Vou contar um segredo para vocês: eu nunca tinha colocado meus pés no Nordeste até o Fred me preparar uma viagem surpresa em Março. É verdade, nem na época pré-blog, nem na minha infância eu tinha cruzado as fronteiras da região Sudeste. Shame on me… A estréia no Nordeste não poderia ser melhor. Combinamos a Rota Ecológica (AL) com um roteiro de final de semana em Salvador (BA) \o/ Foi um samba mais do que perfeito que o Fred criou 😀

Fim de semana em Salvador

Roteiro de final de semana em Salvador

Nós estávamos num ritmo mais tranquilo nessa viagem. Mesmo assim, conseguimos visitar as principais atrações da capital baiana e montamos um roteiro básico para você que quer passar um final de semana em Salvador.

Como se locomover em Salvador

Para aproveitar melhor a cidade sem se preocupar com ônibus, táxi e tudo mais, sugiro que alugue um carro. Fizemos isso e não nos arrependemos, pois, além de nos dar mais liberdade para passearmos pela cidade, o aluguel de um carro simples é comparável ao valor dos táxis que iríamos utilizar para ir de um lugar ao outro na cidade. Sem contar que o preço do Táxi do Aeroporto até o centro de Salvador é quase o preço de uma diária de aluguel de carro.

Se você não conhece a cidade, não esqueça de levar um GPS (pode ser o do smartphone mesmo), pois em muitos lugares a sinalização não é tão amigável com o turista 😉

O que fazer em Salvador

São Pedro colaborou bastante com os nossos dias na terra de Ivetinha e garantiu fotos com uma luz tão boa que tivemos de redobrar a dose de protetor solar :mrgreen: (Um beijo para todas as dermatologistas do Brasil)

Dique Tororó e Estádio da Fonte Nova

Começamos nosso dia no Dique Tororó, uma lagoa ótima para uma caminhada, que abriga diversas representações dos Orixás e que fica em frente ao Estádio da Fonte Nova.

Fim de semana em Salvador - Orixás no Dique Tororó

Apesar das obras do acesso ao estádio não estarem finalizadas, achei o estádio muito bonito e fiquei até com vontade de assistir a um jogo da seleção ali 😛

Fim de semana em Salvador - Estádio da Fonte Nova

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Fim de semana em Salvador - Igreja Nossa Senhor do Bonfim

Seguimos para a famosa Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, uma bela representação da arte sacra brasileira.

Fim de semana em Salvador - Igreja Nosso Senhor do Bonfim bíblia

Fim de semana em Salvador - Igreja Nosso Senhor do Bonfim oferendas

Aqui tome cuidado com os persistentes vendedores de souvenirs e com os flanelinhas que insistem em cobrar mais de uma vez para ‘olhar’ o carro.

Fim de semana em Salvador - Igreja Nosso Senhor do Bonfim fitinhas na porta

Fim de semana em Salvador - Igreja Nosso Senhor do Bonfim fitinhas na grade

Pelourinho

Depois de uma passagem rapidinha pela Ribeira e uma parada para um almoço especial, seguimos para o Pelourinho, um dos cartões postais mais fotografados do Brasil.

Fim de semana em Salvador - Pelourinho

Eu tinha muita curiosidade de conhecer o Pelourinho, ver seu estado de preservação e também sentir como eram as construções coloniais na Bahia já que conheço várias cidades coloniais mineiras. A dica aqui é caminhar sem rumo, subindo as ladeiras e fotografando cada cantinho único que encontrar.

Fim de semana em Salvador - Vista do Pelourinho

Quanto ao artesanato, deixe para comprar e negociar no Mercado Modelo. Consegui umas pechinchas por lá que foram praticamente uma negociação limenha 😛

Fim de semana em Salvador - praça próxima ao Pelourinho

Convento de São Francisco

Fim de semana em Salvador - Convento de São Francisco

Nossa visita ao Pelourinho terminou no Convento de São Francisco, um dos grandes e importantes símbolos do barroco brasileiro e um dos principais símbolos baianos.

Fim de semana em Salvador - Dentro do Convento de São Francisco

A entrada custa 5 reais e vale a pena conhecê-lo com calma.

Fim de semana em Salvador - Detalhes do Convento de São Francisco

A noite, encontramos nosso querido casal de amigos, Adri e Caetano, e saímos para matar a saudade e passar horas falando sobre viagens 😀

O dia seguinte nem amanheceu direito e já estávamos prontos para continuar conhecendo a cidade.

Farol da Barra

Fim de semana em Salvador - Farol da Barra

O Farol da Barra foi a nossa primeira parada do dia.

Fim de semana em Salvador - Noiva atrás do Farol da Barra

O cenário é muito bonito deste ponto da cidade e até noiva fazendo fotos para o casamento nós encontramos no meio das pedras do mar 😛

Elevador Lacerda

Do farol, voltamos para o Pelourinho, desta vez para conhecer o outro lado do Pelô, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.

Fim de semana em Salvador - Elevador Lacerda

Se estiver de carro, deixe-o na Baixa do Sapateiro (Av. J.J. Seabra) – há alguns estacionamentos privativos ali – e suba as ladeiras até chegar no Elevador Lacerda.

Seria ele o cartão postal mais fotogênico da cidade?

Mercado Modelo

Bem em frente ao Elevador Lacerda, mas na Cidade Baixa, está o Mercado Modelo e eu não poderia deixar de conhecê-lo. A-do-ro mercados 😛

Fim de semana em Salvador - Mercado Modelo

Negocie os preços e faça seu lance como se estivesse negociando com um táxi em Lima. Garanto que funciona 😉

MAM – Museu de Arte Moderna de Salvador

Ao entardecer, era a vez de aproveitar uma programação ótima que acontece todos os sábados no MAM: o Jazz no MAM.

Fim de semana em Salvador - Jazz no MAM

Novamente, se estiver de carro, estacione-o na Bahia Marina, vá a pé para o MAM e na volta aproveite para jantar por ali.

Infelizmente o dia seguinte era o dia de voltar para casa 🙁 Sabíamos que um final de semana era pouco tempo para explorar tudo o que Salvador tinha a oferecer.

Fizemos o roteiro básico de Salvador, aproveitamos bons restaurantes, matamos a saudade de amigos queridos e assim voltamos para casa com as energias recarregadas para mais alguns meses de trabalho puxado.

Apesar de muitos lugares especiais e museus diferentes ficarem de fora desta nossa primeira visita, posso dizer que esta foi uma ótima introdução à Bahia.

Acho que deveríamos repetir essa fórmula mais vezes 😛

Se você procura dicas de bons restaurantes em Salvador, não deixe de conferir nossas sugestões:

Dicas de Restaurantes em Salvador

E se você procura um hotel charmoso, que tal ficar no Zank? Veja como foi nossa experiência por lá.

Onde ficar em Salvador? Rio Vermelho e o review do nosso hotel

Este é o nosso roteiro de fim de semana em Salvador.

Qual é o seu?