Depois de conhecermos um pouco da montadora mais importante da República Tcheca no Tatra Museum, era hora de ir para Novy Jicín descobrir uma das maiores tradições da cidade: a arte de fazer chapéus.

Novy Jicín - Museu do chapéu

Novy Jicín e a arte de fazer chapéus

Novy Jicín (lê-se No-vi I-tchin) é uma cidade de 26.500 habitantes que fica bem pertinho de Ostrava e que tem sua economia baseada na confecção de chapéus.

Apesar do nome sugerir, Novy Jicín não é uma cidade nova. Deixe-me corrigir, Novy Jicín é uma cidade de 700 anos, mas com carinha de 150 😛 A cidade é charmosa, tem seu castelinho, suas lojinhas, restaurantes e cafés em torno da praça central. Enfim, é um bom lugar para fazer uma parada estratégica para o almoço no caminho entre uma cidade e outra.

Novy Jicín - Estátua da praça centralNovy Jicín - Castelo

Novy Jicín - Fonte da praça central

E foi bem isso que fizemos. Saímos de Koprivnice depois de conhecer o Tatra Museum, paramos em Novy Jicín e de lá seguimos para Olomouc.

O Museu do Chapéu

 Hat Party! Não sei por quê, mas essa foi a primeira coisa que eu pensei ao entrar no Museu do Chapéu da cidade 😛

Novy Jicín - Museu do chapéu - fazendo um chapéu

Novy Jicín - Museu do chapéu - máquinas de fazer chapéu

Parece instrumento de tortura, mas não é 😉

Durante o tour no museu, você entende porque chapéu é um assunto sério em Novy Jicín. A economia da cidade é baseada na confecção de chapéus e todo ano há uma festa no mês de Setembro (aniversário da cidade) em que todos os moradores saem de casa com seus melhores chapéus. Até os desfiles de moda são influenciados por eles o.O

Novy Jicín - festa do chapéu

Além disso, você terá a oportunidade de acompanhar a confecção (a parte final pelo menos) de um mini-chapéu e assistir a diversos vídeos explicando todo o processo, desde o tratamento dado aos pelos, até o acabamento final do chapéu. E, claro, ao final você poderá experimentar diversos tipos de chapéus diferentes. Quem nos acompanhou no Instagram, percebeu que eu definitivamente não sou um hat guy >.<

Novy Jicín - Praça central

Neste ano de 2013, a cidade comemora seu 700o. aniversário e a hat party promete ser a maior de todos os tempos 😉 É estranho pensar que uma cidade tão pequena seja quase 200 anos mais velha que a “descoberta” do Brasil.

Novy Jicín - Ruas da cidade

Novy Jicín - Praça central

Quando a simpática guia do museu disse que eu havia sido o primeiro brasileiro a ir lá, eu quase gritei: Ponto para os meninos! :mrgreen:

Nós ainda tivemos a oportunidade de subir numa das torres em volta da praça central para ter uma vista mais panorâmica da cidade, mas infelizmente não acho que essa torre esteja aberta ao público, pois o caminho passa por dentro dos escritórios da prefeitura :/ Mas não custa perguntar se você estiver por lá, não é? 😀

Novy Jicín - Panorâmica da cidade

Museu do Chapéu de Novy Jicín

[one_half]Endereço:

Masarykovo. 45

Novy Jicín

https://www.mestoklobouku.cz/en/navstevnicke-centrum

Horários:

Segunda a Sexta: 8 às 17h

Sábado, Domingo e Feriados:

Maio – Setembro: 9 às 16h

Outubro a Abril: 9 às 15h

[/one_half]
[one_half_last]Ingressos:

Adultos: 40 CZK

É possível reservar um tour para grupos nesta página.

[/one_half_last]

Se você já foi a uma Hat Party, agradeça a Novy Jicín por ter inventado essa moda 😛

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/

Fred viajou para a República Tcheca a convite do CzechTourism.