Depois de fazer Bar Hop em Orlando e Pub Crawl em Londres, foi a vez de fazer um Beer… não, pera um Café Walk e visitar os melhores cafés de Praga. Mas, Fred, de onde você tirou essa lista? Da cartola? Quase isso, caro leitor 😛 Essas dicas são de uma guia que fez o city tour comigo, do recepcionista do hotel e de uma amiga russa que estava na mesma press trip que eu.

Guia dos melhores e mais conhecidos cafés de Praga

A República Tcheca é conhecida pela qualidade de suas cervejas, mas alguns cafés de Praga são ótimos e lhe darão uma aula de arquitetura e arte tcheca, uma bela vista para passar o tempo ou simplesmente o melhor cheesecake que você irá provar na vida 😀

Os melhores cafés de Praga

Apesar de alguns estarem aqui mais por sua localização ou por seu nome, todos merecem ser visitados se você tiver tempo. Sendo assim, leia a lista até o final para descobrir o melhor café de Praga segundo o Fred, este autor que vos fala :mrgreen:

Dica: Para pedir um espresso de verdade, peça o espresso picolo, caso contrário você tem 50% de chance de tomar um espresso aguado de americano >.<

5 – Café Tramvaj

Os melhores cafés de Praga - Tramvaj 1

Se você já viu alguma foto da Praça Venceslau, provavelmente também já viu o Café Tramvaj 😉 Seus donos restauraram dois antigos bondinhos e adaptaram uma cafeteria dentro deles bem ali, no meio da praça e em frente ao Grand Hotel Evrope, garantindo uma bela vista para o Museu Nacional de Praga. Contudo, o preço do espresso é tão absurdo (85 CZK = 9,35 reais) que a visita vale apenas para tirar fotos. Por fora.

Classificação: Mais caro do que bom.

Os melhores cafés de Praga - Tramvaj 2

4 – Café Louvre

Os melhores cafés de Praga - Café Louvre 1

Outro café super conhecido e procurado pelos turistas na cidade, mas que vale a pena pela história que ele carrega. Em funcionamento desde 1902, o Café Louvre era o favorito de escritores e artistas locais, como Franz Kafka, e também era frequentado por Albert Einstein quando ele era professor em Praga. Infelizmente, em 1948, o café foi fechado pelos comunistas, sendo reaberto apenas em 1992 depois de uma grande reconstrução.

Classificação: Bom para quem quer tomar um café envolto em história (e turistas).

Os melhores cafés de Praga - Café Louvre 2

Leia também:

Onde ficar em Praga para aproveitar melhor a cidade?

Ofertas de Hotéis em Praga

Oferta de Hotéis na Repúplica Tcheca

 Os melhores cafés de Praga - Café Louvre 3

3 – Grand Cafe Orient

Os melhores cafés de Praga - Grand Cafe Orient 2

A República Tcheca foi um dos poucos países a empregar o cubismo tanto em sua arquitetura quanto em sua mobília, cerâmica e vidro. O único exemplo de prédio feito neste estilo de todo o país, chamado de “Prédio da Viúva Negra”,está em Praga, justamento no edifício em que se encontra o Grand Café Orient, com sua decoração e móveis todos no estilo cubista.

Classificação: Interessante para quem gosta desse ar de anos 20 e aprecia arquitetura e designs diferentes.

Os melhores cafés de Praga - Grand Cafe Orient 1Os melhores cafés de Praga - Grand Cafe Orient 4

Os melhores cafés de Praga - Grand Cafe Orient 3

2 – Café Lucerna (Kavárna Lucerna)

Os melhores cafés de Praga - Café Lucerna 1 David Cerny

O que mais chama a atenção no Café Lucerna não é o fato de ser o café do cinema de mesmo nome (ainda há cinemas puros no mundo!) ou de parecer que parou no tempo várias décadas no passado. O que realmente chama a atenção é a bela (?) estátua do “cavalo de cabeça-para-baixo” do David Cerny. Assim como muitos artistas, David não comenta sobre sua obra, mas muitos dizem que esta é uma crítica à estátua do Rei Venceslau na praça homônima.

Os melhores cafés de Praga - Café Lucerna 2 David Cerny

No café, procure sentar nas mesas próximas à janela para apreciar a paisagem e os turistas que procuram pela estátua (este é um bom momento para fazer um pouco de #photobomb :mrgreen: ). Outra dica é comer o Medovnik, uma espécie de bolo de mel gigante e recheado, típico do leste europeu 🙂

Classificação: Para quem quer se sentir nas décadas de 40-50 e que gosta de fazer people watch.

Os melhores cafés de Praga - Café Lucerna 4

1 – Café Ebel, o melhor café de Praga

Nessa press trip para Praga, a Nadja, uma russa que viajava conosco, me falou de um café que tinha seu sobrenome. Confesso que não dei muita bola na hora, mas já que eu estava procurando cafés para conhecer na cidade, resolvi dar uma passadinha por lá.

Os melhores cafés de Praga - Café Ebel 3

Numa ruelinha lateral do principal caminho que leva da Ponte Carlos ao Relógio Astronômico, quase escondido, está o Café Ebel. Pelo lado de fora ele pode não chamar muita atenção, mas basta ver a plaquinha com os tipos de café logo na entrada para perceber que você está no lugar certo 😛

Os melhores cafés de Praga - Café Ebel 7

Era quase meio dia e eu já tinha passado por 3 cafés diferentes naquele dia. Almoçar nem seria preciso, mas aquela placa me dizia que eu deveria entrar e provar alguma coisa.  Eles devem saber fazer café direito aqui, pensei. Olho para o lado e vejo um lindo cheesecake de morango. Pra que mesmo eu faço dieta? Ah, para poder aproveitar na viagem! Um espresso e um cheesecake, por favor.

Os melhores cafés de Praga - Café Ebel 1Os melhores cafés de Praga - Café Ebel 2

Sento numa das poucas mesas, me segurando para não deixar a expectativa tomar conta, afinal, mais difícil que me agradar com um café é me agradar com um cheesecake. Pouco tempo depois a garçonete chega com meu pedido. Não estão bonitos, mas vamos lá, quem vê cara não vê coração.

Pausa para tirar foto e postar no Instangrão.

Os melhores cafés de Praga - Café Ebel 5

Começo pelo café. Italiano, encorpado e forte, do jeito que eu gosto e melhor que qualquer Nespresso por aí 😀 Pronto, a expectativa foi na estratosfera.

Os melhores cafés de Praga - Café Ebel 4

Prova o cheesecake. Não acredita. Prova de novo. Esquece do café. Come quase tudo de uma vez. Meu Deus! Esse é o melhor Cheesecake que eu já comi! Nota 12 na escala Pepolino (que só vai até 10).

É por isso que o Café Ebel ganha o posto de melhor café de Praga. Tudo isso a 50m da rua de pedestres mais movimentada da cidade 😀 Obrigado pela super dica, Nadja!

Classificação: A prova de que é nos lugares mais inesperados que encontramos as melhores surpresas.

Os melhores cafés de Praga - Café Ebel 6

Bônus: Café Potme (Kavárna Potme)

Um dos cafés de Praga que eu, infelizmente, não consegui visitar foi o Café Potme. Nossa guia nos disse que esse é um café em que todos os garçons e funcionários são cegos e, para ficar mais interessante, todo o espaço também é escuro. Já imaginou como deve ser divertida essa experiência sensorial?

Pena que naquele dia o café ainda estava fechado e no dia seguinte ele já havia sido desmontado, pois abre apenas alguns dias por ano em Julho :/ Alguém me chama pra ir lá de novo? 😀

Os melhores cafés de Praga - Café Potme

Qual o seu café preferido de Praga?

Já foi no Café Pompte? Conte pra nós como foi 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/


Veja em um mapa maior