Você já pensou em conhecer Sabará? Uma simpática e pequena cidade histórica vizinha Belo Horizonte. Hoje a Dona Sônia traz dicas para você que quer completar seu roteiro por Belo Horizonte e Inhotim 🙂

Que tal fazer um passeio pelo século XVIII e visitar a vila que mandou muito, mas muito ouro para Portugal? Vamos para Sabará, uma pequena cidade histórica a apenas 25km de Belo Horizonte.

Sabará

A Minas Gerais do período colonial atiçava a cobiça de muitos homens. Uma lenda dizia que existia uma serra chamada Sabarabuçu, que seria repleta de ouro e pedras preciosas das mais variadas cores. Essa lenda acalentou o sonho de muitos paulistas, que organizaram expedições, as famosas bandeiras, imaginando a serra como um troféu a ser conquistado.

Roteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do RosárioRoteiro de Sabará - Panorâmica

Certo dia, às margens do Rio das Velhas, uma bandeira chegou a um local onde o ouro era tão farto que, ao brilhar no fundo do rio, era chamado de faiscadeira. A Sabarabuçu estava descoberta, e com ela a glória, a arte e a traição. Foi nessa região que surgiu uma pequena vila que hoje é conhecida como Sabará.

Atrações em Sabará

Igreja Nossa Senhora do Ó (1719)

A delicada igreja fica numa pequena colina na parte velha da cidade. A Igreja de Nossa Senhora do Ó ou de Nossa Senhora da Expectação do Parto, é um dos mais bonitos tesouros do barroco mineiro.

Nessa pequena igreja, o oriente se une ao ocidente. Várias chinesices poderão ser vistas, como pássaros dourados que voam sem cansar sobre pagodes e mandarins, supostamente decorados por artistas provenientes de colônias portuguesas na Ásia. Outro fato interessante é a presença, junto ao altar mor, de um quadro mostrando a circuncisão de Jesus Cristo, uma pintura rara e de clara influência judaica.

Roteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do RosárioRoteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do ÓRoteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do Rosário

Curiosidade: Quando vemos “Ó” em algum nome relacionado à religião católica, isso significa que o nome tem relação com as Antífonas do Ó que podem ser vistas aqui.

Endereço: Largo Nossa Senhora do Ó

Matriz Nossa Senhora da Conceição (1710)

Feita em taipa de pilão e pau a pique, a Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma aula de barroco.

Roteiro de Sabará - Matriz Nossa Senhora da Conceição

Ao observar o altar-mor, repare também nas portas laterais que levam à sacristia. Perceba as chinesices presentes nelas em vermelho e dourado. Na sacristia, veja um belo exemplar de arcaz em jacarandá, com inúmeras gavetas.

Roteiro de Sabará - Porta da Matriz Nossa Senhora da Conceição

Observe também a pintura do teto, representando São João Nepomuceno, o mais célebre orador de Praga, segurando uma língua, mostrando que ele não revelava segredos. Na nave central, existe uma imagem do séc. XVIII em tamanho natural e com detalhes impressionantes do Cristo da Coluna.

Endereço: Praça Getúlio Vargas

Igreja Nossa Senhora do Carmo (1763)

Uma das obras primas do Aleijadinho que morou em uma casinha próxima à igreja enquanto trabalhava em suas obras.

Roteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do Carmo

Em seu interior, as imagens de San Juan de La Cruz, São Simão Stock e os Sansões são atribuídas ao Aleijadinho. Preste atenção também aos Sansões, exemplares de adorno que seguram o coro, provavelmente os únicos exemplares nas Minas Gerais.

Endereço: Rua do Carmo

Restaurante Quinta dos Cristais

Quinta dos Cristais é um restaurante super simples, daqueles que se você estiver com vontade de comer um ovo frito, as cozinheiras irão fazer para você com o maior carinho no fogão à lenha 😀

Roteiro de Sabará - Restaurante Quinta dos Cristais

O restaurante fica na zona rural de Sabará, depois de uma estrada ao pé do morro, daquelas que você vê a ribanceira lá em baixo, mas não se preocupe, a comida mineira preparada em fogão à lenha (pense em ora-pro-nobis, frango com quiabo, costelinha de porco, pastel de queijo…) e o dedo de prosa do Ângelo, o proprietário, valerá todo o sacrifício de chegar até lá.

Roteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do RosárioRoteiro de Sabará - Interior do Restaurante Quinta dos Cristais

Endereço: Não se preocupe em buscar o endereço, basta perguntar a qualquer morador da cidade que eles lhe indicarão o caminho 🙂

Museu do Ouro

O Museu do Ouro é uma das belas surpresas de Sabará e funciona na antiga Casa da Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.

Construída em taipa de pilão, a residência em dois pavimentos, tem distribuída em seus cômodos peças de mobiliário dos séc. XVIII e XIX, além de pratarias, uma mesa de jacarandá e louças inglesas. Repare nos cofres que se encontram no primeiro piso, são muito engenhosos.

Uma das peças de maior destaque é uma imagem de Sant’Ana Mestra atribuída ao Aleijadinho, de 1770, com douramento a ouro. O pátio interno e o pavimento inferior foram pavimentados com seixos rolados, rochas deslocadas do fundo dos rios durante o período da mineração.

Endereço: Rua da Intendência

Casa da Ópera ou Teatro Municipal (1819)

Construída com o esforço da população,  a Casa da Ópera / Teatro Municipal foi inaugurada em 1819. A sala tem a forma de ferradura, contornada por 3 níveis de camarotes, sendo que o último nível era reservado para as pessoas de menor poder aquisitivo. O segundo mais antigo teatro em funcionamento no Brasil, a Casa da Ópera possui uma excelente acústica e ainda está aberto para atividades culturais.

Endereço: Rua D. Pedro II

Igreja Nossa Senhora do Rosário (1768)

Suas paredes de rocha sem reboco se destaca na paisagem. A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída por escravos, mas com o esgotamento das minas de ouro, não havia mais condições para a continuidade da obra. Desta forma, o que vemos hoje é o esqueleto de uma igreja que abriga uma singela capela de taipa de pilão datada de 1713.

Roteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do RosárioRoteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do Rosário 02

Na sacristia, encontramos um pequeno museu de arte sacra com peças do séc. XVIII.

Endereço: Praça Melo Viana

Roteiro de Sabará - Igreja Nossa Senhora do RosárioRoteiro de Sabará - Pôr do Sol

Belo Horizonte, Inhotim, Ouro Preto, Sabará, Diamantina

São inúmeros os destinos que tornam Minas Gerais um estado ainda mais especial.