Como toda boa metrópole, há muito o que fazer em Montreal. Considerada a cidade mais europeia da América do Norte, ela esbanja elegância e programas culturais que aliam o melhor da tradição canadense com uma pitada de charme francês. Para que você possa curtir ao máximo, reuni algumas sugestões de programas diferentes e, ao final do texto, um pequeno roteiro de três dias.

O que fazer em Montreal, no Canadá: Old Montreal

O que fazer em Montreal

Abaixo você encontra os melhores programas em Montreal divididos por estilo: atrações históricas, museus, parques, mercados, passeios com crianças e muito mais.

Atrações históricas

Old Montreal

A região mais antiga de Montreal, também conhecida por Vieux-Montréal é o ponto de partida. É uma área cheia de prédios clássicos datados do séc. XVIII, de belos casarios e é, sem dúvidas, um dos locais mais visitados da cidade.

Não deixe de caminhar pela Rue Saint Paul Ouest, que já foi considerada a principal rua de Montreal, até chegar na Catedral de Notre Dame, construída em 1824 e que retoma símbolos góticos. Até hoje ela é considerada um dos símbolos mais importantes do centro histórico de Montreal e fica no coração da Place d’Armes, em frente à estátua do fundador da cidade.

O que fazer em Montreal, no Canadá: catedral

Saindo de Old Montreal e no caminho para Old Port fica a Place Jacques Cartier, de 1804. Essa pequena praça abrigava mercados populares e artistas de rua. Hoje, funciona como um belo jardim que liga esses dois pontos históricos.

Você sabia que Old Montreal é uma ótima região para se hospedar? Veja todas nossas dicas de onde ficar em Montreal.

Catedral de Notre Dame

  • Endereço: 110 Notre-Dame St W, Montreal. Site
  • Horários: de segunda à sexta, das 8h às 16:30, sábados das 8h às 16h e domingos das 12:30 às 16h
  • Ingressos: 6 CAD, adulto

O que fazer em Montreal, no Canadá: Plateaut

Old Port (Vieux-Port)

O Porto Antigo, como o próprio nome diz, faz parte da histórica região portuária da cidade. Apesar de não desempenhar mais a mesma função de antigamente, hoje se tornou um grande ponto de entretenimento.

O que fazer em Montreal, no Canadá: roda gigante

Vários eventos acontecem durante todo o ano para animar essa região, como a queima de fogos no Ano Novo e a criação de uma das várias pistas de patinação no gelo que abrem durante o inverno.

Já a enorme roda-gigante funciona o ano todo. A orla de Old Port é um ótimo lugar para uma caminhada e fica de frente para o lindo prédio do antigo Marché Bonsecours – um mercado público de 1847 que hoje abriga pequenas lojas e cafés.

La Grande Roue de Montréal

  • Endereço: 333 Rue de la Commune O, Montreal. Site
  • Horários: aberta diariamente, das 10h às 23h.
  • Ingressos: 17,40 CAD, adulto

O que fazer em Montreal, no Canadá: old port

Quartier des spectacles

O coração artístico de Montreal é o Quartier des spectacles. Nessa área ficam 80 endereços entre cinemas, teatros, galerias de artes, espaços públicos para performances e, é claro, abriga os maiores festivais culturais da cidade, como o Festival de Jazz e o Festival en Lumière.

Veja também ofertas de hotel em Downtown Montreal.

O que fazer em Montreal, no Canadá: Downtown

Oratório de Saint Joseph

O Oratório de Saint Joseph é uma famosa basílica cuja construção começou em meados de 1900. Hoje, ela já é considerada um dos patrimônios do Canadá e foi construída como um santuário dedicado a São José. Depois de alguns lances de escada, logo chegamos a um grande terraço de onde se tem uma bela vista para a cidade – que se contrapõe aos ângulos do Parque Mont Royal e da Torre do Estádio Olímpico.

Oratório de Saint Joseph

  • Endereço: 3800 Queen Mary Rd, Montreal. Site
  • Horários: aberta diariamente, das 7h às 21h.
  • Ingressos: 5 CAD, adulto

O que fazer em Montreal, no Canadá: basílica

Ideal para as crianças

Complexo Olímpico e Biodôme

Um dos grandes cartões-postais de Montreal foi um dos legados deixados pelas Olimpíadas de 1976. A Torre do Estádio Olímpico é a maior torre inclinada do mundo, com 165 metros e um ângulo de 45 graus. A vista do alto impressiona, tanto pela beleza da cidade, quanto pela estrutura construída ao redor para receber os jogos. Recém-renovado, o complexo abriga atividades de sete modalidades diferentes e eventos culturais.

O que fazer em Montreal, no Canadá: vista do alto da torre olímpica

Ainda nessa área, vale visitar o Biodôme de Montreal (fechado para reformas até o final do verão de 2019), um espaço fechado dedicado a reproduzir os cinco ecossistemas diferentes. É um programa perfeito para quem viaja com crianças.

No verão, aproveite também para conhecer o Jardim Botânico de Montreal. São 30 jardins temáticos com mais de 22 mil plantas diferentes.

Parque Olímpico de Montreal

  • Endereço: 4141 Pierre-de Coubertin Ave, Montreal. Site
  • Horários: aberta diariamente, das 7h às 21h.
  • Ingressos: 5 CAD, adulto. (Tour guiado pelo estádio olímpico: 14,50 CAD)

Observatório e Torre Olímpica

  • Horários: de terça à domingo, das 9h às 18h. Durante o inverno, a torre fecha às 17h.
  • Ingressos: 23.25 CAD, adulto

Jardim botânico e insetário:

  • Horários: aberta diariamente, a partir das 9h. O horário de fechamento pode variar entre 17h30 e 21h de acordo com o período do ano.
  • Ingressos:
    • Jardim botânico e o insetário: 20.50 CAD
    • Planetário: 20.50 CAD
    • Biodome: fechado para reforma, valores serão divulgados no verão de 2019
    • Ticket combinado para visitar duas atrações: 35.50 CAD
    • Ticket combinado para visitar uma atração mais a o observatório: 40.25 CAD

O que fazer em Montreal, no Canadá: complexo olímpico

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Principais museus de Montreal

Museu Pointe-à-Callière

Um dos museus mais comentados da cidade foi construído no local da fundação de Montreal. O Pointe-à-Callière mostra o passado, desde o século XIV, as tradições dos povos que ali habitavam e a história da colonização europeia.

Museu Pointe-à-Callière

  • Endereço: 350 Place Royale, Montreal. Site
  • Horários: de segunda à sexta, das 10h às 18 (quarta até as 21h). Sábados e domingos, das 11h às 18h
  • Ingressos: 22 CAD, adulto.

O que fazer em Montreal, no Canadá: museus

Museum of Fine Arts

O Museum of Fine Arts é considerado não apenas o museu mais importante de Montreal, mas um dos mais relevantes no Canadá. Além de um belo acervo permanente com artistas canadenses e nomes clássicos no mundo das artes internacionais, o museu também capricha na programação temporária.

Museum of Fine Arts

  • Endereço: 1380 Rue Sherbrooke O, Montreal. Site
  • Horários: aberta diariamente, das 10h às 17h.
  • Ingressos: 23 CAD, adulto acima de 30 anos. Todas as quartas depois das 17h: 11.50 CAD

Fashion Museum

O antigo Musée du costume et du textile du Québec foi repaginado e agora atende pelo nome de Fashion Museum, onde conta a história da moda graças a um rico acervo de peças e tecidos de diferentes épocas.

Fashion Museum

  • Endereço: 363 de la Commune E, Montreal. Site
  • Horários: de terça à domingo, das 10h às 17h.
  • Ingressos: 7 CAD, adulto.

O que fazer em Montreal, no Canadá: arquitetura histórica

Parques de Montreal

Parque Mont Royal

Criado pelo mesmo profissional que projetou o Central Park em Nova York, o Parque Mont Royal, além de ser uma bela área para caminhadas ao ar livre em qualquer época do ano.

No inverno, além da pista de patinação no gelo, você também pode fazer esqui Cross Country, esquibunda (versão canadense com tapetes de plástico) e snowshoeing (passeio com umas raquetes de neves) por entre a mata e numa neve tão fofa que você vai ficar com vontade de se jogar o tempo todo. Veja mais informações aqui.

O que fazer em Montreal, no Canadá: parc du Mont Royal

Lá do alto ainda é possível ter um outro ponto de vista da cidade, diferente do observado na torre do complexo olímpico e na Saint Joseph, com vista para Downtown e para o rio St. Lawrence.

No verão, o parque se transforma. Diversos tons de verde ditam as tendências e o parque é tomado por bicicletas, piqueniques, gente praticando vários esportes, manifestações culturais e muita música ao vivo.

Parc du Mont-Royal

  • Endereço: 1260 Remembrance Rd, Montreal. Site

Parc Jean Drapeau

O Parc Jean Drapeau é formado por duas ilhas: a ilha artificial Île Notre-Dame e Ilha de Saint Helen, onde aconteceu a Expo 67. É nessa área que acontece todos os anos uma das etapas do Circuito Gilles Villeneuve de Fórmula 1. Durante o inverno, costumam ser montados hotéis de gelo e, também, são promovidas festas ao ar livre.

No verão, o complexo aquático ao ar livre é aberto, assim como espaços para piqueniques, paredes de escaladas, aulas de yôga e muito mais.

Parc Jean Drapeau

  • Endereço: 1 Circuit Gilles Villeneuve , Montreal. Site
  • Horários: diariamente, das 6h às 22h

Plateau Mont-Royal

Considerado o coração boêmio e artístico da cidade, o bairro Planteau é uma gracinha. As simpáticas ruas e casas nos fazem acreditar que fomos transportados diretamente para algum filme fofo da sessão da tarde. É perfeito para descansar num bom café (ou encontrar um bar), descobrir lojas diferentes, livrarias, e galerias criativas. Tem um quê de Brooklin nova-iorquino.

O que fazer em Montreal, no Canadá: street art

Mercados populares

Nenhum passeio pela cidade estará completo sem uma espiadinha no Jean Talon e Atwater, os mercados mais famosos de Montreal.

O que fazer em Montreal, no Canadá: onde comer

Eles lembram os mercados europeus, com seus produtos frescos, queijos, vinhos, peixes, especiarias e muito mais para enriquecer o piquenique de qualquer um. Não deixe de provar as famosas cidras e ice wine de Quebéc e o maple tipicamente canadense.

Jean Talon

  • Endereço: 7070 avenue Henri-Julien. Site
  • Horários: todos os dias das 7 às 17 h

Atwater

  • Endereço: 138 Atwater. Site
  • Horários: todos os dias das 7 às 17h

O que fazer em Montreal, no Canadá: mercados

Aprendendo a patinar no gelo

Quem nunca sonhou em brincar de patinar no gelo, certo? Em Montreal, isso é possível o ano todo. No inverno, a cidade fica tomada de ringues de patinação ao ar livre mas, se você vai viajar durante as outras estações do ano, é possível aproveitar a pista indoor chamada Atrium – Le 1000.

O que fazer em Montreal, no Canadá: patinação no gelo

Mesmo que você não saiba patinar, aos poucos você vai pegando o jeito e se familiarizando com essa atividade. É bem divertido, e até o tombo fará parte da brincadeira.

Atrium – Le 1000

  • Endereço: 1000 Rue de la Gauchetière O, Montréal. Site
  • Horários: de quarta à sexta, das 11h30 às 18h e aos sábados das 12h30 às 21h.
  • Ingressos: 7.50 CAD, adulto mais 7 CAD do aluguel dos patins.

Indicação de agência de turismo em Montreal

Nós fizemos o passeio de snow shoeing com a agência de receptivo Fitz & Follwell. Foi ótimo! Eles costumam organizar passeios a pé pela cidade subterrânea e food tours. Roteiros de bicicleta também estão disponíveis.

Fitz & Follwell

  • Endereço: 1251 Rue Rachel E, Montréal. Site
  • Horários: todos os dias, das 10h às 17h.
  • Passeios: Tours guiados a partir de 39 CAD e aluguel de bicicleta a partir de 35 CAD + taxas por dia.

Onde fazer compras em Montreal?

Embora existam muitas lojas na cidade subterrânea (algumas com vitrines curiosas, diga-se de passagem), um passeio ruas Crescent, Saint Catherine e Saint Paul fazem a alegria dos shopaholics de plantão. A primeira concentra galerias de artes e boutiques, a segunda abriga as grandes marcas e ainda pequenos shoppings centers e, por fim, a última é o endereço certo para quem gosta de garimpar lojas diferentes e produtos descolados.

O que fazer em Montreal, no Canadá: região de compras

Dica: Fique atento às taxas! Em Montreal, o imposto sobre o valor das compras é por volta de 14%.

Roteiro de três dias em Montreal

Essa é uma sugestão de itinerário em Montreal englobando os principais pontos turísticos da cidade. Note que estou desconsiderando o dia de chegada e de saída.

O que fazer em Montreal, no Canadá: ano novo

Dia 1: Old Montreal e Old Port

  • Rue Saint Paul Ouest
  • Catedral de Notre Dame e Place d’Armes
  • Place Jacques Cartier
  • Old Port
  • Marché Bonsecours
  • Museu Pointe-à-Callière
  • Roda Gigante

Dia 2: Downtown e complexo olímpico

  • Museu de Belas Artes
  • Crescent Street ou Saint-Catherine Street (compras?)
  • Quartier des Spectacles (região bacana para almoçar)
  • Complexo Olímpico (+ funicular e jardim botânico)
  • Estádio Olímpico
  • Biodome (só vai reabrir no verão canadense de 2019)
  • Atrium Le 1000 (para terminar o dia patinando no gelo)

Dia 3: Mercados e parques

  • Mercado Jean Talon
  • Parque Mount Royal
  • Oratório de Saint Joseph
  • Bairro Plateau Mont-Royal

O que fazer em Montreal, no Canadá: vista do alto da cidade

O Sundaycooks viajou para Montreal a convite do Montreal en Lumière e do Destination Canada.