Adoramos quando a casa recebe visitas 🙂 Desta vez, a dona Sônia voltou contando um pouco das suas dicas sobre Belo Horizonte. Vem, gente! Vem comer um pãozim de queijo com a gente \o/

Separei algumas dicas sobre esta simpática capital brasileira para, quem sabe, você não se animar e ir até lá antes da Copa do Mundo, mas se você já tem planos de assistir aos jogos da Copa no Mineirão, aproveite essas dicas para conhecer outros pontos interessantes da cidade entre um jogo e outro 🙂

A capital mineira

Belo Horizonte tem se transformado ao longo dos últimos anos em um ótimo destino para os viajantes. Talvez isso seja parte do efeito “Copa do Mundo”, mas o que realmente interessa é que BH tem pontos turísticos para todos os gostos.

O novo Mineirão, a igrejinha da Pampula com as belas obras de Portinari e a própria Lagoa da Pampulha são cenários ótimos para aquele dia em que não queremos ter pressa. O Mercado Central de Belo Horizonte é um convite para experimentar o que Minas tem de bom com seus queijos, doces-de-leite, cachaças e comidas típicas. A bela Praça da Liberdade hoje conta com diversos museus e espaços culturais, e, claro, não poderíamos esquecer da Feira de Artesanatos da Afonso Pena, a famosa Feirinha de BH 😀

Fim de semana em Belo Horizonte - Praça da Liberdade - Palácio da Liberdade 04

Um final de semana em Belo Horizonte

Chegando em BH pela manhã, comece seu passeio pela região da Pampulha. Se você chegou de avião por Confins, não deixe de reparar na cidade administrativa Tancredo Neves, a nova sede oficial do Governo de Minas Gerais, uma das últimas grandes obras de Niemeyer.

Fim de semana em Belo Horizonte - Praça da Liberdade - Jardins do Palácio da Liberdade

A Pampulha

Se, ao chegar na região da Pampulha, já for hora do almoço, a dica é seguir diretamente para o Xapuri, um ótimo restaurante de comida tipicamente mineira da chef Nelsa Trombino. Você sabia que o Xapuri surgiu com o nome de Atrás da Moita lá em meados de 1987?

Fim de semana em Belo Horizonte - Restaurante Xapuri

Xapuri

[one_half]Endereço:

Rua Mandacaru, 260

Pampulha, Belo Horizonte

https://www.restaurantexapuri.com.br

[/one_half]
[one_half_last]Telefone:

+55 (31) 3496.6198

Horários:

Terça à  sábado: 12 às 23h

Domingo e feriados: 12 às 18h

[/one_half_last]

Alguns dos nomes mais importantes da nossa história deixaram sua marca na região da Pampulha como: Juscelino Kubitschek, Oscar  Niemeyer, Cândido Portinari, Burle Marx, Paulo Werneck e Alfredo CeschiattiO Brasil que sonhava com a modernidade está ali ao alcance dos seus olhos.

Observe as construções no entorno da Lagoa da Pampulha: uma lagoa construída para abrigar diversos monumentos e símbolos da história do Movimento Moderno Brasileiro, cujos principais monumentos são o Iate Clube, o Cassino/Museu de Arte e a Casa do Baile, todos de 1942 e todos fechados a visitação, pois passam por um grande restauro.

Fim de semana em Belo Horizonte - Igreja da Pampulha 02

Mesmo não sendo possível entrar para visitar estes locais, a visita à Pampulha vale a pena por toda a sua beleza e, claro, porque a Igreja de São Francisco de Assis lá se encontra, cheia de tradição e arte. As linhas para a construção da igreja com sua abóbada parabólica, utilizada até então somente em hangares, escandalizaram as autoridades eclesiásticas, tanto que só foi consagrada muitos anos depois.

Fim de semana em Belo Horizonte - Igreja da Pampulha 01

Projeto do então jovem Niemeyer, A Igreja de São Francisco de Assis contou com os pincéis, cores e mãos de Portinari para fazer um bela homenagem a São Francisco de Assis. Juntaram-se a essas cores as pastilhas de Werneck, a escultura de Ceschiatti e, fechando com chave de ouro, os jardins de Burle Marx.

Igreja de São Francisco de Asis

[one_half]Endereço: 

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000

Pampulha, Belo Horizonte

https://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/roteiros/marcos-da-modernidade/igreja-da-pampulha

[/one_half]
[one_half_last]Telefone: 

+55 (31) 3427-1644

Horários: 

Terça a Sábado e feriados: 9 às 17h

Domingo: 12h às 17h

[/one_half_last]

O Estádio Mineirão

A poucos metros da Lagoa da Pampulha está o complexo do Estádio Mineirão, também conhecido como Estádio Governador Magalhães Pinto, e, ao seu lado, o Mineirinho, uma arena utilizada para outros esportes como vôlei, basquete e handball.

Fim de semana em Belo Horizonte - Lagoa da Pampulha e Mineirão

O Mineirão foi inaugurado em 5 de Setembro de 1965 e, como sabemos, acabou de ser reaberto para a Copa das Confederações após a reforma para a Copa do Mundo de 2014. Infelizmente as visitas guiadas pelo estádio estão interrompidas até segunda ordem, mas, após os jogos da Copa, imagino que elas voltem a ser oferecidas.

Estádio Mineirão – Estádio Governador Magalhães Pinto

[one_half]Endereço:

Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001

Pampulha, Belo Horizonte

https://www.minasarena.com.br

[/one_half]
[one_half_last]Telefone:

Para quando as visitações forem liberadas: + 55 (31) 3493-7959

[/one_half_last]

O Mercado Central de Belo Horizonte

Não deixe de ir ao Mercado Central de Belo Horizonte para experimentar os queijos, doces-de-leite, cachaças e comidas mineiras de verdade 🙂 Quer uma dica? Fuja das cachaças de nome conhecido, assim você terá a oportunidade de conhecer cachaças que muitas vezes não chegam aos grandes centros.

Se você quiser conhecer ainda mais sobre a história do Mercadão de BH, saiba que é possível agendar visitas guiadas pelo telefone.

Mercado Central de Belo Horizonte

[one_half]Endereço:

Av. Augusto de Lima, 744

Centro, Belo Horizonte

https://www.mercadocentral.com.br

[/one_half]
[one_half_last]Telefone:

Agendamento de visitas guiadas: +55 (31) 3277-4691

Horários:

Segunda a Sábado: 7 às 18h

Domingo e Feriados: 7 às 13h

[/one_half_last]

A Praça da Liberdade e o Circuito Cultural Arte e Conhecimento

Nesta viagem, reserve o Domingo para conhecer o Circuito Cultural Arte e Conhecimento da Praça da Liberdade. Todos os espaços ocupados pelas secretarias estaduais foram desocupados quando se mudaram para a nova cidade administrativa e muitos desses prédios na Praça da Liberdade foram transformados em museus.

Fim de semana em Belo Horizonte - Praça da Liberdade - Palácio da Liberdade 03

Comece pelo Palácio Liberdade, sede histórica do Governo de Minas Gerais, foi também residência oficial de governadores e do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A arquitetura reflete o estilo neoclássico e a decoração é marcada pelo estilo art noveuau.

Fim de semana em Belo Horizonte - Praça da Liberdade - Palácio da Liberdade 01

A visita monitorada dura cerca de 1h e você será guiado por cerca de 30 cômodos. Se estiver em Belo Horizonte no último Domingo do mês, poderá ainda observar o hasteamento da bandeira e a troca da guarda, cuja cerimônia acontece às 8:30.

Fim de semana em Belo Horizonte - Praça da Liberdade - Palácio da Liberdade 02

O Palácio da Liberdade ainda é usado em algumas ocasiões pelos governadores, por isso, em algumas áreas, como o escritório do governador Antonio Anastasia você não poderá tirar fotos. Questão de segurança, sabe como é, né?

Palácio da Liberdade

[one_half]Endereço:

Praça da Liberdade, 1

Funcionários, Belo Horizonte

Telefone:

+55 (31) 3217 -9538

[/one_half]
[one_half_last]Horário:

Domingo: 9 às 13h

Ingresso:

Grátis

[/one_half_last]

A visitação é feita em pequenos grupos, mas se você, assim como eu, der sorte, poderá ter a visitação praticamente toda para você, mas é preciso chegar cedo 🙂

Saindo do Palácio, você deve escolher qual outra visita fará: Espaço Tim UFMG do Conhecimento, Arquivo Público Mineiro, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro, e o  Centro de Arte Popular – CEMIG.

Fim de semana em Belo Horizonte - Praça da Liberdade - Memorial MG Vale 02

De todas essas opções, eu escolhi conhecer o Memorial Minas Gerais Vale. São 31 alas para a visitação com espaços extremamente organizados, interativos e cheios de informação. Não deixe de observar, os espaços reservados para artistas que são símbolo das Minas Gerais: Guimarães Rosa, Drummond, Lygia Clark e Sebastião Salgado. Dizem que as lendas urbanas de BH e o Panteão da Política Mineira também estão lá 😉

Fim de semana em Belo Horizonte - Praça da Liberdade - Memorial MG Vale 01

Clique aqui para mais informações sobre o Circuito Cultural Liberdade

Memorial Minas Gerais Vale

[one_half]Endereço:

Praça de Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias

Funcionários, Belo Horizonte

https://www.memorialvale.com.br/site

Telefone:

Agendamento de visitas guiadas para grupos: +55 (31) 3343-7317

[/one_half]
[one_half_last]Horários:

Terça a Sábado: 9 às 17h30

Domingo: 10 às 15h30

Ingresso:

Grátis

[/one_half_last]

Botecar – esporte favorito de Belo Horizonte

Há muitas opções de bares, restaurantes e botecos na capital mineira que merece um roteiro só para eles, como o que o pessoal do Sundaycooks fez no Rio de Janeiro. Por isso, vou preferir deixar a dica de dois bairros da cidade considerados, boêmios, por assim dizer 🙂

A Savassi é o bairro com maior concentração de bares por metro quadrado, mas nos últimos anos têm perdido esse posto e o interesse dos moradores da cidade. Em seu lugar, o bairro Lourdes têm surgido como uma opção mais interessante com vários novos bares e restaurantes.

Obrigado à dona Sônia pelas suas dicas de um roteiro de final de semana em Belo Horizonte 😀

Procurando mais dicas sobre Belo Horizonte, não deixe de visitar o blog Viaggiando da Camila Navarro, ela sempre posta novidades da cidade.

Você tem alguma dica especial de bar, restaurante ou roteiro de fim de semana?

Conta pra nós! Eu e o Fred queremos fazer uma visita à cidade e aos amigos de lá 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros de Belo Horizonte \o/