Cesky Krumlov é daquelas cidadezinhas que, depois de visitadas, ficam na sua cabeça, sempre tentando lhe convencer a voltar. Seria culpa do seu belo castelo? Ou talvez das ruelas apertadas que mal cabem um carro? Ou ainda da vista impressionante que se tem do alto da cidade? Juro que não sei dizer, mas tem cidades que são assim, você passa poucas horas nelas e já entram para sua lista de cidades favoritas 🙂

Cesky Krumlov UNESCO - Onde o rio faz a curva

Cesky Krumlov

A história diz que Cesky Krumlov foi mencionada como cidade pela primeira vez em documentos do século XIII ainda com o nome de Chrumbonowe.

Cesky Krumlov UNESCO - Panorâmica do alto do castelo

Cesky Krumlov UNESCO - Mapa da cidade

Situada estrategicamente às margens do Rio Vltava, a cidade foi construída em torno de seu enorme e peculiar castelo e, segundo a UNESCO, “Cesky Krumlov é um excelente exemplo de cidade pequena medieval da Europa Central, cuja herança arquitetônica permaneceu intacta graças à sua evolução calma ao longo de mais de 5 séculos”. Por causa disso, ela está na lista dos Patrimônios da Humanidade 🙂

Cesky Krumlov UNESCO - Outra ruazinha da cidade

Com menos de 15.000 habitantes e ares de uma outra era, é fácil entender porque a cidade chama tanto a atenção e merece fazer parte das cidades que desejamos revisitar.

Se Cesky Krumlov fosse uma criança, ela seria daquelas que você quer apertar as bochechas e fazer cuti-cuti até cansar 😛

Ofertas de hospedagem em Cesky Krumlov

Onde ficar em Praga para aproveitar melhor a cidade?

Roteiro de 4 dias em Praga

O castelo de Cesky Krumlov

O Castelo de Cesky Krumlov é o segundo maior castelo da República Tcheca, perdendo apenas para o complexo do castelo Hradcany de Praga, e foi criado pela mesma família que mandou construir o Chateau Nove Hrady.

Cesky Krumlov UNESCO - Vista lateral do castelo

Como assim, o castelo é tão grande se a cidade é tão pequena?

Pois é, querido leitor, eu não tenho ideia, o que eu sei é que o castelo foi sendo aumentado com o passar dos séculos, misturando elementos Góticos, Renascentistas e Barrocos em sua arquitetura. Repare como o castelo cresceu com o tempo e como uma ponte serviu de base para uma grande ala do castelo.

Cesky Krumlov UNESCO - Castelo no século XV

Cesky Krumlov UNESCO - Castelo no século XIX

Curiosidade: Além de ser enorme em comparação à sua cidade e de ter histórias de assombração ligados à ele, o castelo de Cesky Krumlov ainda tem outra peculiaridade: os animais de estimação oficiais do castelo são ursos (Oi?) e, se você der sorte, poderá ver o Vok, a Katerina e a Marie Terezie tomando banho de sol ao pé da Torre do Castelo 😀

Cesky Krumlov UNESCO - Torre e pátio dos ursos

O que fazer em Cesky Krumlov?

A cidade é pequenina, permitindo que o turista visite suas principais atrações em um dia como um bate-e-volta de Praga. Quase 100% dos turistas fazem assim, mas sabe que eu ficaria uma noite por lá? Fico imaginando a vista do castelo com a cidade toda iluminada, seus bares à beira do rio e a animação que deve tomar conta da praça central nas noites dos finais de semana.

Cesky Krumlov UNESCO - Outra curva do rio

Como a cidade é pequenina e super tranquila, a grande diversão é passear e se deixar levar não pela horda de turistas, mas pelas pequenas coisas que vão nos chamando a atenção ao longo do dia. Tente caminhar meio sem rumo entre uma atração e outra, entre um sorvete e outro e, porque não, entre uma cerveja e outra 🙂

Cesky Krumlov UNESCO - Lojinha de Souvenir

Dica: Se você gosta de sourvenirs, procure por itens que sejam feitos de madeira, de palha, de cera de abelha ou de pão de gengibre (yep, gingerbread), pois esses são os itens mais autênticos da região. 

Curiosidade: Os pães de gengibre em Cesky Krumlov são parecidos com plaquinhas de madeira, podendo ser usados como item de decoração em suas variadas formas e desenhos. Só não descobri se são comestíveis 😛

Cesky Krumlov UNESCO - Pão de gengibre (gingerbread) de enfeite

Como conhecer a cidade

Minha sugestão é que você chegue o mais cedo possível e comece o passeio pelos Jardins do Castelo, pois é a parte mais alta da cidade e a última parte que os turistas conhecem. Depois, desça em direção à torre apreciando as belas vistas do alto da cidade e do contorno que o rio faz no centro histórico. É de passar horas tirando fotos 😀

Cesky Krumlov UNESCO - Fones nos jardins do castelo

Chegando na Torre do Castelo, faça um esforcinho e suba seus inúmeros degraus. Garanto que a paisagem recompensará cada caloria gasta 🙂

Cesky Krumlov UNESCO - Vista do casteloCesky Krumlov UNESCO - Mais uma visão da torre do castelo

Continue descendo e apreciando cada prédio histórico, cada lojinha e cada cantinho diferente da cidade. Quando menos esperar, já estará atravessando a ponte que cruza o rio e leva para a Praça Central da Cidade. É nessa praça que está o Escritório de Informações Turísticas e vários Restaurantes. Mesmo que eles tenham cara de turísticos, entre sem medo, nem que seja para conhecer seu interior, pois muitos deles ainda guardam aquela aparência da Idade Média.

Cesky Krumlov UNESCO - Ruas da cidade

Cesky Krumlov UNESCO - Interior de um restaurante típico

Já é hora do Almoço? Encontre um restaurante e peça alguma comida tipicamente tcheca. Minha sugestão é pedir uma boa carne e o Hermelin nakladany v pepri, um queijo camembert marinado no azeite e pimenta que é divino. Para beber? Peça uma típica cerveja tcheca como a Eggenberg (cervejaria da cidade) e a Budweiser (a original, não essa imitação barata americana :mrgreen: ).

Cesky Krumlov UNESCO - Queijo marinado - Hermelin nakladany v pepri

Cesky Krumlov UNESCO - Budweiser

Curiosidade: A Budweiser é originalmente da República Tcheca, mas alguns alemães, quando foram para os EUA, resolveram se apropriar do nome e criaram a Budweiser americana, que não tem nada a ver com aquela. Aqui no Brasil ela é chamada Czechvar.

Agora é aquela hora em que você deve se deixar levar pelo que chamar sua atenção. O que tem atrás daquela ruelinha? Estou ouvindo o barulho do rio. Nossa que cachorrinho lindo! Use qualquer desculpa para sair do caminho óbvio. Ah, e não se preocupe, é impossível se perder em Cesky Krumlov 😉

Cesky Krumlov UNESCO - Uma janela, uma paisagem

Para quem gosta de aventura, é possível fazer passeios de caiaque pelo Rio Vltava ou mesmo fazer trilhas pela floresta em torno do castelo que são devidamente identificadas por placas nas árvores.

Guia particular em Cesky Krumlov, Praga e na República Tcheca

Fiz essa viagem com a Michaela, uma guia particular super gente boa e que fala português 😀 Foi uma experiência ótima e super recomendável para quem quer entender um pouco mais da história e arquitetura desta bela cidade. Assim como o tour que eu fiz com ela em Praga no dia anterior, a Michaela me mostrou lugares que dificilmente um turista irá conhecer.

Cesky Krumlov UNESCO - Pátio dos cavalos no castelo

Quem quiser fazer um tour tanto por Cesky Krumlov, quanto por Praga e possivelmente outras cidades da região, recomendo contratar os serviços dela e dizer que viu aqui no Sundaycooks, quem sabe ela não dá um desconto extra :mrgreen:

Michaela Cerna “Micaela”

Tours em Portugês ou Espanhol

Whatsapp: +420 777 295 066
Email: [email protected]

Como ir para Cesky Krumlov?

Para ir a Cesky Krumlov a partir de Praga, você pode escolher entre ir de carro ou de ônibus e a viagem leva entre 2 e 3 horas. Ir de trem também é possível, mas é preciso fazer baldeação e pegar um táxi da estação de trem até o centro da cidade, por isso eu não indico para quem quer fazer um bate-e-volta 🙂

Carro

Indo de carro, você economiza em torno de 45 minutos de viagem e poderá ser deixado bem pertinho do centro da histórico. Vários hotéis em Praga oferecem o tour por Cesky Krumlov em carro particular com valores entre 300 e 400 reais por carro (1 a 4 pessoas).

Cesky Krumlov UNESCO - Sinos da igreja

Ônibus

Ir de ônibus é uma opção bem tranquila e a viagem leva aproximadamente de 3h sem precisar de baldeação. A melhor companhia de ônibus que faz esse caminho é a Student Agency e a maioria de seus ônibus tem tomadas, Wi-Fi, água e café grátis. As passagens custam 7,50 EUR o trecho e os ônibus partem praticamente a cada hora tanto de Praga, no ponto Na Knížecí (é preciso selecionar esta opção no site), quanto de Cesky Krumlov, no ponto em AN, localizado a apenas 10 minutos de caminhada do centro histórico (cliquem nos links para ver os mapas :)).

O ideal é sair de Praga às 6 ou 7 da manhã e voltar a partir das 16h para poder aproveitar melhor a cidade.

Dica: Reserve pela Internet com antecedência para não correr o risco de ficar sem lugar no ônibus. Segundo o site deles, os horários de maior procura são os que saem de Praga às 8 e voltam às 17h.

Você já foi para Cesky Krumlov? Qual sua parte favorita da cidade?

Tem alguma outra cidade que tenha sido amor à primeira vista?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/

Cesky Krumlov UNESCO - Vista da torre do castelo

Fred viajou para a República Tcheca a convite do CzechTourism.