Se você está procurando uma cidade para se apaixonar pela Alemanha, eu sugiro que comece por Heidelberg. Demorei para falar sobre a cidade por dois simples motivos: 1) Eu ainda não tenho acesso TARDIS do Doctor Who para me teletransportar pra lá e 2) Porque eu me apaixonei pela cidade.

Fofa e clichê, eu poderia definir Heidelberg como a “cidade que acabou de sair das páginas de um conto de fadas“, pois foi exatamente assim que me senti ao chegar em seu centro histórico bem no auge do The Wedding.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Um pedaço do castelo visto da praça

The Wedding de Heidelberg

Durante todo aquele final semana, a cidade ficou envolvida num clima especial para a festa que repetiu os mesmos passos e eventos das comemorações do casamento de Frederick V e Elizabeth Stuart que aconteceu no início do séc. XVII.

Guia de Heidelberg na Alemanha - The Wedding na Marketplatz

Quatrocentos anos se passaram e nada melhor do que relembrar antigos costumes, não é? E a comemoração, como toda boa festa alemã, foi muito animada e regada à cerveja, vinhos locais e muita comida típica, além de contar com desfiles de barco e encenações representando a união dos noivos e um festival de fogos à noite.

Guia de Heidelberg na Alemanha - O Rei e a Rainha comemorando o casamento

Guia de Heidelberg na Alemanha - The REAL Wedding

Atrações de Heidelberg para se apaixonar pela cidade

Marktplatz – Praça do Mercado

Chegamos na cidade e corremos para a Marktplatz (Praça do Mercado), o coração do centro histórico de Heidelberg. A praça é um ótimo lugar para começar o seu passeio pela cidade e caminhar tranquilamente por entre fachadas históricas e restaurantes e cafés típicos.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Ruazinhas

Heiliggeistkirche – Igreja do Espírito Santo

Ainda na Markplatz, não deixe de conhecer a Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo), uma das mais antigas e bonitas igrejas da região. Talvez seja possível subir em sua torre, mas quando chegamos, a igreja já estava fechada para visitação 🙁 Motivo para voltar detected!

Guia de Heidelberg na Alemanha - Igreja do Espírito SantoGuia de Heidelberg na Alemanha - Frederico V

Rathaus – Prefeitura

Praticamente em frente à Heiliggeistkirche fica a Rathaus (prefeitura). Foi na fachada da prefeitura que aconteceu parte da celebração que representava o casamento e a união de Elizabeth e Frederick no The Wedding.

Guia de Heidelberg na Alemanha - A torre vista da Praça do MercadoGuia de Heidelberg na Alemanha - Bandeiras

A praça estava lotada e foi divertido ver esse pedacinho da história alemã ser recontado ao vivo.

Curiosidade: Quando os noivos “recém casados” chegaram à sacada da Rathaus, eles se apresentaram a seus “súditos” e fizeram seus discursos, ele em alemão e ela em inglês, exatamente como havia sido na época 😛

Guia de Heidelberg na Alemanha - Jogos típicos da época

Karlsplatz – Praça Carlos

A pouco passos da Markplatz e Heiliggeistkirche, fica a Karlsplatz (Praça Carlos), outra praça fofa que, quando passamos pela cidade, era palco de uma feirinha de artesanato local.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Castelo visto de longe

Schloss Heidelberg – Castelo de Heidelberg

Uma visita à cidade não seria a mesma sem uma ida ao Castelo de Heidelberg, um dos castelos mais fabulosos que eu já tive a oportunidade de conhecer. A melhor maneira de subir é pegar o funicular que parte de dentro de um hotel na rua Zwingerstraße, a um quarteirão da Karlsplatz.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Agora o castelo inteiro

Guia de Heidelberg na Alemanha - Uma casa no castelo :P

Construído em meados do século XV,  o castelo, suas torres e fortificações foram destruídas durante uma guerra em 1693. As ruínas então ficaram conhecidas como símbolo do período romântico alemão e a torre parcialmente caída dá um charme à paisagem, que é uma da razões de eu ter me apaixonado por Heidelberg.

Guia de Heidelberg na Alemanha - A torre mais linda \o/Guia de Heidelberg na Alemanha - Criança não tem medo mesmo :P

Motivos para visitar o castelo não faltam: seja pela história da cidade, pela arquitetura, pelos jardins ou pela vista incrível, você não pode passar pela região e não ir até lá 😉

Guia de Heidelberg na Alemanha - Uma vista da cidade pelo castelo

Guia de Heidelberg na Alemanha - Paisagem do alto do castelo

Castelo de Heidelberg

Edereço:

Schlosshof 1

Heidelberg – Alemanha

Acesso pelo funicular na base do castelo (Rua Zwingerstraße 21)

http://www.schloss-heidelberg.de

http://www.heidelberg-marketing.de/content/tourism/sights/index_eng.html

Horário:

das 8 às 18h

Ingresso:

Adulto: 6 euros

Grátis com Heidelberg Card

Alte Brücke – Ponte Velha

Ao voltar da visita ao Castelo de Heidelberg, caminhe em direção ao rio e cruze a Alte Brücke (Ponte Velha) sobre o Rio Neckar. Aproveite as lindas torres do Brückentor (Portão da Ponte) para fotografar a cidade e o castelo de um outro ângulo, principalmente se o sol já estiver se pondo, quando a luz fica mais bonita.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Detalhe da Ponte velha

Guia de Heidelberg na Alemanha - Portão da Ponte velha de costasGuia de Heidelberg na Alemanha - Portão da Ponte velha de frente

Walking Tours e Segway Tours por Heidelberg

Se você tem pouco tempo disponível para conhecer a cidade e quer aprender mais sobre a história desse lindo lugar, um tour guiado a pé ou de segway pode ser uma ótima solução. Em poucas horas você irá caminhar pelos principais pontos turísticos e ainda receber um monte de informações para entender e conhecer mais sobre o passado de Heidelberg.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Prédios da cidade

Walking Tour pelo Centro Histórico

Onde:

Marktplatz, na entrada principal da prefeitura (rathaus).

Tour Guiado em Inglês:

Abril a Outubro: toda Quitas, Sexta e Sábado às 10:30

De Novembro a Março os tours são oferecidos apenas em alemão.

Duração: 1:30h

Preço:

Adultos: 7 euros

Heidelberg Card: 5 euros

Segway Tour

Onde:

Atendimento ao Turista Neckarmünzplatz

Rua Obere Neckarstrasse 31 -33

Tour Guiado em Inglês:

Fevereiro a Novembro: Diariamente às 09:30, 13 e 16h

Entre Junho e Agosto eles oferecem um tour especial a noite (com direito ao por-do-sol na cidade) saindo às 19h

Duração: 1:45h

Preço:

Adultos: 49 euros

Heidelberg Card: 44 euros

Como ir de Frankfurt para Heidelberg?

Heidelberg é uma ótima escolha para quem curte programas como bate-voltas e está passando uns dias em Frankfurt. A cidade fica a menos de 1:30h da estação central (Hauptbanhof) de Frankfurt e pode ser desfrutada em um dia. Quando fomos para lá, conseguimos aproveitar as principais atrações em um dia, mas fiquei com vontade de ficar mais tempo por ali e, quem sabe, dormir e acordar nessa cidade tão linda 🙂

Guia de Heidelberg na Alemanha - Ruínas do castelo

Como comprar a passagem de trem de Frankfurt para Heidelberg?

Para comprar a passagem, há duas maneiras: Comprar pelo site da Deutsche Bahn ou direto na estação de trem.

Para comprar no site da Deutsche Bahn, basta seguir as mesmas dicas para comprar a passagem de Munique para Praga, trocando, claro, as cidades de origem e destino para Frankfurt (Main) HbfHeidelberg Hbf.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Outra casa no castelo

O Fred encontrou passagens para final de semana com 2 dias de antecedência por 40 euros ida e volta, mas os valores mudavam de acordo com o trem ou horário. Ah, e na DB, quanto mais cedo você comprar a passagem, mais desconto tem 🙂 A ida que ele encontrou saía às 7:06 da manhã e chegava às 8:34, enquanto a volta saía às 20:50 e chegava às 21:44. Bons horários para quem quer aproveitar a cidade ao máximo.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Brinquedos típicos da época

Heidelberg Card: Vale a pena? Como funciona?

Como os cartões turísticos de outras cidades, o Heidelberg Card oferece descontos nas principais atrações e uma certa comodidade ao turista que visita a cidade.

O que está incluso?

Inclusos no preço estão o ingresso para o Castelo de Heidelberg e para o funicular que dá acesso a entrada do castelo. Ele também dá direito a usar o transporte público local de graça, incluindo ônibus, bondes e trens específicos dentro da “Grande Heidelberg” (RE, RB e S-Bahn).

Guia de Heidelberg na Alemanha - Ótima luz para fotos

O Heidelberg Card também dá descontos em outras atrações e passeios pela cidade como você pode ver neste link.

Quanto custa?

  • Passe para 1 dia: 12,50 euros
  • Passe para 2 dias: 14,50 euros
  • Passe para 4 dias: 16,50 euros
  • Passe de 2 dias para a família: 31,50 euros

Onde comprar?

O Heidelberg Card pode ser adquirido na Central de Informações Turísticas da Estação Central (Hauptbanhof), na Prefeitura, no Posto de Atendimento ao Turista da Neckarmünzplatz, em algumas atrações e nos principais hostels e hotéis da cidade.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Detalhes da torre

Outros roteiros por Heidelberg

Apessar de Heidelberg funcionar muito bem como um bate-volta de Frankfurt, programas para quem quer aproveitar a cidade com mais calma não faltam.

Alguns pontos bem interessantes que nós não conseguimos visitar: Alte Universität, a famosa universidade de Heidelberg, considerada uma das mais importantes da Alemanha, o Friedrichsbau, o palácio do Frederick, e o Museu Alemão da Farmácia (Deutsches Apotheken-Museum).

Guia de Heidelberg na Alemanha - Outras ruínas do castelo

Ainda é possível aproveitar os passeios de barco, as diversas trilhas a pé e de bike (a cidade é envolva em belas montanhas e muita área verde) e curtir os diferentes museus e restaurantes da região.

Heidelberg, posso voltar correndo? 😀

Guia de Heidelberg na Alemanha - Bye bye...

 Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    30 Comentários
  1. Vou para Fussen de trem ou õnibus, de linha normal, sairei de Munique. Em Munique dá para comprar lá mesmo, ou é necessário comprar com antecedência pela internet?
    Vocês ficaram uma noite na rota romântica? Tem dicas de locais para se hospedar por lá?

    • Oi Katia.

      Trem dá pra comprar na hora sim, ônibus é um pouco mais complicado pq tem lugares mais limitados. Sobre a rota romântica, Nós dormimos em Rothenburgo e só passamos a tarde em Heidelberg. Em todo caso, dá uma olhada no Booking que as avaliações são normalmente condizentes com a realidade (e vc ainda ajuda o blog 😉

  2. Olá! Vocês poderiam me dizer se as pessoas da cidade moram também dentro do centro histórico ou se há vilas nos arredores? Gostaria de saber sobre isso para uma pesquisa 🙂

    • Oi, Mila.

      Por incrível que pareça, elas moram de verdade nessas casinhas fofas no centro histórico 😉

  3. Só passando para deixar uma dica. Da estação de trem central de Frankfurt sai um onibus direto para Heidelberg por 6 euros. Bem confortável, vale a pena.
    Abraço

  4. Boa noite. Este bate-volta continua sendo interessante no mês de dezembro, em pleno inverno? Obrigado!

    • Oi, Fernando.

      Os horários de funcionamento das atrações costumam ser reduzidos durante o inverno. Mas apesar do frio, em dezembro você vai ter a oportunidade de conhecer os mercados de natal. É uma experiência única! 🙂

  5. Olá! Estou adorando seu site, muito completo.
    Vou pra Frankfurt agr em dezembro e queria saber se esse passeio a heidelberg compensa fazer no frio?

    • Obrigado, Liana. Depende da quantidade de neve que houver, mas eu diria que Heidelberg deve ficar linda no inverno 🙂

  6. 1 2
Deixe seu Comentário