Nota da editora: Eu tenho um carinho especial por Santiago. Já passei algumas vezes pela cidade, mas sempre correndo para algum outro ponto do mapa e, por isso, nunca tive tempo suficiente para aproveitar a cidade com calma, como ela merece. Em Dezembro passado, a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile, o Rafa Silva, nosso correspondente especial, passou 10 dias viajando pela região dos Lagos Chilenos e agora ele começa a nos contar como foi a sua aventura. Com direito a um tempinho na capital 😉

Minha segunda vez em Santiago

A capital do Chile é, sem duvida, uma grande metrópole. Tão grande que atrai 80% de todos os turistas que viajam ao país. Mesmo com o seu tamanho, Santiago consegue ser uma cidade aconchegante e de braços abertos. Essa foi minha segunda visita, dessa vez com mais tempo de conhecer o resto da capital chilena. Sabe o que eu mais gostei? A cidade é praticamente plana e você não precisa subir muitos morros ou vales 😉

Dicas e roteiros de Santiago - Cerro San Cristóbal Panorâmica da cidade

Santiago também mostra como o povo chileno tem orgulho do seu passado e da sua história. A prova está nas ruas: muitos monumentos contando as histórias, os golpes políticos e os militares envolvidos. Também podemos ver os principais movimentos sociais destacados ao redor da cidade.

O que fazer em Santiago

Bike Tour

Não é possível ver tudo que Santiago tem a oferecer em um dia, mas você pode tentar ver o máximo de pontos turísticos se não se importar em fazer um bike tour. Assim como em São Paulo, as ruas de Santiago se transformam, aos domingos, em gigantes ciclovias, permitindo que os cidadãos locais e turistas passeiem mais facilmente pelos seus mais de 40 bairros.

Dicas e roteiros de Santiago - Passeando de bike pela cidadeDicas e roteiros de Santiago - Passeando pela cidade

A empresa Bike Tours (que nome fácil de lembrar, né mesmo? :P) oferece visitas guiadas por partes da cidade que normalmente não seriam muito convenientes de se passar a pé. De posse de uma bicicleta, um simples passeio turístico se torna um divertido exercício. Dependendo da rota, ela pode ser mais ou menos cansativa, mas a cidade é plana o bastante para não dar trabalho nenhum para aquele ciclista ocasional como eu >.<”

Dicas e roteiros de Santiago - Museu de Belas Artes

Existem várias opções de trajeto, para pessoas de todas as idades. O que eu fiz foi uma variação um pouco mais curta do Parks and Wines, que terminou com uma degustação de vinho em um recém-lançado restaurante na cidade chamado Bocanáriz.

Bike Tours

Endereço:

http://www.biketours.cl

contactos@paseosenbicicleta.cl

Telefone:

+56 2 7618339

Valor do tour Parks and Wines:

a partir de 128 dólares por pessoa.

Está incluso: garrafa de água, barra de cereal, capacete (e uma bandana para evitar molhar o rosto), piquenique, degustação de vinhos e transporte de e para seu hotel.

Cavalgada / Rafting

Dicas e roteiros de Santiago - Passeando a cavalo

Quem tiver o espírito um pouco mais aventureiro, pode escolher cavalgar pelos arredores de Santiago, mais especificamente no Cajón del Maipo, ou receber um banho frio nos rios em uma bastante molhada descida de rafting também na região. Eu escolhi passear na parte seca mesmo, montado sobre quatro patas 😉

Dicas e roteiros de Santiago - CavaloDicas e roteiros de Santiago - Que caminho seguir?

Como alguém que nunca cavalgou, achei um pouco difícil no começo, mas logo peguei o jeito – digo – 1 hora e meia adentro da trilha, quando finalmente descemos dos cavalos para descansar.

Dicas e roteiros de Santiago - AôÔô Silver!

As duas atividades tem acompanhamento de guias locais e são bastante seguras, mas quem está pouco acostumado com andar a cavalo pode sentir um leve desconforto ao final das três horas na traseira do animal.

Dicas e roteiros de Santiago - No caminho tinha uma pedra

Monteagudo Aventura

Endereço:

El Estero Oriente, 5565

Peñalolén, Santiago

http://www.monteagudoaventura.cl

info@monteagudoaventura.cl

Telefone:

+56 2 346-9069

É recomendável levar: Protetor solar, óculos de sol, chapéu ou boné, calça larga, calçado adequado

Funicular Cerro San Cristóbal

Dicas e roteiros de Santiago - Funicular do Cerro San Cristóbal

Funicular parece um daqueles verbos usados por médicos para descrever procedimentos invasivos, mas em Santiago isso nada mais é do que um bondinho sobre trilhos que te leva ao topo de uma montanha (o Cerro San Cristóbal) para poder ver a cidade e uma parada obrigatória para todo turista que acha que a capital chilena é uma cidade pequena – no caso, eu 😛

Dicas e roteiros de Santiago - Cerro San Cristóbal Vista da cidade

Quem sobe tem a oportunidade para tirar fotos panorâmicas belíssimas e degustar a bebida local Mote con Huesillos.

Dicas e roteiros de Santiago - Mote con Huesillos

Funicular Cerro San Cristóbal

Endereço:

Calle Pío Nono, 450

Barrio Bellavista, Santiago

http://funicularsantiago.cl/

Horários:

Segunda: 13 às 19h

Terça a Domingo: 10 às 20h

Ingresso:

Dias de semana:

Adultos: 1500 pesos chilenos / 2,80 dólares

Finais de semana e feriados:

Adultos: 1950 pesos chilenos / 3,66 dólares

Onde ficar em Santiago?

Hotel Torremayor

De fora, o Torremayor não parece ser grande coisa. À primeira vista ele pode até se passar por um edifício normal – talvez pela fachada estar tão bem camuflada no meio de um bairro cheio de residências e prédios – contudo, ao entrar, eu me senti em um verdadeiro hotel.

Dicas e roteiros de Santiago - Entrada do Hotel Torremayor

Dito isso, aquele ar que me fez perceber que estava dentro de hotel no lobby se perdeu um pouco quando cheguei ao quarto, que me pareceu um pouco espremido. Culpa, talvez, do tamanho da minha grande mala 😛 Para os que precisam ficar conectados o tempo todo, há WiFi gratuito para os hóspedes – só não espere velocidades muito altas 😉

Dicas e roteiros de Santiago - Quarto do Hotel

O que ele não tem de requintado, no entanto, o hotel compensa em localização. A duas quadras da Avenida Providência, ele é perfeito para quem planeja se movimentar dentro de Santiago, pois é nesta avenida que estão localizados shoppings, restaurantes e estações de metrô de fácil acesso.

Dicas e roteiros de Santiago - Quarto do Hotel II

Hotel Torremayor

Endereço:

Av. Ricardo Lyon, 322

Providência, Santiago

Telefone:

+56 2 2299 3000

+56 2 2335 7630

Ofertas para o Hotel Torremayor no Booking.com

Dicas de restaurantes em Santiago

Bocanáriz

A experiência do restaurante, por incrível que pareça, não é da comida, mas sim do vinho que a acompanha.

Dicas e roteiros de Santiago - BocanárizDicas e roteiros de Santiago - Bocanáriz Adega

Servindo vinhos das melhores safras de uvas chilenas, o Bocanáriz é relativamente recente, mas já entrega uma ótima experiência para admiradores de vinho (sejam experts ou ocasionais). No próprio restaurante, há uma adega perto de algumas mesas que é naturalmente fria por estar no subsolo. Além de ter sua temperatura controlada, a umidade também é vistoriada diariamente por um somelier que molha o chão de pedras para que a água eventualmente se espalhe pelo ambiente.

Dicas e roteiros de Santiago - Bocanáriz Entradinhas

Os vinhos são harmonizados com os petiscos apropriados para cada um deles. Em determinado momento, provei quatro vinhos diferentes, três tintos e um branco, cada um com uma entrada diferente. Elas variavam do mais ou menos comum queijo com castanhas e morango, passando pelo típico ceviche local, até chegar num “exótico” e diferente bolinho de feijão com beterraba. Uma experiência bem interessante 😀

Dicas e roteiros de Santiago - Bocanáriz Mais Entradinhas

Bocanáriz

Endereço:

José Victorino Lastarria, 276

Centro, Santiago

http://bocanariz.cl

Telefone:

+56 2 2638-9893

Horários:

Segunda a Sábado: 12 à 00:30

Domingo: 19 à 00h

Zully

Dicas e roteiros de Santiago - Zully porta principal

Localizado na frente de uma praça que fica incrível à luz da Lua, o Zully tem um ambiente bem peculiar.

Dicas e roteiros de Santiago - Zully

O restaurante foi construído em uma mansão recém reformada, suas mesas ficam espalhadas pelos diversos cômodos do restaurante e seus pratos são divididos entre a culinária local e internacional.

Dicas e roteiros de Santiago - Zully entrada

Dicas e roteiros de Santiago - Zully prato principal

Este é certamente um restaurante para ir numa ocasião especial 😀

Dicas e roteiros de Santiago - Zully prato sobremesa

Zully

Endereço:

Calle Concha y Toro, 34

Centro, Santiago

http://www.zully.cl

Telefone:

+56 2 696 1378

Horários:

Terça a Sexta: 13 às 16h

Segunda a Sábado: 20 à 00:30

Valeu, Rafa! Foi o começo de uma ótima viagem, não é mesmo? 🙂 

Você tem outras dicas do que fazer em Santiago?

Qual hotel e restaurante você indica? Conte pra nós 😀

Rafael Silva Avatar , blogueiro por hobby e jornalista por experiência, tem paixão por escrever e é isso que faz há pelo menos 10 anos, os últimos 7 profissionalmente. É apaixonado por tecnologia desde pequeno e viajante ocasional. Não tem um extenso currículo como os outros dois autores humanos deste blog mas com certeza vence o Dev numa queda de braço.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    13 Comentários
  1. Puxa vida!!!! Já estive duas vezes em Santiago, mas acabo de perceber que tenho que voltar!!!! Não fiz esses roteiros!!!! O Bocanáriz, literalmente, me deixou com água na boca!!!! hehehhe… parabéns pelo relato….

  2. Hum, que post completo! Fui a Santiago uma vez e adorei. A única sugestão que posso acrescentar aqui é o sorvete do Emporio La Rosa. Muito bom! Vê aqui: http://euvouparaomundo.com/2013/12/30/emporio-la-rosa-o-melhor-sorvete-de-santiago/ Abraço!

    • Valeu pela dica, Petter 🙂 Eu quero voltar a Santiago logo, tem tanta coisa legal que eu não fiz quando fui lá :/

  3. Olá viajantes,

    adorei as dicas, e só me instigou ainda mais a ir ao Chile na próxima viagem. A cavalgada e a pedalada me animaram bastante. Mas o que gostaria de saber é a época do ano que você foi. Penso que para esses passeios é mais bacana ir no verão, certo? Um abraço.

    • Que bom, Ciro 😀 Olha, verão normalmente é legal, pois o inverno chileno é bem friozinho. Mas primavera e outono podem render bons momentos também.

  4. Adorei as dicas! Estaremos indo a Santiago na próxima semana, vou experimentar com certeza o Bocanáriz! Obrigada!

  5. Natalie, boa noite!
    Tudo bem e com você?
    Estava pensando realmente no lado do bebe também… acho que ficar somente em Santiago, até porque também o orçamento está um pouco apertado, até por isso infelizmente não poderei ir para o leste europeu que tinha programado, mas realizarei meu sonho,rsrsrsrs.
    Então vi que da para aproveitar Santiago e redondezas com tranquilidade e ficando uns 8 dias para passear, sem contar chegada e saída, porque posso ficar 4 dias em Santiago, quero pernoitar em vina e val, para ir sem correria, ou até mesmo fazer dois bate voltas, um para cada cidade, e quero conhecer demais Cajon de Maipo, e como vou no verão será tranquilo para o baby.
    Meu roteiro ficaria assim, veja se está bom?
    Santiago -4 a 5 dias, meio dia para vinicola e compras entre esses dias;
    Cajon de Maipo – 1 dia;
    Vina e Valparaiso – 2 dias;

    ou

    Santiago – 4 dias, com um bate volta para vina e val e uma vinicola, sem cajon de maipo;
    Mendoza ou Puerto Varas(dúvida cruel, se puder me ajudar, não sou fã de vinicola, mendoza queria pela cidade que achei uma graça) – 2 a 3 dias.

    O que me diria Natalie?
    Desculpe pelo incomodo e muito obrigado desde já pela paciência e atenção.

    • Oi, Caio 🙂

      As vezes precisamos adiar nossos planos de viagem, mas tenho certeza que uma hora você vai conseguir visitar o leste europeu 😉

      Acho a região de Santiago um destino bem tranquilo para viajar com um bebê pequeno. A cidade tem bons restaurantes, parques abertos, shoppings, museus e ainda dá pra aproveitar várias cidades vizinhas. Só leve em consideração que o custo de vida por lá é maio ou menos como São Paulo ou Rio de Janeiro.

      Se você não é fã de vinícolas, acho que vale mais a pena fazer um bate e volta e conhecer algo no Valle de Casablanca do que investir em alguns dias em Mendoza.

      Você tem 10 dias no total? Ou 8? Dá pra aproveitar bastante! Dependendo de como ficar a organização dos passeios bate e volta é possível até incluir uma esticada até Puerto Varas 😉

      Boa viagem!

  6. Ou Natalie, boa noite!
    Então terei 7 dias inteiros, sem contar chegada e saída…
    Eu quero muito conhecer Cajon sabe, mas tenho medo de ser cansativo para meu bebe, mesmo que já terá um ano e três meses.
    Quanto aos locais, pensei em pernoitar em val ou vina, para curtir um dia em cada tranquilamente, sem correria, ou ir e voltar duas vezes para não ter o problema de levar e trazer malas e carrinho do meu filho.
    Agora Puerto Varas achei lindo, mas acho que a grana não vai dar devido a translados e etc… Crise está brava.kkkkk
    Lima é somente o centro histórico, os lugares históricos inca, miraflores e barranco?
    Porque Lima é bem mais barato que Santiago né? Mesmo contanto que a passagem de avião aumentaria em torno de uns 500,00 para o casal, as vezes essa diferença se tira no dia a dia né? Ou Lima está quase no mesmo nivel de preços que Santiago?
    Dúvidasssssssss, que terrível isso!!!rsrsrs
    Se for para Lima o único lugar que poderia ir pelo meu orçamento seria Ica e Paracas… Que não deixa de ser lugares interessantes…
    Mas você diz que Santiago tem mais coisas né e mais bonito…
    Europa se parece mais com qual?
    Desculpe tantas perguntas, as dúvidas e o incomodo, mas é que quando se tem um bebe e um orçamento apertado, ficam as dúvidas…
    Me ajuda!!!!!!!!
    Obrigado!

    • Oi, Caio.

      Lima é mais barata que Santiago, porque o custo de vida é relativamente inferior e os restaurantes são mais acessíveis. Você não vai encontrar ruínas incas na capital. A grande concentração de passeios relacionados a cultura inca ficam na região de Cusco / Vale Sagrado e Machu Picchu. O principal passeio de Ica é o tour de buggy pelas dunas que eu não recomendo para quem viaja com bebê, porque não me pareceu muito seguro.

      Como eu já te disse, o Chile e o Peru são destinos bem diferentes do que você estava acostumado a encontrar na Europa. São belezas distintas e culturas muito interessantes.

      Eu não fiz o passeio por Cajon então não sei te dizer direito se é tranquilo pra quem viaja com bebê ou se é muito cansativo.

      Com 7 dias inteiros em Santiago, você consegue conhecer bem a região fazendo os passeios por Valparaíso, Viña del Mar, Cajon e até Isla Negra 😉

      Boa viagem!

  7. Natalie, muito obrigado por toda a sua ajuda, paciência e atenção.
    Vou vendo direitinho o dia a dia e o que eu consigo de mais interessante, as vezes uma economia que nem seria muito não vale a pena…
    Até mais e conto quando decidir….rsrsrsr

Deixe seu Comentário