Quando eu era criança, minha avó costumava contar histórias sobre as pirâmides do Egito e a cidade Inca de Machu Picchu, suas possíveis ligações e como elas são cercadas de mistério e teorias da conspiração.

Todo esse fascínio e curiosidade que ela despertou em mim sempre me fizeram sonhar com o dia em que eu conheceria Machu Picchu com meus próprios olhos. Ah, e devo dizer que ela se foi jurando de pés juntos que os Incas tiveram uma ajudinha extra(-terrestre?) 😛

Machu Picchu e a montanha de Huayna Picchu ao fundo

Machu Picchu

Mesmo com toda destruição que o império espanhol trouxe à cultura Inca, Machu Picchu conseguiu escapar quase intacta graças à densa floresta que a cercava (e cerca) até hoje. Sorte nossa 😀

Machu Picchu - vista de cima

Dizem também que, ao ser descoberta pelo americano Hiram Bingham, diversas peças incas foram perdidas, roubadas ou levadas embora da cidade por ele e pela sua equipe. Estima-se que mais de 4000 peças estão distribuídas entre universidades e museus dos EUA. Nosso guia também nos contou que o governo peruano tem pedido que este acervo seja devolvido ao país, mas sem muito sucesso até hoje.

Machu Picchu - caminho até huayna picchu

Infelizmente, nem tudo são flores no antigo reino Inca. Apesar de ter sido declarada uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo” em 2007, Machu Picchu está na lista da Unesco como um dos patrimônios da humanidade que estão ameaçados. Por isso corre, Lola, corre, antes que algo aconteça ou que muito do patrimônio se perca ou acabe sendo destruído por descuido.

Machu Picchu - construções incasMachu Picchu - terraças na lateral da montanha

Informações práticas sobre Machu Picchu

Se você procura informações práticas e fáceis de entender sobre como chegar à Machu Picchu, como comprar os ingressos do parque (problemas, dificuldades e soluções, como comprar o ingresso para Huayna Picchu ou mesmo sobre qual a melhor época para visitar a região, basta ler nossos posts 🙂 Ah, e a caixa de comentários é toda sua!

Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas

Como ir para Machu Picchu

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu?

Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?

Aguas Calientes: um pit stop recomendado antes de Machu Picchu

8 problemas e soluções ao montar um roteiro para o Peru

Todos os nossos posts com dicas e roteiros do Peru

Chegamos a Machu Picchu, e agora?

Razão

Se você curte aula de história ou quer entender um pouco mais sobre como funcionava a citadela e sua importância dentro do império Inca, eu recomendo a contratação de um tour guiado, de preferência com um guia credenciado. Sem uma boa explicação, Machu Picchu perde boa parte da sua graça e magia. Se você preferir contratar na hora, na própria entrada do parque, saiba que existem diversos guias esperando pelos turistas na porta. O nosso tour guiado durou quase 3 horas e já estava incluso no orçamento que fechamos.

Machu Picchu - Janelas

Pontualmente, às 7 da manhã, encontramos nosso guia na entrada do parque. Durante o passeio, ele nos contou diversas histórias, explicou detalhes sobre arquitetura, hidráulica e sistemas de irrigação, astronomia, cultura Inca e suas tradições. Uma verdadeira aula em que pudemos perceber como tudo o que havíamos visto em Lima, em Cusco e no Valle Sagrado finalmente se encaixava em Machu Picchu.

Machu Picchu - Lhamas

Quando fiz aquela piadinha infeliz sobre como os ETs ajudaram os Incas, nosso guia me fitou com um olhar sério e disse:

Machu Picchu - Nosso guia

Acreditar na teoria de que alienígenas ajudaram a construir Machu Picchu é subestimar a capacidade inventiva dos meus antepassados.

Portanto, fica aqui a dica: evite esse tipo de comentário bobinho ou tente se justificar dizendo que você assiste a muitos documentários no History Channel 😛

Vó, você me deve uma.

Emoção

**Corta. Alerta máximo de clichê nos próximos parágrafos.

Eu confesso que não consegui dormir direito na noite que passei em Aguas Calientes. Nunca tinha me sentido assim tão ansiosa para conhecer ou visitar um determinado lugar. Logo que acordamos para tomar o café da manhã, minha vontade era de pular essa etapa e correr direto para o micro-ônibus que nos levaria à entrada de Machu Picchu.

As curvas sinuosas beirando precipícios e aquela mata fechada, quase intocada, já mostrava sinais de que a cidade inca iria superar minhas expectativas, que já eram altas, quase tão altas como a altitude de Cusco. Ainda assim, eu estava com medo de me decepcionar.

Machu Picchu - Contemplando Huayna Picchu

Ao chegarmos no parque antes do amanhecer e das grandes excursões que chegam de Cusco, já encontramos muitos turistas que tiveram a mesma ideia brilhante: assistir ao nascer do sol num dos templos mais místicos e cheios de lendas do mundo.

Machu Picchu - começo da manhã com neblina

De início, a cidade perdida dos Incas estava tímida e se mostrava apenas de relance por entre a neblina e as nuvens que passavam por ali, mas à medida que o sol surgia, ela começava a mostrar os sinais de sua grandeza…

Machu Picchu - neblina começa a se desfazer

Machu Picchu - mais detalhes vão se mostrando

Machu Picchu - Huayna Picchu estava mais tímida

Fui tomada por uma emoção súbita.

Não sei explicar ao certo o que aconteceu comigo, talvez seja por isso que eu tenha demorado tanto para escrever este texto, talvez seja por isso o alerta de clichê.

Machu Picchu - casas Incas

Ao completar a subida de Huayna Picchu, fui tomada por sensações e sentimentos que, ao mesmo tempo que me mostravam como somos pequenos diante da magnitude da Pacha Mama, me mostravam como eu era capaz de chegar onde eu desejasse com as minhas próprias pernas, apesar dos sinais de grande fadiga que já mandavam lembranças, diga-se de passagem >.<

Machu Picchu - para Huayna / Wayna Picchu

Machu Picchu - Mãe, tô em Huayna Picchu!

Machu Picchu - Chegamos no topo de Huayna Picchu \o/

Eu senti que estar ali, naquele momento, em Machu Picchu, no topo de Huayna Picchu, era um marco na minha vida de turista/viajante.

Machu Picchu - vista do caminho para Huayna Picchu

Pra você que já foi ao Peru e que já viajou por diversos lugares do mundo, talvez isso não passe de uma grande bobagem, ou talvez você já não se recorde mais das emoções que sentiu ao começar a viajar. Para mim, esse instante mudou o sentido do ato de viajar, foi mágico e muito significativo.

Machu Picchu - Mirante de Huayna Picchu

Machu Picchu - Escadas em Huayna PicchuMachu Picchu - mirante de Huayna Picchu visto de cima

Por isso guardo com tanto carinho e nostalgia os dias que vivi no Peru, um país que me ensinou que sou capaz de chegar onde os meus sonhos me levarem.

Machu Picchu - E ao longe a entrada pelo caminho Inca

Machu Picchu - Descendo as escadas

Para Machu Picchu

Você voltaria para Machu Picchu?

Agora mesmo se teletransporte existisse 😀 Mas se eu pudesse mudar algo nesse roteiro, acho que seguiria a dica do Arthur e reservaria dois dias para Machu Picchu para poder caminhar pelas outras trilhas do parque com mais calma.

Mais uma foto da bela Machu Picchu

Machu Picchu - contemplando a imensidão da natureza

Machu Picchu - um lugar calmo e tranquilo para uma leitura

Fui embora com a nítida sensação de que queria ainda mais, muito mais…

Conte pra nós como foi sua primeira vez em Machu Picchu 🙂

O que você esperava? Superou suas expectativas?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    67 Comentários
  1. Vamos para MP em janeiro . Sei que não é a melhor época mas é o que temo… gostaria de saber qual o melhor passeio e quanto demora ?? Machupicchu + Huayna ou Machupicchu + montanha ??

    • Oi Marcelo.

      O mais indicado é o de Huayna Picchu. Conte +- 1:30h pra subir e 1h pra descer, mais o tempo que vc quiser ficar lá em cima. A montanha é mais longo o passeio.

  2. Olá!

    Primeiramente, parabéns pelo site e obrigado por ajudar tantas pessoas neste jornada rumo ao Peru.

    É realmente recomendado 2 dias para visitar Machu Pichu? Existe algum roteiro específico para estes dias?

    Pergunto, pois sou novo em viagens para o Peru e fico em dúvida tipo: Valle Sagrado é Machu Pichu? Ou Existem outras atrações no Vale Sagrado além de Machu Pichu (me perdoem se a pergunta for mesmo estúpida…}

  3. Olá,
    Gostaria de saber se vc poderia passar o contato do guia em Machu Picchu?
    Qts dias durou a viagem a Peru? Quero ir em Abril e não sei quantos dias?
    Você fez o passeio do Vale Sagrado também?

  4. 1 2 3 4
Deixe seu Comentário