Você vê aquela promoção tentadora para os Estados Unidos e, quando vai conferir, percebe que você irá voar de Avianca. Nas primeiras vezes que ouvimos falar desta companhia ficamos apreensivos, mas será que essa apreensão tem fundamentos? Será que vale a pena voar de Avianca?

O que devemos saber ao voar de Avianca?

A Avianca opera inúmeras rotas tanto dentro da América Latina quando para o Caribe, Estados Unidos e Europa. Como seu hub principal é em Bogotá, Colômbia, é quase certo que você irá fazer uma conexão por lá 🙂

Eu já tinha uma curiosidade para voar de Avianca, por tudo o que eu já tinha ouvido falar dela, então aproveitei que ela tinha a melhor tarifa para a Cidade do México fui lá conferir como era. E de quebra, como esperado, pude conhecer um pouquinho do aeroporto de Bogotá 😛

Como é voar de Avianca - tela individual

Franquia de Bagagem

Franquia de bagagens, esta incompreendida.

Afinal de contas, quanto posso levar de muamba peso?

Mais detalhes aqui.

Programa de Milhagem

Hoje a Avianca faz parte da Star Alliance, o que significa que seu voo pode pontuar em um dos diversos programas de fidelidade das outras cias aéreas pertencentes ao mesmo grupo. Uma dica bacana: peça o cadastro dos pontos no momento do seu check-in. É mais rápido e você não corre o risco de perdê-los porque perdeu o comprovante do vôo 😉

Entretanto, neste período de transição do mercado aéreo, os voos com a Avianca não pontuam na Tam por questões de reservas mercadológicas, afinal a Tam se fundiu com a Lan, e está migrando para o grupo One World, e a Avianca se uniu com a Taca.

Outro detalhe importante sobre milhas: o programa Life Miles da Avianca Internacional por enquanto não está integrado com o programa Amigo da Avianca Brasil. Segundo a atendente no check-in da Avianca em GRU, essa situação deve mudar em breve. A Avianca Brasil deve entrar na Star Alliance no começo de 2014, integrando, assim, os programas de milhagem.

Como é voar de Avianca - espaço para pernas

Check in e aeronave

Voamos de Guarulhos até Bogotá num Airbus. Esse trecho durou aproximadamente 6h e foi feito numa aeronave bem nova e confortável, mais nova até que a utilizada no trecho Bogotá – Cidade do México que teve duração de pouco mais de 4h30. Mesmo neste último trecho, a aeronave ainda era melhor que o que temos visto ultimamente em outras companhias.

Dica: Se ao chegar em GRU a fila no check-in estiver muito grande, prefira o auto-check in. Ele é mais rápido, prático e funcionou super bem.

Já no nosso retorno ao Brasil, o voo que nos traria de Bogotá para São Paulo acabou atrasando por mais de uma hora por conta de problemas no aeroporto para liberar o estacionamento da aeronave no finger correto.

Entretenimento e serviço de Bordo

Na TV individual era possível assistir a séries americanas e a filmes lançados nos últimos meses. Já a comida, posso dizer que foi boa tendo em vista a baixa qualidade dos serviços de bordo prestados em algumas companhias aéreas.

Já o serviço de bordo também era acima da média com direito a bebida alcoólica nas refeições. O omelete que comi foi o melhor omelete de avião dos últimos tempos >.<”

Como é voar de Avianca - café da manhã

Afinal, como é voar de Avianca?

Em resumo, posso dizer que gostamos do serviço prestado pela Avianca 🙂

Comparada às cias americanas como United Airlines e American Airlines, a Avianca apresenta um serviço muito bom e aeronaves que vão de boas a muito boas. Bônus: A Avianca Brasil tem a mesma qualidade da sua irmã Internacional 🙂

Ultimamente, as companhias da América Latina têm apresentado um serviço superior às maiores companhias norte-americanas. Sendo assim, se uma promoção surgir para voar para algum destino bacana com a Avianca, não pensarei duas vezes antes de clicar no botão “confirmar”. (Na verdade pensarei sim, mas na dívida do cartão de crédito :P)

Como é voar de Avianca - fileira do meio

E para os publicitários de plantão ou fãs de marcas, esta semana, a Avianca apresentou sua nova marca que achei um tanto quanto parecida com a nova marca da American. Também anunciaram que, devido à fusão, eles devem encerrar a marca Taca, o que me deixou um tanto quanto nostálgica, pois a nossa aventura rumo à Machu Picchu começou num voo da Taca. Agora sim vão me chamar de idosa quando repetir essas histórias: “Tá vendo? A cia que você voou nem existe mais.”

Ossos do ofício, meu caro leitor :mrgreen:

Conte-nos sua experiência em vôos Avianca 🙂

Foram tão bons para vocês como foram para nós?