagrado e dormir em Cusco? E comprando o ingresso para Machu Pichu e a montanha… vale só para um dia ou posso fazer cada dia um?

    Obrigada

    • Oi Stephanie. Dá pra dormir em cusco sim nos dias do valle sagrado. O ingresso de machu picchu + montanha é para o mesmo dia 🙂

  9. Oi pessoal,

    Estou programando conhecer o Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu) com minha mãe (63 anos) em setembro. Encontrei o site de vcs agora e ja estou adorando as ideias! Ela eh super ativa, mas esta com medo do percurso a se fazer a pe… vcs acham tranquilo> Sõ para ter uma ideia o que seria o minimo de caminhada para conhecermos Machu Picchu> e quanto ao clima>
    (desconsiderem pontuacao, note desconfigurado)
    Desde ja agradeco

    • Oi Tatiana.

      Tirando as montanhas, é tranqulo andar em Machu Picchu, mas há escadas em alguns locais (nada absurdo). Cusco tem algumas ladeiras e a altitude pega bastante, mas nada que ir devagar e descansar bastante não resolva também. Ah e pede pra ela ir no cardiologista antes por desencargo 🙂

  10. Esse site é demais! Essa é uma opinião geral! <3

    Leio várias postagens sobre a ida para Macchu Picchu, mas acreditem, estou com dúvida sobre A VOLTA!!

    O plano seria o seguinte: Partir de Ollantaytambo no trem das 15 e pouco, dormir em Aguas Calientes. Ir na manhã seguinte de ônibus, no primero horário para Macchu Picchu e ver o sol nascer. Após, subir a Huaynapicchu no primeiro horário (é as 10hrs e pouco certo?) e, ficar o dia todo no parque, sem pressa!

    Ai vem a duvida: Para voltar de MP de ônibus, temos que sair mais cedo do parque? Ou tem ônibus descendo em vários horários? Podemos subir de ônibus e voltar a pé? Demora muito a volta para Aguas Calientes?
    A ideia era curtir ao máximo o lugar! E voltar por volta de umas 17hrs… mas não entendi bem se tem ônibus este horário que nos levaria até a estação de trem, ou se teríamos que descer a pé…

    Obrigada desde ja pela help! 🙂

    • Oi, Aline.

      Os ônibus partem da entrada de Machu Picchu até Águas Calientes em vários horários diferentes do dia. Basta confirmar as saídas assim que você chegar em Águas Calientes, dessa forma não é preciso sair mais cedo do parque.

      É possível subir de ônibus e voltar a pé, mas é uma longa caminhada. Acredito que deva ser uma trilha de mais de duas horas (cuidado com o horário que o sol se põe porque não me lembro de ver essa região iluminada).

      Boa viagem!

  11. 1 3 4 5
Deixe seu Comentário