Apesar de ter entrado para a União Européia em 2004, a República Tcheca ainda não faz parte da Zona do Euro e, por isso, ainda mantém a sua simpática Czech Crown (CZK, Czech Koruna ou Coroa Tcheca) como moeda corrente. Dificilmente você conseguirá comprar as Czech Crowns aqui no Brasil e então vem aquela dúvida: Qual moeda levar para a República Tcheca?

Qual moeda levar para a República Tcheca?

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Para ajudar ainda mais nossos leitores, nós fechamos uma parceria ainda melhor que a anterior com a Confidence e agora somos correspondentes cambiais da empresa. Isso significa que podemos vender qualquer moeda estrangeira com toda a segurança que a Confidence oferece, mas com uma vantagem, nossas taxas de conversão são as menores possíveis 😀 Veja mais detalhes abaixo:

Como comprar moeda estrangeira com desconto e as melhores taxas?

Poucas pessoas começam uma viagem pela Europa indo diretamente para Praga ou outra cidade da República Tcheca, por isso é muito provável que você já chegue no país com Euro em mãos, o que é uma boa opção.

E quanto ao Dólar? Se eu levar Real, será que consigo trocar por lá? Qual a melhor moeda para se levar?

Qual moeda levar para a República Tcheca - Moeda

Foto: poplinre (CC BY-SA 2.0)

Faça saques diretamente em Czech Crowns

Fazer saques em moeda estrangeira é normalmente a melhor opção.

Você paga menos taxas (o IOF custa 0,38% contra 6,38% dos cartões de crédito) e a cotação utilizada tende a ser um pouco melhor que a cobrada quando compramos moeda estrangeira em casas de câmbio. Além disso, você evita perder dinheiro uma segunda vez ao trocar dólares ou euros pela moeda local.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Ao chegar em Praga, ou qualquer outra cidade da República Tcheca, procure pelos caixas eletrônicos e faça seu primeiro saque. Ao contrário do que normalmente acontece nos países da América Latina como Peru e Argentina, os caixas eletrônicos que utilizei em Praga não me cobraram nenhuma taxa além das que meu banco aqui do Brasil cobrou. Ponto para os tchecos 😉

Dica: Faça saques sempre em uma quantia que sirva para 2 ou 3 dias pelo menos para diluir as taxas por saque que seu banco cobra de você. Na República Tcheca, 3.000 – 4.000 CZK (equivalentes a 300 – 400 reais) já são suficientes para alguns dias 🙂

Para maiores detalhes sobre saques internacionais, veja estes posts:

Use o cartão de crédito e débito

Quase todo estabelecimento aceita cartões de crédito e débito, com exceção talvez de lojinhas de souvenir e barraquinhas de comida e cerveja.

Usar a função débito é melhor que usar o crédiso, pois o IOF é menor e o câmbio é fechado no dia da compra, evitando flutuações muito grandes do valor do dólar. Apenas lembre-se de que há limite diário de gastos e que esse limite também influencia na quantidade de dinheiro que você pode sacar.

Vale a pena levar Euro?

Vale! Você está na Europa after all 😛 Muitos lugares aceitam euro diretamente e você pode trocar o dinheiro em alguns hotéis e casas de câmbio. O único porém é que, em nenhum desses casos, a troca é vantajosa para você, então tenha essa opção mais como uma reserva para imprevistos.

Curiosidade: O governo da República Tcheca vem adiando a mudança da Czech Crown para Euro já há vários anos e a última estimativa seria de que entre 2019 a 2020 aconteceria a mudança, mas essa data também está ameaçada. Conversando com alguns tchecos, eles disseram que preferem que a mudança não ocorra, porque acreditam que os preços irão subir muito. Imagina ter de pagar 5 euros pela cerveja enquanto se pode pagar o equivalente a 2 euros hoje? Absurdo! 

Vale a pena levar Dólar?

Vale também, mas se você tiver de escolher, é melhor levar Euro, até porque imagino que você vá passar em outros países da Europa antes ou depois da República Tcheca, não é?

Qual moeda levar para a República Tcheca - Uma casa de câmbio

Foto: ZeHawk (CC BY-ND 2.0)

E Real, vale a pena?

Sabe aquela frase: Seguro morreu de velho? É mais ou menos assim que você deve pensar se quiser levar Real para trocar na Europa. Em Praga é possível (mas não garantido) que você consiga trocar em algumas casas de câmbio maiores e algumas lojas devido à quantidade de brasileiros que passam na cidade, mas eu não me preocuparia em levar Real não, ainda mais sendo super fácil comprar Euro e Dólar aqui mesmo no Brasil antes da viagem.

Onde trocar dinheiro na República Tcheca?

Hotéis, Hostels, algumas lojinhas de souvenir próximas à Ponte Carlos e casas de câmbio são as opções mais comuns.

Eu recomendo que vocês troquem ou no hotel em que você estiver hospedado ou nas casas de câmbio eXchange para evitar possíveis fraudes ou cotações muito ruins.

Casas de Câmbio eXchange

Essa dica é da Michaela Cerna, minha guia em Praga e em Cesky Krumlov. Segundo ela, a eXchange é a mais confiável e a que tem as melhores taxas. Se você tiver alguma outra indicação, a caixa de comentários é toda sua 🙂

Qual moeda levar para a República Tcheca - Casa de câmbio eXchange

eXchange Casa de câmbio

  • Endereço: Kaprova 14/13, Praga. Em frente à Praça Franz Kafka (namesti Franze Kafky)
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias: 9 às 20h

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Quer economizar na hora de comprar dólar, euro ou outra moeda estrangeira? Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante.

Acesse Confidence Câmbio e use o cupom de desconto SUNDAYCOOKS para garantir um desconto especial!

Veja como é fácil usar nosso cupom:

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas

O Sundaycooks viajou para a República Tcheca a convite do CzechTourism.