Um tema que já comentaram aqui no blog algumas vezes é a existência de notas falsas de Nuevos Soles no Peru. Já ouvimos casos de leitores que receberam notas falsas em táxis, em lojas, em camelôs e até em bancos o.O Por isso, criamos este post com dicas sobre como identificar notas falsas e evitar receber essas notas durante uma viagem 🙂

Como identificar notas falsas de nuevos soles no Peru - Notas verdadeiras 1

Dicas para evitar receber notas falsas no Peru

Primeiro, vamos deixar claro que receber notas falsas de Nuevos Soles no Peru é possível, mas não é tão comum quanto na Argentina. Em duas viagens e mais de 30 dias pelo país, nós nunca pegamos uma nota falsa sequer.

Talvez tenha sido sorte, mas acredito que, tomando as devidas precauções, você evita a maioria dos problemas 🙂

Leia também:

Qual moeda levar para o Peru?

Faça saques em lugares seguros

Quanto mais seguro o local, menores as chances de receber uma nota falsa. Bancos, aeroportos, shoppings, lojas grandes e até dentro de McDonald’s são bons lugares para fazer saques. Isso porque notícias de notas falsas nesses lugares poderiam prejudicá-los.

Dê preferência para caixas eletrônicos com as bandeiras dos bancos. Alguns dos caixas que já usamos foram: BCP (Banco Central do Peru), BBVA, Scotiabank, Interbank e Caja Arequipa.

Como identificar notas falsas de nuevos soles no Peru - Caixas eletrônicos

A GlobalNet (uma espécie de Banco 24h deles) é a detentora da maioria dos caixas eletrônicos do país e nunca tivemos problemas nos vários saques que fizemos, mas alguns leitores disseram que receberam notas falsas em seus caixas 🙁 Sendo assim, se puderem evitar os caixas da Global Net, principalmente em lugares mais afastados, melhor.

Troque dinheiro em hotéis ou lojas de confiança

Se você fizer um saque, provavelmente irá receber notas de 100 e 50 soles. A primeira dica é procurar um café ou lojinha próxima para trocar pelo menos uma dessas notas ao chegar no país. Assim você já fica com notas menores para usar nos táxis, evitando que eles lhe deem notas grandes (e mais comumente falsificadas) de troco.

Em geral, os hotéis sempre trocam dinheiro para os hóspedes e também são locais onde a probabilidade de pegar uma nota falsa é menor. Além disso você ainda pode conferir as notas com mais calma se estiver desconfiado.

Nunca troque dinheiro na rua

Em Lima, é muito comum ver gente trocando dinheiro na rua, contudo, como não existe qualquer tipo de fiscalização para esses cambistas, a chance de receber notas falsas de Nuevos Soles é bem maior. A cotação desses cambistas pode ser um pouco melhor que a de uma casa de câmbio oficial, mas não acho que o risco valha a pena. Isso sem mencionar que ficar movimentando dinheiro na rua não é seguro.

Leia também:

Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu?

Nunca pague o táxi ou barraquinhas de souvenir com notas grandes

Táxis são os locais mais comuns de se receber notas falsas de Nuevos Soles, por isso tente pagar sempre com notas pequenas e moedas para evitar que o troco seja dado em notas acima de 10 ou 20 soles. O mesmo vale para as barraquinhas de souvenir e artesanato.

A dica aqui é sempre tentar deixar o valor do troco o menor possível para diminuir o prejuízo caso receba alguma nota falsa :/

Não aceite notas de 200 soles

As notas de 200 soles são as mais falsificadas e, por essa razão, não é todo lugar que a aceita. Sempre que for trocar dinheiro (Dólar, Euro ou Real), peça notas pequenas, de no máximo 100 ou 50 soles, para evitar problemas.

Agora, se você não tiver dinheiro trocado ou se o vendedor/taxista não tinha nota menor para dar de troco, como saber se as notas de Nuevos Soles são falsas?

Como identificar uma nota falsa de Nuevos Soles?

O governo do Peru tem uma cartilha muito boa sobre o assunto que pode ser encontrada aqui. Segundo eles, de maneira geral, são necessários 3 passos para identificar se uma nota é falsa ou não: Tocar, Olhar e Virar.

Tocar

A textura da nota não é lisa como num papel normal. Também é possível sentir em alto relevo os escritos Banco Central de Reserva del Peru.

Como identificar notas falsas de nuevos soles no Peru - Relevo e Textura

Uma moça da iPeru também nos disse que as notas verdadeiras, ao serem amassadas de leve, voltam ao seu estado normal, enquanto que as notas falsas não voltam. Para testar, coloque a nota na palma sua mão e feche-a sem apertar muito. Se ao abrir a nota desamassar, ela é verdadeira.

Note que, quanto mais antiga ou gasta a nota, menos eficiente é esse método.

Olhar

  • A marca d’água das notas de Nuevos Soles deve corresponder à imagem presente na nota.
  • No canto superior da nota, exite um número incompleto que, ao ser colocado contra a luz, deve aparecer completo e de maneira perfeita.
  • O número de série presente na parte inferior da nota deve ser igual ao número presente na lateral da mesma.

Como identificar notas falsas de nuevos soles no Peru - Marca D'Água

Virar

O número grande que aparece em fúcsia (ou rosa para os desprovidos de slots de cor como eu) deve mudar de cor para uma espécie de verde ao ser deitada em frente aos seus olhos. Já a nota de 200 soles apresenta esse número maior em cor cobre que muda para verde. Nessa posição, também é possível ver o número oculto, correspondente ao valor da nota, ao lado da imagem. Confesso que em algumas notas eu tive uma certa dificuldade nessa última parte 😛

Como identificar notas falsas de nuevos soles no Peru - Cor dos números grandes

As notas de 100 e de 200 novas também contam com dispositivos extras de segurança como uma fita em que é possível ver figuras de peixes indo de um lado a outro ao mover a nota.

Como identificar notas falsas de nuevos soles no Peru - Fita especial

Falsificação de moedas de Nuevos Soles

Segundo a atendente da iPeru, só as moedas de 5 soles têm sido falsificadas. Ela disse que essas têm uma cor amarela bem mais forte, quase tosca, se comparada às moedas verdadeiras.

Conclusão

Tomando as devidas precauções, você terá menos chances de pegar uma nota falsa, mas se estiver na dúvida, o “Toque, Olhe, Vire” acima irá ajudar a confirmar se a nota que você recebeu é falsa ou não 🙂

Deixe sua dica, dúvida ou relato na caixa de comentários aí em baixo 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Como identificar notas falsas de nuevos soles no Peru - Notas verdadeiras 2

Se gostou do que viu, assine o blog!


    3 Comentários
  1. Olá, estamos indo para machu pichu / cuzco em uma viagem de 6 dias, qual é uma boa quantia para levar em dinheiro local? parabens pela pagina!

    • Yaro,

      Tudo vai depender do seu estilo de viagem. Alguns são mais econômicos, outros mais castões… geralmente eu calculo 50 dólares por dia, sem contar a hospedagem, mas tendo em vista a alta do dólar e os custos dos passeios, esse valor pode variar também.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] Como identificar notas falsas de Nuevos Soles no Peru […]