Está no ar mais um capítulo da saga da nossa querida Mabê em sua viagem para a Escócia. Ano passado ela fez um intercâmbio em Londres e resolveu contar alguma de suas aventuras aqui no Sundaycooks :D

Os escoceses são MUITO simpáticos. Não que os londrinos não sejam, mas a simpatia deles é quase uma coisa… brasileira. Eles são realmente felizes em atender e fazem questão de conversar, virando seus melhores amigos nos primeiros minutos. E foi assim que me apaixonei pela Escócia em apenas um dia.

Roteiro de Edimburgo - Vista do Castelo de Edimburgo 2

Roteiro de 1 dia em Edimburgo

De Londres a Edimburgo

Chegamos 1h mais cedo na estação King Cross em Londres por um simples motivo: comprei os tickets pela internet e iríamos imprimir numa máquina na estação. Como era a primeira vez que fazia isso, fiquei com medo de dar algum problema e a gente precisar de alguma ajuda. Não deu nem 2 minutos já estávamos com os tickets na mão, sobrando tempo para dar uma passadinha na Accesorize, porque né?

O trem era SUPER confortável e nós ficamos numa mesinha para 4 pessoas, com wifi e tomada para carregar o celular, ou seja, poderíamos morar ali. As meninas dormiram e eu fiquei acordada a viagem toda, olhando a paisagem. O céu estava especialmente lindo naquele dia, olha:

Roteiro de Edimburgo - no caminho entre Londres e Escócia

4h30 depois, chegamos ao nosso destino: Edimburgo. Quando saímos do trem, olhei para baixo e vi aquele mar de gente. Fiquei olhando e achei meio mágico, sabe? Você pega um trem tá em outro país e é assim… livre.

Chegando em Edimburgo

Chegamos ao meio dia na Waverley Station, a estação central de Edimburgo. Eu criei o mini-roteiro abaixo com a ideia de passear no que fosse possível até chegar a hora do check-in no hostel às 14h e deixar as mochilas lá para explorar a cidade.

Saímos na Prince Street, uma das ruas principais da cidade, e já encontramos um monumento grandão lindo. Enquanto caminhávamos em direção a ele, vi que havia ao nosso lado um Touristic Info ou, em outras palavras, mapinhas gratuitos da cidade. Apesar de eu utilizar muito o Google Maps, acho importante ter um mapa offline para nos guiarmos.

Lá dentro, pegamos o mapa da cidade e já fechamos o tour Scottish Highlands, um ônibus que nos levaria aos arredores da Escócia em uma das paisagens mais lindas que já vi em toda minha vida.

Olar monstro do Lago Ness e vaquinhas cabeludas 😛 Mas isso é assunto para o próximo post, ok?

Roteiro de Edimburgo - Scott Monument

Ao sair dali, fomos em direção àquele grande monumento. Foi então que acabei descobrindo que ele se chama Scott Monument em homenagem ao escritor Walter Scott. Pode não parecer, mas ele tem mais de 60 metros de altura (!!!), e de lá de cima é possível tirar fotos maravilhosas da cidade. Sim, é possível subir até seu topo, coisa que eu descobri só depois de voltar para o Brasil 🙁 Se você quiser ter uma ideia de como é lá do alto, googlaí “view from scott monument” e delicie-se!

Isso era o que a gente pretendia fazer no Sábado.

Roteiro de Edimburgo - mapa 1

O roteiro que fizemos em Edimburgo

E isso é mais ou menos o que a gente fez:

Roteiro de Edimburgo - mapa 2

Chegamos de tarde e passaríamos todo o dia seguinte viajando pela Escócia, então a gente tinha pouco tempo livre.

O programado era conhecer a Princess Garden Street, o Castelo de Edimburgo, a The Elephant House (o café onde a J.K. Rowlling começou Harry Potter) e escalar o Arthur’s Seat. Tirando o último, fizemos todo o restante e muito mais.

The Elephant House (o café onde Harry Potter começou <3)

Roteiro de Edimburgo - ClichêsRoteiro de Edimburgo - Dentro do Castelo de Edimburgo

Abre parênteses ( pois é, nós perdemos uma das atrações turísticas mais visitadas da Escócia :/ Mas o tempo estava péssimo, chovendo e estávamos com pouco tempo para decidir onde ir. Por isso, achamos que poderíamos perder todo o restante se fôssemos até o Arthur’s Seat. Facts of life…) Fecha parênteses

Roteiro de Edimburgo - Parque na Cidade

Almoçamos num pub próximo do hostel esperando a hora de deixar nossas mochilas lá e voltar para rua. Todas nós estávamos morando há pelo menos 2 meses em Londres e ficamos um pouco assustadas com o atendimento: os escoceses são MUITO simpáticos. Ok, passei poucos dias lá, mas aconteceu isso até na rua com pessoas que, do nada, paravam e conversavam com a gente. Achamos aquilo tudo muito mágico. É impossível você ir à Escócia e não se sentir à vontade, porque eles fazem de tudo para que cada momento seja especial. Mesmo.

Roteiro de Edimburgo - The Scotch Whisky Experience

Os escoceses são um povo diferente, animado. Até a noite da cidade ferve de um jeito especial. Mas voltemos para a tarde. Depois de deixarmos nossas coisas no hostel, fomos até a Princess Garden Street, que é um parque lindo, dividido pelo The Mound: uma ladeira (bota ladeira nisso) que liga a Old Town e New Town. Lá ficam 3 museus importantes: Royal Scottish Academy, National Gallery of Scotland e Museum on the Mound, todos com entrada gratuita \o/ Passamos mais tempo que o esperado no National Gallery of Scotland, o museu que eu mais recomendo dessa lista 🙂

Roteiro de Edimburgo - Cidade lotada

Nesse mesmo final de semana estava acontecendo um festival na cidade que estava lotada de visitantes. Todos os hotéis estavam ocupados e de dia eu me sentia na 25 de Março.

Quando falei que ia visitar a Escócia, ouvi de uma menina a seguinte frase “Edimburgo é como passear dentro de um castelo, é tudo tão lindo e antigo” e eu não poderia ter falado melhor. É uma cidade apaixonante de várias formas diferentes, o que nos fez andar por mais de 10 horas nesse primeiro dia, mesmo tendo que acordar cedo na manhã seguinte 🙂

Roteiro de Edimburgo - Vista da Cidade

Antes de dormir, confessamos estar arrependidas de passar só um fim de semana naquele país. E foi assim que me apaixonei pela Escócia em apenas um dia.

Marina Bonafé

Planejando uma viagem para Edimburgo - Mabê27 anos, mineira viciada em marketing, gatos, vídeo-game, livros e séries. Objetivo: ser nômade digital e conquistar 24 territórios à sua escolha.

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário