Entre a visita surpreendente pelo Complexo el Brujo para ver a Senhora de Cao e a cereja do bolo mais aguardada Chan Chan, visitamos quatro outras importantes huacas de Trujillo que lembram bastante as ruínas que visitamos em Lima. Esses sítios arqueológicos pré-incas são uma parte significativa da cidade de Trujillo, por isso fomos lá conferir suas histórias e segredos.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 1

Os sítios arqueológicos de Trujillo

Huacas del Sol e de la Luna

Abertas à visitação pública desde 2011, as Huaca del Sol e Huaca de la Luna são os mais importantes sítios arqueológicos da região de Trujillo depois de Chan Chan e do Complexo el Brujo.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 4

A Huaca de la Luna, mais elaborada e rica em detalhes, era o centro religioso do povo Moche e concentra, atualmente, a maioria dos estudos e escavações. Já a Huaca del Sol fica em segundo plano por ser considerada o centro político-administrativo daquela civilização.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 7

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca del Sol

É na Huaca de la Luna que encontramos os símbolos mais bem preservados e complexos dentre todas as huacas de Trujillo. Muitas das paredes pintadas e esculpidas são datadas de 400 d.c. e em muitas delas você vai encontrar representações do Deus das Montanhas e outros semi-deuses.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 3 Deus da montanha

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 9

Perceba como algumas paredes são menos detalhadas nos níveis superiores quando comparadas às dos níveis inferiores . Isso pode ser um indicativo de que talvez os sacerdotes já estivessem começando a perder sua influência sobre a população.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 2 Paredes de diferentes tempos 2

Dica: Passeie por dentro da Huaca de la Luna com esse street view the fizemos.

O pátio externo era onde aconteciam as cerimônias e as apresentações dos guerreiros aos sacerdotes, momento em que eram escolhidos os que seriam sacrificados aos Deuses.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 11 Muro dos mitos

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 10 Muro dos mitos

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 12 Muro dos mitos

Observe a complexidade dos símbolos nos muros. Muitos pesquisadores até hoje não sabem ao certo o que eles representam dentro do contexto desta sociedade pré-inca.

A civilização Moche que construiu esse complexo prosperou entre os anos 100 e 600 d.c., até que as fortes chuvas do El Niño assolaram a região por mais de 36 dias seguidos. Antes de pensar que 36 dias de chuva não são nada, lembre-se de que Trujillo recebe apenas 20L de chuva por ano e que, naquela época, tudo era feito de barro. Ou seja, quando muita água caí do céu, era desastre na certa.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 6

A elite religiosa acreditava que toda aquela chuva era uma forma de punição dos Deuses, por isso ordenaram a realização de sacrifícios humanos na Huaca de la Luna para pedir trégua aos céus. Como os primeiros sacrifícios não acabaram com as chuvas (esse foi um dos piores El Niños de que se tem registro), eles ordenaram mais e mais sacrifícios, chegando a centenas deles.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 8

Foi então que o povo começou a perder a confiança e a fé tanto nos sacerdotes quanto nos soberanos e a questionar suas palavras, já que estes não conseguiam mais controlar a ira dos Deuses. Nesse momento aconteceu a grande ruptura que viria a acabar com a civilização Moche e que culminaria, alguns séculos mais tarde, com o surgimento da civilização Chimu, cujos soberanos teriam um comportamento mais político e menos influenciados pela religião.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 5 Valle de Moche

Curiosidade: O surgimento da civilização Chimu se deu por volta do ano de 850 d.c. quando os Wari chegaram ao Valle de Moche (onde estão as Huacas del Sol e de la Luna) e dominaram o que restou do povo que ali vivia.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Não deixe de visitar o museu anexo ao complexo que exibe importantes peças encontradas ao longo dos trabalhos de escavação e restauro.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Museu das Huaca del Sol e Huaca de la Luna

Huaca Arco Iris / Huaca del Dragón / Huaca Arco de Vela

A Huaca Arco Iris, também conhecida como Huaca del Dragón ou Huaca Arco de Vela, fazia parte do grande complexo de Chan Chan e era o local onde as atividades religiosas do povo Chimu aconteciam.

O templo foi construído por volta de 1100 d.c. como uma tentativa de frear as mudanças climáticas e os fortes efeitos do El Niño que tanto afetavam a região. Como naquela época os Chimus ainda não tinham consciência desse fenômeno, eles acreditavam que essa era uma forma dos Deuses mostrarem seu descontentamento com a população local. Muitas acreditam que este também foi um templo dedicado à fertilidade e às chuvas nos Andes, tão importantes para suas plantações.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca Arco Iris ou Del Dragón 3

Há 40 anos, quando os primeiros arqueólogos começaram a trabalhar no restauro, técnicas e materiais rudimentares foram utilizados. Isso acabou afetando as próprias instalações originais e prejudicando seu estado de conservação como um todo.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca Arco Iris ou Del Dragón 2

Huaca Esmeralda

Outro templo do povo Chimu em Trujillo, a Huaca Esmeralda é mais nova do que a Arco Iris e datada por volta do ano de 1375. Acredita-se que este era um ponto de veneração ao mar e à lua, já que os Chimus eram muito ligados a esses elementos da natureza.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca Esmeralda 1

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca Esmeralda 2

Como chegar às Huacas e aos sítios arqueológicos de Trujillo?

Assim como fizemos com Valle Sagrado durante a nossa primeira viagem ao Peru, optamos por um tour privado com um guia que nos explicasse cada detalhe da historia da região, um fator que consideramos importante para compreender tudo o que aconteceu e todos os povos que passaram por ali.

Como essas huacas ficam dentro de Trujillo, se você não estiver com um tour guiado (seja particular ou compartilhado), a melhor opção é utilizar o táxi que lhe custará de 5 a 20 soles dependendo da huaca de destino. Se você quiser um pouco mais de aventura, tente pegar o ônibus (de 1 a 3 soles), mas nunca use um carro alugado, pois o trânsito no Peru é terrível!

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca Esmeralda 3 Cachorro pelado peruano

Ingressos para as Huacas e sítios arqueológicos de Trujillo

Nos mesmos moldes do boleto turístico de Cusco, aqui você compra um ticket chamado Complejo Arqueológico de Chan Chan – Huaca Arco Íris que lhe dá direito a entrar em Chan Chan, na Huaca Arco Íris, na Huaca Esmeralda e no Museu Sítio de Chan Chan, tudo isso por apenas 10 soles e válido por 2 dias.

Já o ingresso para as Huacas do Sol e de la Luna custa 10 soles e a entrada para seu Museu custa 3 soles.

Quais sítios arqueológicos devo visitar em Trujillo?

De todos os sítios arqueológicos de Trujillo, os indispensáveis são Chan Chan e as Huacas del Sol e de la Luna, mas eu também incluiria o Complexo el Brujo / Senhora de Cao, pois essas são experiências fascinantes no Peru e diferente dos outros legados arqueológicos do país mais conhecidos como o Valle Sagrado, Cusco e Machu Picchu.

O Sundaycooks fez o tour guiado pelo Complexo El Brujo com o apoio da Fabulous Peru Tours.