Quantas vezes já precisamos cortar cidades e regiões ao fechar um roteiro de viagem? Esse dilema nos pegou quando estávamos planejando nossos roteiros pelo Peru e a máxima “viajar é fazer escolhas” nunca fez tanto sentido para nós.

Tour privado ou compartilhado no Peru? - Puno Titicaca Uros

Como tínhamos roteiros demais e dias de menos, resolvemos privilegiar a nossa visita ao Valle Sagrado e acabamos cortando Arequipa a nossa lista 🙁 Ao estudar todas as possibilidades de roteiros pelo Peru, descobrimos uma infinidade de opções e outras regiões diferentes de Machu Picchu e tão interessantes quanto. Por isso, motivos para retornar ao Peru ou para passar um mês viajando pelo país é que não faltam 😀

Roteiros pelo Peru

Algumas regiões chamaram muito a minha atenção durante o planejamento dos nossos roteiros pelo Peru e eu gostaria de conhecê-las em breve. Ficam aqui as nossas dicas para você que passará mais tempo no país ou que procura regiões além de Machu Picchu, Cusco e Valle Sagrado para conhecer 🙂

Leia também:

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu?

Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?

Choquequirao

Choquequirao, a menina dos meus olhos.

Chamada por alguns locais de “a nova Machu Picchu“, Choquequirao é uma outra cidade Inca próxima a Cusco que ainda é praticamente intocada pela indústria do turismo devido à necessidade de se enfrentar de 3 a 5 dias de trilhas a pé. Se você tem um espírito desbravador, não deixe de conferir as ruínas de Choquequirao.

Juro que se eu não andasse numa fase tão confortavelmente sedentária, eu encararia essa trilha agora mesmo, pois deve ser maravilhosa. Os guias com quem conversamos no Peru sobre Choquequirao, nos garantiram que ela é ainda mais bonita e interessante que Machu Picchu e está em melhor estado de preservação.

Encontrei esse vídeo com algumas fotos de Choquequirao só para você ficar com um gostinho de quero mais 😛

Veja também:

Choquequirao no NY Times

Choquequirao no Matador Network

Arequipa e Vale do Colca

Topo da lista 🙂 Arequipa, uma pequena cidade histórica que tem um papel importante na sociedade peruana, deve proporcionar dias agradáveis, além de belas fotos, ao turista que resolver visitá-la com mais calma. Aliás, já falei que eu adoro cidades históricas? :mrgreen: De lá ainda saem alguns tours para o Vale do Colca, outra região bem bacana do Peru.

Tour privado ou compartilhado no Peru? - Arequipa

Puno e Lago Titicaca

Motivos não faltam para visitar Puno e o famoso lago Titicaca. De um visual deslumbrante e batendo recordes de altitude (cuidado com o mal de altitude!), essa região está na minha listinha com certeza.

Como ir de uma cidade a outra no Peu - Puno 1

Nazca

Fala a verdade… você nunca se questionou como surgiram ou foram feitas aquelas misteriosas linhas de Nazca? Em nenhum instante você achou graça nas teorias do Nat Geo? Aposto que, como eu, você já criou várias teorias malucas 😀

Roteiros pelo Peru: Linhas de Nazca

Bluelemur (CC BY-SA 2.0)

Deve ser uma sensação fantástica poder sobrevoar aquela região desértica e observar diversos geoglifos que até hoje intrigam os pesquisadores. Confesso que teria que pensar muito antes de marcar uma viagem para lá. Não que eu não ache muito intrigante a região, mas tenho a impressão de que vou ficar muito mareada ao sobrevoar as linhas de Nazca 🙁 Ai minha Nossa Senhora do Santo Dramim >.<”

Trujillo

Outra cidade colonial gracinha, cheia de belas igrejas barrocas, museus de cerâmica e base para você conhecer as ruínas de Chan Chan. Ruínas, estas, completamente diferentes das ruínas Incas de Machu Picchu, do Valle Sagrado e até mesmo das ruínas pré-Incas de Lima.

Essa região guarda um pedaço da nossa história ainda pouco conhecido. Construídas pelos império Chimúas ruínas de Chan Chan também fazem parte de lista de patrimônio da humanidade da Unesco.

Chan Chan Patrimônio da Unesco - Estátua e esquilos 2

Dicas e Roteiro pelo Norte do Peru

Caraca! São roteiros pelo Peru para bem mais de uma viagem 🙂 Isso sem contar na vontade voltar para Lima e fazer um tour por vários restaurantes, voltar para Cusco e Machu Picchu.

Qual seria o seu roteiro ideal pelo Peru?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    30 Comentários
  1. Olá!!
    Primeiro gostaria de parabenizar o site pois ele tem me ajudado muito no planejamento das minhas viagens.Segundo uma pergunta: estou indo para o Peru por 20 dias. Ficarei 5 dias em Lima e depois a princípio vou para Cuzco, Puno, Arequipa e Ica, nessa ordem. O que vcs acham desse roteiro?Quantos dias em cada lugar?
    Desde já obrigada!

  2. Boa tarde, estou montando um roteiro ao Peru para a segunda quinzena de outubro e tenho algumas dúvidas a respeito do Lago Titicaca. Será que alguém pode me ajudar? =()
    Terei o período de 27 a 29/10 livre e gostaria de saber se é um tempo hábil para fazer a visita ao Lago!?
    Não tenho encontrado informações suficientes a respeito de um roteiro, sem excursão, por essa região. A ideia é sair de Cusco e estar de volta na noite do dia 29 para pegar o avião na manhã seguinte. Entendi que posso tomar um trem ou um ônibus até Puno, mas a partir de lá eu faço como? Existe algum lugar que seja mais próximo ao lago para se hospedar? Tentar um bate-volta é arriscado?
    Agradeço a atenção.

    • Oi Márcia.

      A ida de Cusco para Puno dura mais de 10h, ou seja, o dia de chegada e partida é perdido. O Tour pelo lago (ilhas de Uros e Taquile) dura o dia todo e é cansativo. Perto do lago não é uma região legal para se hospedar, mas vc pode ficar em quase qualquer lugar na cidade que o tour que vc comprar irá lhe buscar e devolver no hotel.

      É uma logística muito arriscada e cansativa (puno está a 4000m de altitude) se vc tem de estar dia 29 de manhã no aeroporto. Se vc tivesse mais um dia até daria pra fazer, mas com esse pouco tempo eu não aconselho.

  3. Oi Fred! Estou dependendo de uma dúvida para dar continuidade ao meu roteiro: O passeio em Puno a Uros e Tequille comecam sempre pela manha? existem outros horarios? Obrigada

    • Oi Renata, até onde eu sei, não tem outro horário, poque o passeio é de dia inteiro. Pode ser que os que dormem em Uros possam começar mais tarde, mas é melhor confirmar com as agências.

  4. 1 2
Deixe seu Comentário