Quando pensamos em viajar para a Alemanha, a imagem de um país gelado pode surgir com facilidade em nossas mentes. Faz muito frio de verdade? Qual é a melhor época para visitar o país? São perguntas frequentes nos posts de Munique. Mas afinal, como é o clima na Alemanha? A resposta para essa questão vale praticamente para quase todos os países de Europa.

Como é o clima na Alemanha?

A temperatura média ao longo do ano em Munique, por exemplo, varia entre -5°C em janeiro e 23°C em julho, segundo o Weather Channel (2018 foi conhecido como um dos verões mais quentes da história na Europa).

É claro que as temperaturas, em determinado dia, podem ser mais frias ou mais altas que as indicadas neste gráfico, principalmente porque não levamos em consideração a sensação térmica e os índices de chuvas.

Dessa maneira, julho e agosto costumam ser os meses mais quentes, enquanto e dezembro e janeiro são os mais frios para viajar pela Alemanha.

Qual é a melhor época para viajar para a Alemanha? Exemplo de variação do clima em Munique

O Fred, por exemplo, pegou um verão em Munique que passou dos 30°C e seu amigo alemão disse que já encarou temperaturas abaixo dos -20°C na cidade. Ah, e não subestimem os invernos germânicos, pois eles podem ser mais rigorosos devido à sensação térmica, que costuma maltratar quem não está acostumado ao forte frio do hemisfério norte.

Curiosidade: Em Munique, você encontrará aquecedores em todo lugar fechado, mas raramente encontrará ar condicionado.

Você pode conferir o gráfico completo no site Weather.com (role a página para ver o histórico de temperaturas e chuvas. Os dados são apresentados em inglês).

Qual é a melhor época para viajar para a Alemanha? Faz muito frio?

Decidindo uma viagem para a Alemanha com base na temperatura

Se a temperatura é um fator fundamental para você confirmar suas férias, faça algumas perguntas do tipo:

Brincadeiras à parte, na verdade, cada estação do ano pode proporcionar experiências e sensações completamente distintas em todos nós.

Os cenários ganham cores e luzes diferentes, os cardápios mudam, a programação cultural é diversificada. A Europa é um continente tão especial que merece ser visitado em todas as estações do ano, assim você sempre tem um motivo para voltar.

Qual a melhor época para visitar a Alemanha?

Primavera na Alemanha

Eu acredito que a primavera é uma época muito especial para conhecer a Alemanha.

As temperaturas estão mais amenas e subindo, o que vai refletir diretamente no peso da sua mala, já que você não precisa trazer casacos pesados, botas de neves e todo aquele aparato anti-frio. Os jardins já começaram a florir e as cidades são tomadas por diversos tons de verde.

Qual é a melhor época para viajar para a Alemanha?

Muitas delas organizam festas de boas-vindas à primavera, os parques ficam cheios de gente e as calçadas são tomadas por mesas e cadeiras dos bares e restaurantes. Para nós, turistas, essa época é ainda mais legal porque coincide com o final da baixa temporada, o que pode ajudar na hora de reservar um hotel ou comprar as passagens aéreas.

Outono na Alemanha

O outono também é baixa temporada e tem temperaturas parecidas, porém tendem a ser mais baixas que a primavera, o friozinho já manda seus primeiros sinais de que logo, logo, chegará com força total. As folhas se despedem e dizem até breve. Quanto mais próximo da chegada do inverno, mais fria vão ficando as cidades alemãs. Lembre-se que a famosa Oktoberfest de Munique acontece entre o finalzinho de setembro e o começo de outubro.

Qual é a melhor época para viajar para a Alemanha? Diferentes estações

Verão na Alemanha

No verão, as cidades tendem a ficar mais cheias de turistas estrangeiros e dos próprios alemães, que têm viajado cada vez mais dentro do seu país. O sol se põe mais tarde, festivais pipocam por aí e a programação de atividades costuma ser intensa. Mas, como é alta temporada, os preços dos hotéis e das passagens costumam ficar mais caros.

Inverno na Alemanha

No inverno os dias são bem mais curtos e algumas atrações turísticas aproveitam essa época de baixa temporada para fechar as suas portas e fazer algum tipo de reforma. Talvez você não consiga caminhar longas distâncias e, se alguma nevasca muito forte acontecer, ela pode alterar seu roteiro.

Qual é a melhor época para viajar para a Alemanha? Como é o clima?

Viajar no inverno nevante costuma ser uma experiência única para nós brasileiros, mas leve em consideração que o ritmo da viagem será diferente de outras épocas com temperaturas mais amigáveis.

Como enfrentar um inverno rigoroso na Alemanha?

Tem dúvidas sobre como se vestir, preparar a nécessaire ou em como turistar embaixo de muita neve? Veja como foi a nossa experiência na neve em Montreal. Você provavelmente não encontrará esse monte de neve na Alemanha, mas não custa se prevenir, não é?