Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina e apesar de algumas restrições, a comunicação de um turista com o mundo exterior é bem fácil a partir do Irã.

Os principais provedores de e-mail – Gmail, Outlook e Yahoo – funcionam perfeitamente e ainda que o Skype e o Facebook sejam proibidos, o país é repleto de internet cafés com artimanhas tecnológicas que burlam o sistema e permitem que você converse com a família sem problemas. Além disso, se você levar o seu próprio computador (preparado ou não para enganar a censura), ainda pode usar o wi-fi disponível em muitos hoteis e restaurantes.

Já com o seu celular estrangeiro a coisa muda um pouco. Por motivos que não descobri, os chips de muitos países não funcionam em roaming por lá, obrigando o viajante a comprar um número local se quiser usar o seu telefone em terras persas.

O Lonely Planet diz que existem várias companhias telefônicas no Irã, mas recomenda apenas uma, pela cobertura mais ampla e pela facilidade de compra dos chips por estrangeiros: a MTN Irancell, administradas em conjuto pelo governo e pelo grupo sul-africano MTN.

Ainda segundo o guia, a maioria dos viajantes compra seu chip logo no desembarque no aeroporto internacional de Teerã, em quiosques que ficam bem na saída da área de passageiros. Eu tentei fazer isso, mas o horário avançado da minha chegada e a clássica confusão inicial com línguas, modos e números não me permitiram raciocinar muito, então deixei para comprar no centro da capital mesmo.

No centrão, acabei encontrando uma loja de celulares bem pequena onde fui atendido por um sujeito simpaticíssimo que fez tudo para mim e ainda me transferiu créditos que ele tinha no próprio celular. Segundo ele, com aquela transferência (devidamente paga) eu estava comprando créditos por um preço menor do que se tivesse feito o carregamento em quisques da companhia telefônica. Como pode isso? Não sei. Mas já que o sujeito tinha sido muito atencioso e até me dado o próprio número de telefone para que eu ligasse caso tivesse problemas, não questionei.

Saí da loja com um número iraniano, créditos e conexão com a internet (bem lenta). E o melhor: pagando apenas o equivalente a 21 USD por tudo (5 USD pelo chip, 16 USD pelos créditos).

Pelos 26 dias seguintes, não tive nenhum problema com o número. Andei por montanhas e desertos e fui da fronteira com o Iraque ao Golfo Pérsico. Com exceção de alguns dias em que passei numa ilha, praticamente não fiquei sem sinal.

Minha mãe, que me ligou quase diariamente, adorou o serviço de celular dos iranianos.

 

Minha experiência foi com apenas uma loja, mas acredito que o procedimento seja o mesmo em qualquer uma que você encontre pelo país, inclusive no que se refere à gentileza do atendende.

 

PASSO A PASSO PARA A COMPRA

1º – Faça uma cópia do seu passaporte e leve ela com você. Pode ser necessário na hora de comprar o chip.

2º – Encontre uma loja de celulares. Para fazer isso em meio a letreiros e fachadas em farsi, procure os logotipos da MTN Irancell nas vitrines.

MTN Irancell em farsi e em inglês

Dica: você vai encontrar o logotipo em vários mercadinhos e lojas de conveniências pelas cidades, mas esses lugares não vendem os chips, apenas as recargas. É preciso encontrar uma loja de celulares mesmo.

3º – Entre na loja e peça por alguém que fale inglês. Se ninguém falar a língua, veja se é possível se comunicar com mímica e aquela coisa toda. Se você não se sentir à vontade com esta forma, recomendo sorrir, agradecer e sair para procurar outra loja.

4º – Peça um chip da MTN Irancell.

5º – Se você não tiver intimidade com a instalação do chip, peça para o atendente fazer o serviço para você (isso se ele não fizer sem que você precise pedir).

6º – Otimize seu tempo: compre créditos na própria loja, para evitar ter que catar outro lugar e outra pessoa que fale inglês em algum quiosque.

7º – Anote o seu número iraniano e o número que você precisa digitar para saber quanto tem de crédito na conta.

8º – Faça um teste com o telefone, ligando para a própria loja e pedindo para que alguém dela ligue para você.

9º – Seja feliz com o seu número iraniano.

 

VERIFICAÇÃO DE CRÉDITOS

Na minha experiência, era preciso digitar *140*1# e, poucos segundos depois, uma mensagem indicava o saldo. Recomendo que você confirme esta informação com a sua loja.

O que importa são os números: aqui, o saldo é de 26074 rials

Esta verificação não é cobrada. Além dela, você recebe uma mensagem com o saldo sempre que finalizar uma ligação ou enviar um SMS.

 

RECARGA

A título de curiosidade, o meu crédito inicial de 16 USD durou 25 dias. Meu uso foi moderado, só fiz ligações locais e sempre desliguei a transferência de dados de internet depois de encontrar o que precisava. Por tudo isso, só precisei fazer uma única recarga, no penúltimo dia de viagem.

Fiz minha única recarga em uma loja da própria MTN Irancell, na cidade de Kashan. Simplesmente entrei na loja, perguntei por alguém que falasse inglês, disse que precisava de créditos e fui atendido. Como eu não entendia as instruções para fazer a recarga, a própria moça da loja fez tudo para mim, cheia de sorrisos.

Basicamente, ela raspou um cartãozinho, digitou o número dele no meu celular e pronto. Só precisei agradecer e ir embora.

O Lonely Planet diz que é possível fazer o mesmo nas lojas de conveniências e mercadinhos que eu citei ali em cima, bastando apenas procurar pelo logotipo da MTN Irancell.

 

PREÇOS DE LIGAÇÕES

Veja a tabela atualizada no site da MTN Irancell.

 

ONDE COMPREI O MEU CHIP

Matin Celulares

Avenida Enqelab, 550, Teerã – entre as ruas Lalehzar e Sadi, perto da estação de metrô Darvazeh Dowlat (junção das linhas 1 e 4).

Telefone 667 127 55.

Número do celular do rapaz que me atendeu (e que fala inglês muito bem): 0919 7070 669. O nome dele? Não lembro, mas isso não importa, né?

Saindo da estação de metrô Darvazeh Dowlat, caminhe pela Avenida Enqelab em direção à Praça Ferdosi, no sentido contrário ao dos carros (ou seja: à esquerda da avenida). Logo você vai ver uma lojinha pequena, com celulares na vitrine e o logotipo da MTN Irancell.

 

BIZARRICES

De estranho, só as mensagens em farsi que eu recebia de tempos em tempos. Não descobri se era spam ou algo importante.

 

NÃO ESQUEÇA

Para pedir um “chip” lá fora, você tem que dizer “SIM card”.

*****

Gostou? Leia também os outros posts sobre a viagem ao Irã

ANTES DA VIAGEM (estudos e preparativos):

– Se você pensa que iraniano é árabe

– Nem tudo é burca

– Feliz ano novo

– Muito prazer, Ferdowsi

– O paraíso é persa

– Arg-e Bam, um tesouro quase perdido

– O heroi americano do Irã

– Temperada com milênios de história (ATUALIZADO DEPOIS DA VIAGEM)

– Vou-me embora pro Irã

– O visto iraniano e uma historinha

– Todos os iranianos do Irã

– Os judeus do Irã

DEPOIS DA VIAGEM:

– Irã – Prologo

– O país mais injustiçado do mundo

– O Irã numa casca de pistache

Teerã: é amor?

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    5 Comentários
  1. Ótimas dicas, Gabriel.

  2. Mais dicas importantes para quem vai viajar para o Iran.

  3. OLA GABRIEL, TODOS OS DIAS ENTRO AQUI EM SEU BLOG PARA VER AS NOVIDADES. E COMO SEMPRE VC RELATA MUITO BEM SUAS EXPERIENCIAS INTERNACIONAIS. GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA, NÃO SEI SE VC PODERÁ ME RESPONDER, MAS VOU TENTAR, PORQUE VEJO QUE QUANDO VC VIAJA PARA ALGUM PAÍS VC SE APROFUNDA NA CULTURA, NOS COSTUMES E CONSEGUE EXPLICAR MUITO BEM COISAS QUE REALMENTE PRECISAMOS SABER. GOSTARIA DE SABER SE VC SABE QUAL O TAMANHO DE UM CALÇADO FEMININO 38 NO IRÃ AQUI NO BRASIL. POIS EU ESTOU CADA DIA MAIS ME APAIXONANDO POR UMA IRANIANA, CONVERSAMOS TODOS OS DIAS VIA FACEBOOK E SKYPE. E A PRINCIPIO ESTOU PLANEJANDO IR CONHECE-LA EM AGOSTO, EU GOSTARIA DE LEVAR UM PRESENTE PARA ELA. ENTAO PRECISO SABER QUAL TAMANHO EQUIVALE AQUI NO BRASIL O NUMERO 38 DE UM CALÇADO FEMININO NO IRÃ. SE VC PUDER ME INFORMAR FICAREI MUITO GRATO. SE NÃO, EU ENTENDO É UMA COISA DIFICIL DE FICAR SABENDO. OBRIGADO.

    • Obrigado, David! Infelizmente não sei como são os números de sapatos no Irã. Até fiz uma busca no Google, mas não encontrei nada confiável ou claro. Dica: por que você não dá uma bolsa para ela, por exemplo? Seria mais fácil. =) Abraço!

  4. ola sou do ira ai se escreveou que vc tem 10 minutes ligacaoes de graca pra usar apenas nessa sexta feira abraco!

Deixe seu Comentário