Nesta nossa última viagem para Montreal, tínhamos apenas alguns poucos bons restaurantes reservados com antecedência. Resolvemos, então, testar o serviço do OpenTable e reservar os outros restaurantes para os jantares que ainda não estavam planejados e mostrar para vocês se o serviço funciona bem e como aproveitá-lo ao máximo 🙂

OpenTable

O OpenTable

O OpenTable é um serviço grátis de reserva de mesas em restaurantes que está disponível em diversos países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, China e até em El Salvador. 

Quando queremos jantar num restaurante legal, nós sempre tentamos reservar uma mesa para não chegarmos lá de surpresa e ficar sem mesa ou termos de esperar uma mesa desocupar, o que pode levar muito tempo.

Para fazer essas reservas, normalmente utilizam-se duas opções: Ligar para o restaurante ou pedir para o concierge do hotel fazer a reserva para você. A primeira pode esbarrar na dificuldade da língua ou mesmo na falta de telefone, enquanto a segunda pode não dar certo quando o hotel não tem concierge.

OpenTable - algumas cidades

Utilizar o OpenTable, então, vem adicionar mais uma opção e uma facilidade ao reservar mesas em restaurantes, porque quase todo hotel tem wi-fi ou computadores para os hóspedes usarem, e também porque hoje é mais fácil conseguir um chip de Internet 3G no exterior como eu expliquei aqui 😀

Como reservar mesas nos restaurantes com o OpenTable?

A primeira coisa, depois de entrar no site do OpenTable é escolher a cidade ou o restaurante no qual você quer fazer a reserva, dizer a data, o horário e quantas pessoas.

OpenTable - começando a pesquisa

Depois, o sistema vai lhe mostrar as opções de restaurantes que têm mesas livres para aquele horário, juntamente com outras disponibilidades de horários, a classificação dos restaurantes pelos reviews das pessoas que jantaram lá e uma média de preços.

OpenTable - restaurantes disponíveis

Escolha o restaurante que você mais gostou, cadastre-se no site se ainda não tiver feito e confirme a reserva. Você irá receber um email com a confirmação da reserva e pronto 🙂

OpenTable - terminando a reserva

Ao chegar no restaurante, seu nome já estará na lista e não é preciso levar nada impresso ou mesmo no smartphone. Simples assim 😛

Outras facilidades do OpenTable

Além da pesquisa por cidade ou por restaurante, o OpenTable também permite que você escolha a cidade e veja todos os restaurantes disponíveis para aquela data e horário diretamente no mapa. Mão na roda para aquele dia em que você não está muito a fim de ir para longe do hotel.

OpenTable - mapa com restaurantes disponíveis

Você ainda pode filtrar os resultados por bairro, tipo de cozinha e preço e ainda ver quais os novos restaurantes ou os melhores restaurantes segundo os usuários do site.

OpenTable - preços e classificações

Como avaliar se um restaurante é bom?

A primeira coisa é ler os reviews do próprio OpenTable, pois somente quem foi efetivamente ao restaurante pode postar comentários. Também é possível ver o menu do restaurante (quando disponível) e decidir se o tipo de comida e o preço lhe agradam 🙂

OpenTable - escolhendo um restaurante

OpenTable - reviews

Aproveite a integração do OpenTable com o Foodspotting diretamente no site e veja a cara dos pratos. Além disso, o Foursquare é uma outra boa maneira de saber se um lugar é bom e o Yelp e o Urbanspoon também são bons lugares para pesquisar a qualidade dos restaurantes.

OpenTable - Menu do restaurante

Faça uma média das classificações, preste atenção no que as pessoas estão reclamando e veja se, para você, essas reclamações lhe incomodariam. Se passar nesse seu crivo, faça a reserva 😀

Onde baixo a app do OpenTable?

Como foi usar o OpenTable?

Nossa experiência com o OpenTable foi ótima 🙂 Fizemos algumas reservas com antecedência e algumas em cima da hora e todas elas correram bem e não tivemos nenhum problema ao chegar nos restaurantes.

Serviço aprovado pelo Sundaycooks 😛

Fica a dica para quem gosta de reservar restaurantes em suas viagens!

Você tem alguma dica especial para fazer reservas em restaurantes?

Como foi sua experiência com o OpenTable?

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    12 Comentários
  1. Adorei seu post. Descobri o Open Table a pouquissimo tempo e já fiz minha primeira experiênia de reservar agora para maio o Restaraunte Mythos no Island of Adventure em Orlando, na volta te conto se correu tudo como esperado. Abraços

    • Eba!

      Tomara que dê tudo certo, Sabrina 😉

      Depois você me conta como foi.

      Boa viagem!

      Até mais
      Nati

  2. Adoro o Open table!!

    • Aninhaaa <3

      O Open Table é muito prático, uma mão na roda mesmo. Pena que aqui em Campinas ainda não pegou...

      É sempre bom te ver por aqui 😉

  3. Oi Fred e Natalie! Hoje postei no meu blog sobre o Open Table e claro, pus o link desse post de vcs! Não ia fazer um super tutorial quando vcs já têm um aqui! É esse o post: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/06/como-reservar-restaurantes-pelo-open.html.

  4. So nao consegui observar no site ate quanto tempo antes eu posso fazer uma reserva.

    • Oi Ana.

      Você pode fazer a reserva enquanto o site permitir, ou seja, se o site está mostrando um horário, ele está livre 😛 Nós fizemos várias reservas com pouco mais de 1h de antecedência sem problemas.

  5. Oi, Fred

    No Open table é possível cancelar a reserva ou não – meu teclado não tem interrogacao, desculpa.

    • Oi Tânia. Eu acho que é sim, mas você não tem de pagar nada para fazer a reserva, então, mesmo que vc não compareça (é sempre bom avisar caso aconteça), não terá cobrança.

  6. Fred,

    Mais uma vez obrigada.
    Essas reservas são 100% seguras, não vou chegar no restaurante e ser informada que não tem reserva, certo?
    Pois estou selecionando os restaurantes que quero conhecer através do site Open Table.
    Preciso levar a confirmação da reserva?
    Desculpa tantas perguntas, mais é que estou utilizando esse tipo de reserva pela primeira vez.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] Necessário fazer reservas pelo site, telefone ou pelo OpenTable. […]