Em Março, o Fred fez uma baita surpresa para mim e organizou uma viagem especial para a Rota Ecológica em Alagoas com direito a um pit-stop em Salvador para comemorarmos nossos 10 anos juntos (ainda vou contar como foi esse roteiro surpresa :P). Com a simpática ajuda do guru de viagens Riq Freire e da querida Dri Lima, baiana de coração, O Fred conseguiu levantar uma série de dicas de restaurantes em Salvador tão legais que nós precisaríamos ficar um mês na cidade para testar todas as indicações 🙂

Como o tempo era muito curto, praticamente um final de semana, muita coisa legal ficou de fora. Mesmo assim, resolvi escrever este texto com as dicas de restaurantes em Salvador que testamos e aprovamos e quase saímos rolando na esteira do aeroporto de volta pra casa :mrgreen:

Dicas de restaurantes em Salvador

Restaurantes em Salvador - Casa de Tereza

Casa de Tereza – o novo badalado ponto da cidade

Recém aberto, o restaurante da Chef Tereza Paim já é citado como um sinônimo de comer bem em Salvador, e não é pra menos: o cardápio é muito rico.

Não conseguimos provar nem 10% do que queríamos e chegamos até a cogitar voltar no dia seguinte só para poder pedir outros pratos 🙂 O serviço é atencioso, as caipirinhas são saborosas e o ambiente é todo caprichado e aconchegante.

Vá sem medo de ser feliz 😀

Restaurantes em Salvador - Casa de Tereza - molhos

Casa de Tereza

Endereço:

Rua Dr. Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho

Salvador, Bahia

Telefone:

(71) 3329-3016

Horário:

Segunda a Sábado: 12h à 00h
Domingo: 12h às 17h

http://casadetereza.com.br/

Restaurantes em Salvador - Casa de Tereza - bolinho de bacalhau, camarão empanado e croquete

Paraíso Tropical – tradicional dica da cidade

É longe, bem longe da zona mais turística e vive lotado. Isso deve ser um bom sinal 🙂 Sempre via as fotos da Flávia, aka @ladyrasta, almoçando nesse restaurante. Mais um ponto positivo.

Os pratos são bem servidos, portanto cogite até dividir as moquecas e outros pratos tradicionais. Provamos um peixinho frito e uma linguiça acebolada típica da região e nos divertimos tanto provando os diferentes sucos de fruta que não chegam até Valinhos que acabamos esquecendo de tirar fotos >.< Shame on you, blogueira de viagem 😛

Paraíso Tropical

Endereço:

 Rua Edgar Loureiro, 98-B – Resgate – Cabula

Salvador, Bahia

Telefone:

(71) 3384-7464

Horário:

Segunda a Sábado: 12h às 22h
Domingo e feriados: 12h às 17h

http://www.restauranteparaisotropical.com.br/

Restaurantes em Salvador - Casa de Tereza - acarajé e camarão seco

Restaurantes na Bahia Marina

Você foi aproveitar o jazz no MAM e agora quer um lugar pertinho para jantar?

Aproveite, então, os diversos restaurantes na Bahia Marina, localizada praticamente ao lado do MAM. Há restaurantes especializados desde comida japonesa até cozinha francesa para agradar a todos os paladares 🙂

Dica quente da Dri Lima: Se estiver de carro, deixe-o estacionado na própria Marina. É bem melhor e seguro que deixar nas ruas próximas ao MAM e você ainda pode ir jantar por lá calmamente após o Jazz no museu. #ficadica

Restaurantes em Salvador - Casa de Tereza - sobremesas

Restaurantes na Bahia Marina

Endereço:

Av. Contorno, 1010 – Comércio

Salvador, Bahia

Restaurantes:

Lafayette, Ercolano, Soho, DAS, Grand Cru, Mercearia Todos os Santos, OUI, Café do Forte, Acqua Café

http://www.bahiamarina.com.br/?post_type=restaurantes#CorpoSite

Restaurantes em Salvador - Casa de Tereza - mais sobremesas

Juarez Restaurante – pertinho do Mercado do Ouro

Este bar/restaurante encerrou esse nosso rápido tour por terras de Ivetinha da melhor maneira possível. O Juarez Restaurante é aquele típico restaurante que provavelmente passaria desapercebido se você não visse essa dica especial em algum lugar.

Nossa amiga Dri Lima nos buscou no Mercado Modelo e de lá fomos almoçar o famoso “filé do Juarez“, um tipo de carne super suculenta também conhecida como malassado.

O famoso filé é um pratão cheio (puts, prometi para mim mesma que não iria me referir a um prato saboroso como prato cheio de novo :P), servido com arroz, salada, feijão bem temperadinho e uma carne acebolada que por fora parece torrada. E qual seria a sua surpresa ao cortar a carne e ver que ela está suculenta, ao ponto e não tem nada de torrada?

Para os apreciadores de uma boa carne, não saiam de Salvador antes de provar esse filé, é um verdadeira filé dos deuses (#tidumpchiiii)

Obrigada, Ivete. Obrigada, Dri. Obrigada, mundo por esse momento.

Juarez Restaurante

Endereço:

Av. Jequitaia, 804 – Mercado do Ouro – Comércio
Salvador, Bahia

Não aceita cartão

E você, tem alguma dica de restaurante especial em Salvador?

Conta pra gente =D

As fotos que ilustram este post são todas as que tiramos no restaurante Casa de Tereza, por um motivo ou outro, acabamos não tirando fotos dos outros restaurantes 🙁

Se gostou do que viu, assine o blog!


    10 Comentários
  1. Queridos, que bom que as dicas foram testadas e aprovadas! :)))

    Esperamos vcs com mais tempo para aproveitarem ainda mais a cidade.

    Bjos meus e do Caetano!

    • Dri,

      quero voltar porque ainda tenho muitas dicas de vocês para testar 😛

      Ai que fome!

      Beijos e obrigada pela companhia. Foi ótimo!

  2. Quando eu morava em Salvador, gostava muito de ir no Ki-Mukeka. Existem 3 deles na orla de Salvador e valem muito a pena. É um pouco caro, mas melhor e mais barato do que o Yemanjá.

  3. Quem vir a Salvador tem que ir no bairro 2 de julho, é muito bacana o lugar! E lá tem restaurantes que super recomendo. São eles: Líder, que serve um pernil maravilho e um mal assado dos deuses ,o Porto Moreira , Caxixi, tem também o Mocambinho um bar super aconchegante com mesas no passeio que serve pratos maravilhosos.Há e não deixem passar na Padaria Bola Verde, a única no centro da cidade que se toma café e come em pé, não tem mesas ou bancos.
    Recomendo também alguns bares e restaurantes do Santo Antônio Além do Carmo: Cruz do Pascoal , que serve o melhor pirão de aipim com carne do sol da cidade, tem o Ulises Bar, e vários outros super bacanas e o bom é que todos tem vista para a Baía de Todos o Santos.
    Ah tem a Pedra Furada também , lá têm restaurantes maravilhosos. O Recanto da Lua Cheia merece destaque, serve uma moqueca de camarão perfeita.

    • Quanta dica boa, Maurício! Vamos ter de voltar pra Salvador logo pra testar todos eles. Deixa só fazermos uma dietinha básica, pq vai ser uma folia gastronômica que só 😛

  4. Sou carioca, porém moro em Salvador há 10 anos. Como forma de contribuir para a matéria, minha sugestão é o restaurante Donana. A especialidade lá sáo frutos do mar. Fica no Bairro de brotas, no conjunto dos Bancários. Qualquer motorista de táxi conhece. Local simples , você não dá nada por ele, olhando de fora parece pequeno, mas quando você entra tem uma agradável surpresa, é bem grandinho. Para mim é o melhor local para comer camarão. Minha dica é o prato “Camarão do Joel”, muito bom. Com uma cervejinha geladinha, é de comer rezando.Preço honesto.

  5. Boa tarde!!
    Fico feliz quando vejo pessoas que estiveram em Salvador e visitaram lugares diferente dos tradicionais como Pelourinho, Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Praia de Itapuã e restaurantes como da Dinha, Dada, Yemanjã que são excelentes lugares, mas Salvador e a Bahia é muito mais. Como Gisele relatou casa de Teresa, temos também Mama Bahia, Ki Muqueca, Coliseu do Pelourinho e outros.
    A recém inaugurada ceasinha do Rio Vermelho é uma explosão de cores, sabores e cheiros inesquecíveis, podemos ver frutas, verduras, peixes, aves, flores, artesanatos e comer uma boa comida regional nos restaurantes, um lugar limpo seguro e agradável.
    Você ainda pode conhecer a casa do Rio Vermelho onde morou Jorge Amado e Zélia agora um museu que relata o cotidiano desse casal que encantou e encanta nos baianos e turistas vale a pena passar uma tarde lá.
    Visitar o solar do Unhão um conjunto arquitetônico colonial do século XVIII, onde ainda se percebe a formação da casa-grande, capela, senzala, aqueduto, chafariz e cais de desembarque. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943. Hoje está também o MAM (museu de arte moderna) relatado por Gisele.
    Praias dentro de Salvador são diversas Ondina, Paciência, Buracão, Amaralina, Pituba, Patamares, Jaguaribe, Piatã a maioria delas boa pra banho. No litoral norte belíssimas praias como Jaua, Jacuípe, Arembepe Itacimirim, Imbassai e subindo um pouco mais a praia de naturalismo Massarandupio. Dentro da baía de Todos os Santos as ilhas escondem praias maravilhosas a exemplo da Ilhas dos Frades e Ilha de Mare. Do lado sul no arquipélago de Camamu esta a ilha de Tinharé compostas por vilas com maravilhosas praias a exemplo do vilarejo de Morro de São Paulo que dispensa comentários além de poder visitar as piscinas de Morerê. Voltando a culinária cada lugar com suas delicias.
    Desculpas Gisele, me empolguei mas adoro falar da minha terra!!!

    Obrigado

Deixe seu Comentário