Desde as antigas construções do povo Asteca até as grandes obras dos colonizadores espanhóis, riquezas e cenas importantes do passado mexicano estão guardadas no coração do Centro Histórico da Cidade do México, também conhecido como Zócalo ou Plaza de la Constitución.

Segundo o Guia Quatro Rodas, essa região é considerada “a maior praça pública do Ocidente e terceira maior do mundo” e suas características provavelmente irão lhe trazer lembranças de outros centros históricos e Plazas de Armas pela América Latina como Lima, Santiago e Buenos Aires.

Dedicar um dia da sua viagem na capital mexicana para conhecer com calma este Patrimônio da UNESCO rende um ótimo programa 🙂

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Perto do Palácio de Belas Artes

Roteiro a pé pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade no México

Palácio de Belas Artes da Cidade do México

Comece seu dia caminhando até o lindo Palácio de Belas Artes. Infelizmente, quando chegamos lá ele estava fechado para visitação por causa da preparação para um evento de gala que aconteceria naquela noite.

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Palácio de Belas Artes

Casa dos Azulejos e Calle Francisco Madero

Siga até a Calle Francisco Madero, uma rua exclusiva de pedestres cheia de lojinhas, prédios antigos e de gente passando o tempo todo. Logo você vai encontrar a Casa dos Azulejos, um antigo prédio revestido em azulejos azuis e brancos típicos da região de Puebla.

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Casa de Azulejos

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Calle Francisco Madero

Lanchonete El Huequito

Se a hora do almoço ou da fome estiver se aproximando, a dica é almoçar no tradicional e baratinho El Huequito, um restaurante típico que oferece um ótimo taco al pastor, dica certeira da Anna Bárbara do Nós no Mundo 🙂

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - El Huequito Tacos al Pastor

Curiosidade: Pimenta no México é assunto sério 😛 Peça o seu taco al pastor e se prepare, pois ele fará com que toda a “picância” das comidas mexicanas do Brasil pareçam com copinhos de leite. Claro que você pode pedir uma versão menos picante, mas por que você faria isso? :mrgreen:

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - El Huequito Mentas

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Energias reabastecidas, é hora de seguir para o coração do Zócalo e conhecer um dos principais cartões postais da Cidade do México: a Catedral Metropolitana.

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Catedral Metropolitana

Por ser um país extremamente católico, assim como a Basílica de Guadalupe, a Catedral Metropolitana fica repleta de fiéis o dia todo. Ela começou a ser construída em 1573 e suas obras seguiram por todo o período colonial, por isso, grandes características barrocas fazem parte das fachadas e da estrutura interna da igreja.

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Catedral Metropolitana Interior 1

zocalo-centro-historico-cidade-do-mexico-21Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Catedral Metropolitana Interior 2

Não estranhe caso você fique com a sensação de que a igreja está “torta”. Infelizmente todo o centro histórico está sofrendo um processo de “afundamento” por conta da estrutura delicada do solo e dos terremotos que aconteceram no passado. Muitos prédios antigos da região apresentam grandes rachaduras, um desafio para todos que tentam preservar a memória e as tradições da cidade.

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Catedral Metropolitana 4Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Ruas

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Catedral Metropolitana Interior 3

Palácio do Governo / Palácio Nacional do México

Ao lado da Catedral Metropolitana, fica o Palácio do Governo ou Palácio Nacional do México. Quando visitamos o Zócalo, o México passava por grandes reformas no sistema educacional que poderiam gerar uma onda de desemprego entre os professores de todo o país. Por isso, muitos resolveram acampar por meses em frente ao Palácio num tipo de “occupy Cidade do México” e, devido às manifestações, as visitas ao palácio estavam fechadas até que tudo se resolvesse.

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - praça ocupada pelos professores

Dessa forma, não conseguimos visitá-lo e nem conhecer de perto os painéis que contam a história do povo mexicano pintados pelo Diego Rivera, grande artista mexicano e conturbado marido da Frida Khalo. Se você for para o Zócalo, aproveite que a entrada é franca e não deixe de conhecer o Palácio do Governo 🙂

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - Occupy dos Professores

Você pode ver mais detalhes sobre os arredores do Palácio no blog O Descobrimento da América do JB, pois ele também faz um retrato bem interessante sobre essa região da Cidade do México.  

Ruínas do Templo Mayor / Fortificações Astecas

Terminar o passeio visitando as Ruínas do Templo Mayor, perto da Catedral Metropolitana, é ótimo para quem quer conhecer mais sobre a cultura Asteca e suas antigas fortificações existentes dentro da Cidade do México.

Walking Tour

Você também pode aproveitar para fazer um Walking Tour gratuido pelo Centro Histórico / Zócalo e aprender um pouquinho mais sobre a história do coração da capital mexicana como sugere a Anna em seu post.

Outros roteiros e atrações no Centro Histórico / Zócalo

Esta é apenas uma pequena sugestão de roteiro pelo centro histórico da Cidade do México / Zócalo, pois essa região é repleta de pequenos museus, galerias, prédios históricos, capelas, praças e igrejinhas que também merecem uma visita, nem que seja no caminho entre uma atração maior e outra.

Zocalo Centro Histórico da Cidade do México - IgrejinhaZocalo Centro Histórico da Cidade do México - Mais da Igrejinha

Como exemplo temos o Museo del Templo Mayor, o Mercado A. Rodriguez, a Iglésia Nuestra Señora de Loreto, a Iglesia de Santo Domingo de GuzmánPlaza Garibaldi (para você ver um show de Mariachis), e muitas outras 🙂

Dica: Como em qualquer lugar do mundo, principalmente em cidades grandes e em locais com muita gente, nunca dê bobeira com seus pertences para não facilitar a vida dos batedores de carteiras e dos “mãos leves”. Veja este post em que falamos sobre segurança ao viajar para a Cidade do México.

Dica 2: Hospedar-se no Zócalo , como já comentamos no post sobre os melhores bairros para se hospedar na Cidade do México, pode não ser uma opção muito boa, pois a região não é das mais seguras para passear durante a noite. Por isso, se você optar por esse caminho, redobre sua atenção 😉

Qual o seu cantinho especial no Centro Histórico da Cidade do México?

 Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/


Ver em um mapa maior