A 80 km de Puerto Montt, Chiloé é uma ilha na costa do Chile, onde tudo é diferente, inusitado e cheio de lendas antigas. Apesar de já ter caído no gosto dos viajantes que buscam novos destinos, o arquipélago mantém um estilo rústico e de natureza preservada que encanta até quem prefere conhecer grandes cidades.

A região é repleta de programas e passeios de puro contato com a natureza, mas seu passado, tradições e mitos que rondam as conversas dos moradores também merecem a sua atenção.

O que é e onde fica Chiloé?

Chiloé é um arquipélago formado por cerca de 40 ilhas, ao sul da costa do Chile. Para comparação, a região fica a 1200 km ao Sul de Santiago e 1250 km do Valle Nevado, 1100 km ao norte da Patagônia chilena, a 520 km a oeste de Bariloche e 200 km de Puerto Montt.

As principais cidadezinhas (também chamadas de comunas) são Ancud, Chonchi e Castro, de onde partem muitos passeios de barcos pelas outras ilhas menores.

Hoje a pesca e o turismo são as principais fontes de renda do arquipélago.

passeios por chiloe no sul do chile 19

Quando ir para Chiloé?

Sabendo quando ir para Chiloé você evita os períodos de chuva e um frio muito intenso, que pode atrapalhar alguns passeios.

Por isso, a melhor época para visitar o arquipélago é o verão, de dezembro a março. Durante a estação as temperaturas chegam a 24 °C.

Raramente as temperaturas na região atingem níveis abaixo de -1 °C durante o inverno.

passeios por chiloe no sul do chile 03

Além disso, é durante a temporada mais quente do ano em que a vida selvagem de Chiloé dá as caras: os pinguins e baleias-azuis aparecem para dizer “oi!”.

Tente evitar ao máximo os meses entre maio e agosto que costumam ser bem chuvosos.

passeios por chiloe no sul do chile 16

Como chegar em Chiloé?

O aeroporto mais próximo do arquipélago é Puerto Montt, mas existem algumas alternativas. Não existem voos diretos partindo do Brasil para Chiloé. Por isso, o caminho mais conveniente é por Puerto Montt.

Você pode voar de Santiago até Puerto Montt e seguir de ferry, passando pelo Canal de Chacao, até as ilhas, ou incluí-las no seu roteiro pelos lagos chilenos.

Por fim, um pequeno aeroporto foi instalado na cidadezinha de Castro e alguns voos internos do Chile seguem até lá, dispensando a necessidade de um ferry para chegar a Chiloé.

passeios por chiloe no sul do chile 04

Como não vai dar para evitar as estradas, vale contratar os tours oferecidos pelas empresas de receptivos, muitas delas já estão próximas da região do aeroporto de Puerto Montt ou no centro de Puerto Varas.

Quem quer explorar a região com mais liberdade pode optar por alugar um carro em Puerto Montt. Assim você consegue percorrer várias das ilhas e fazer os passeios no seu próprio ritmo.

Falando em passeios…

passeios por chiloe no sul do chile 05

Quais são os melhores passeios de Chiloé?

Veja os principais programas para você organizar seu roteiro pelo arquipélago de Chiloé. Leve em consideração que a melhor forma de se locomover é contratando os passeios oferecidos pelas agências locais ou alugando um carro.

passeios por chiloe no sul do chile 07

Circuito de igrejas da Unesco

Você sabia que parte das igrejas de Chiloé está na lista oficial de Patrimônios da Humanidade da Unesco?

Essa é uma forma bacana de reconhecimento internacional da importância e do valor histórico, cultural e arquitetônico das igrejas construídas pelo povo chilote.

O circuito oficial tem 16 igrejas tombadas, sendo que nove delas ficam na costa leste de Castro, três em Lemuy, duas em Quinchao, uma em Caguach e uma em Chelín.

Uma das mais antiga delas é Santa Maria de Loreto de Achao, fundada no século 18.

passeios por chiloe no sul do chile 14

A tradição do arquipélago pelas igrejas vai além da rota. São cerca de 70 construções diferentes espalhadas pelas ilhas, todas feitas em madeira e da época das colonizações jesuíticas.

A visitação interna das igrejas é liberada e sem custo. Contudo, fique atento ao planejamento, pois algumas podem estar trancadas e você deve conversar com os moradores para achar com quem está com a chave (um pequeno jogo de detetive).

passeios por chiloe no sul do chile 02

Casas de palafitas em Castro

As típicas casas de palafitas, cartão postal de Chiloé, ficam em Castro.

Palafitas são aqueles suportes de madeira que servem de base para muitas casas ribeirinhas, afim de deixa-las mais elevadas para evitar inundações com a alta do nível do mar.

passeios por chiloe no sul do chile 13

As casinhas da região de Castro são coloridinhas, deixando um contraste com as colinas verdes ao fundo muito legal de se ver.

Depois de um forte terremoto que atingiu a região, algumas dessas estruturas ficaram mais fragilizadas, infelizmente. Contudo, muitas permanecem em pé e vale a pena conferir o panorama da região e fazer ótimas fotos.

passeios por chiloe no sul do chile 04

Jardim e museu em Ancud

O jardim do Fuerte San Antonio e o Museo Regional de Ancud (ou Museo Azul de las Islas de Chiloé) são duas paradas importantes para quem quer conhecer um pouco mais sobre o passado de Chiloé e a história dos seus colonizadores.

Desde 2011, o museu também é casa do Chiloé Heritage Center, dedicado exclusivamente na preservação e manutenção de todo o acervo do museu, como forma de resguardar as obras e a história de todo o arquipélago.

passeios por chiloe no sul do chile 19

Já o Jardim do Fuerte San Antonio fica na parte mais alta de toda de Ancud e tem uma das melhores vistas para o mar.

O forte de Chiloé foi construído no século 18, herança dos tempos da colonização espanhola da região. Atualmente, é uma das principais atrações turísticas da região e seu jardim rende ótimas fotos.

passeios por chiloe no sul do chile 12

Museo Regional de Ancud

  • Endereço: Libertad 370, Ancud. Site
  • Horários: terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 10h30 às 13h30. Fechado às segundas.
  • Ingressos: gratuito

Feira local da comuna de Dalcahue

A feira de Dalcahue, na costa leste de Chiloé, é o ponto ideal para quem gosta de comprar artesanato regional. Obras artesanais de diversos artistas de toda a região de Chiloé ficam expostas e podem ser compradas pelos viajantes.

A estrutura da feira feita numa casa antiga e típica foi montada em 2005 e logo se tornou um ponto de parada essencial.

Lá você vai encontrar meias, gorros, suéteres, bonecos de lã, enfeites de mesa com miniaturas de igrejas… tudo com o toque especial dos artesãos de Chiloé.

passeios por chiloe no sul do chile 21

Feira Artesanal de Dalcahue

  • Endereço: Pedro Montt, 105-138, Dalcahue
  • Horários: segunda a domingo das 9 hrs às 20 hrs.

A pinguinera de Puñihuil

A pinguinera de Puñihuil, na baía de mesmo nome perto de Ancud, é o ponto de encontro de simpáticos pinguins que escolheram o destino como férias de verão.

E quem consegue resistir a eles, não é mesmo?

A melhor época para encontrar os pinguins em toda sua elegância de smoking preto natural é durante os meses de dezembro a março.

Essa é a época em que os pinguins migram para a região Sul do Chile para acasalarem e botarem seus ovos. Alguns meses depois é possível ver os pinguinzinhos andando nas ilhotas de Puñihuil.

Para ter uma visão melhor e poder chegar de perto dos animais, faça o passeio de barco que leva os turistas da praia de uma das ilhas até próximo dos pinguins, em um passeio de 30 minutos.

As passeios são feitos apenas na temporada de setembro a março e as saídas ocorrem em horário marcado.

passeios por chiloe no sul do chile 20

Passeio de barco na Pinguinera de Puñihuil

  • Endereço: Praia de Puñihuil. Site
  • Horários: de setembro ao fim de março: 10:45 – 12:00 – 12:15 – 12:30 – 13:45 – 14:00 – 14:15 – 15:30 – 15:45 – 16:00 – 17:15 – 17:30 e 17:45
  • Ingressos: adultos – cerca de 50 reais

Prática de esportes e atividades ao ar livre

A melhor parte de Chiloé são as atividades ao ar livre. Desde observar os pinguins, admirar a estrutura das casinhas nas palafitas ou só contemplar as paisagens, o forte está em ver onde o sol toca. Por isso, atividades de caminhada, caiaque, cavalgada, pesca esportiva e observação de pássaros são alguns dos programas disponíveis na região.

Alguns hotéis mais exclusivos oferecem passeios e roteiros diferentes para os seus hóspedes, por isso vale confirmar a programação antes de fechar algum pacote.

passeios por chiloe no sul do chile 23

Andando de barco em Chiloé

Uma maneira bacana de conhecer as pequenas ilhotas que fazem parte de Chiloé é aproveitando os passeios de barcos.

passeios por chiloe no sul do chile 01

O verão e a primavera costumam ser mais generosos com o turista que quer aproveitar dias mais ensolarados, com temperaturas amenas e que quer fugir das chuvas.

É comum encontrar diferentes empresas receptivas que fazem tours pela costa das ilhotas de Chiloé.

As empresas receptivas da região, normalmente, costumam fazer passeios pelas regiões costeiras a partir das ilhas de Ancud, Castro e Chonchi.

passeios por chiloe no sul do chile 06

Comidas típicas de Chiloé

Impossível seguir viagem por Chiloé e não provar o tradicional curanto, um prato típico preparado com muito orgulho pelos moradores para os turistas que visitam as ilhas.

O prato é composto essencialmente por cozido de mariscos, carne de porco e linguiças que ficam cozinhando na terra com pedras quentes e cobertas por uma folha chamada nalca. O prato também pode vir acompanhado de panquecas de banana e um tipo de vinagrete com coentro.

O Chile tem diversas comidas típicas que fazem a alegria de qualquer um.

passeios por chiloe no sul do chile 17

Onde ficar em Chiloé?

Por ser um destino ainda em desenvolvimento, alguns empreendedores resolveram apostar no potencial de Chiloé e lançaram hotéis de alto padrão.

passeios por chiloe no sul do chile 10

Se você gosta de hotéis com mais personalidade, comece procurando pelo Hotel Parque Quilquico, o Refugio Pullao, o Sizigia Centro de OCIO Territorial Hotel ou o Tierra Chiloé.

Esse último, aliás, traz uma proposta bacana de ser um lodge sustentável, mesclado as melhores vistas da região, exibidas através das grandes janelas de vidro por toda a instalação e, principalmente, nos quartos. Além disso, o local tem um spa próprio, onde dá para fazer aquela massagem digna das suas férias (e todos os passeios e refeições já estão inclusos na sua diária)

passeios por chiloe no sul do chile 09

O Sundaycooks viajou para Chiloé a convite do Turismo do Chiloe e do grupo Tierra Hotels.