Semana passada a Folha de São Paulo publicou uma matéria afirmando que, segundo declarações da Ministra da Cultura do Peru Diana Alvarez Calderón, Machu Picchu terá visitas noturnas e descontos em alguns ingressos até o final do ano.

Segundo a Ministra, a ampliação dos horários de visitas e os descontos nos ingressos buscam distribuir de maneira mais proporcional o número de visitantes que passam por Machu Pichu todos os dias, afinal, “90% dos visitantes se concentram no período da manhã e apenas 10% no período da tarde”.

Machu Picchu - Lhamas

Mais horários para visitar Machu Picchu: Yay ou Nay?

Minha primeira intenção era trazer essa novidade fresquinha para vocês, afinal um passeio ao cair do dia pela cidade perdida dos Incas deve ser algo, no mínimo, deslumbrante. Mas passada a euforia, resolvi confirmar essa informação com as nossas fontes em Cusco.

Já que o governo anunciou as mudanças, quando elas começam a valer? Quais serão os procedimentos?

Conversamos com o Fredy Medina da agência Fabulous Peru Tour sobre o assunto e ele nos disse que seus contatos no Ministério do Turismo afirmaram que receberam a informação de que a mudança/ampliação dos horários acontecerá a partir do final de Agosto. Contudo, eles também disseram que ainda não existe nenhum documento oficial formalizando as alterações mencionadas pela Ministra, o que nos leva a crer que elas, no mínimo, atrasarão.

Mais uma foto da bela Machu Picchu

Sendo assim, ainda é muito cedo para tentar planejar seu roteiro por Machu Picchu pensando apenas nesses novos horários ou descontos tarifários anunciados nas matérias.

A dica por enquanto é: organizar sua viagem tendo em vista o horário oficial de abertura de Machu Picchu – das 6 às 16:30 – e os valores de ingressos e tickets atuais.

Leia também:

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu?

Machu Picchu: eram os deuses astronautas?

Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas

Como ir para Machu Picchu

Vamos esperar essa notícia se concretizar para começarmos a programar um dia diferente em Machu Picchu. Qualquer novidade sobre o assunto, nós avisamos por aqui 😉

Enquanto isso, boa viagem e aproveitem bastante esse destino mágico do nosso mundão 😀

Leia mais sobre o assunto na Folha de São Paulo e no jornal peruano El Comercio.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    10 Comentários
  1. Vou para o Peru em abril e acabei de ver no site do governo que eles estão vendendo ingressos para entrada a partir das 13h, por um valor bem reduzido, 45 soles (o ingresso normal custa 128 soles). Mas aparentemente o horário de abertura da cidade não foi ampliado. É necessário sair até às 17h.

    • Obrigado pela informação Renata. Imagino que isso seja pra poder manter a cidade cheia ao vender os ingressos restantes mais baratos (e para um período menor de tempo). Acho que é uma opção interessante pra quem quer visitar machu picchu em 2 dias. O primeiro, chega-se mais tarde, faz esse passeio de 4h, depois no dia seguinte faz o passeio completo e com Huayna Picchu 😉

  2. Foi exatamente o que eu pensei 😉

  3. Ola

    Pretendo viajar para Machu Picchu em Dezmbro deste ano vou ficar apenas 4 dias, gostaria de saber se é tempo o suficiente para conhecer o lugar.

    Já agradeço pela atenção.

    Parabéns pelo blog.

  4. Estou indo para o Peru em maio e já estou com o roteiro quase pronto, graças às preciosas informações do site!!!
    Porém, estou com uma dúvida: comprei ingresso para o Vistadome com uma promoção que inclui buffet de almoço no restaurante do hotel Belmond, chegarei no final da tarde. Visitarei MP logo na abertura do parque, contratei um guia que ficará comigo até as 8:30. Os horário disponíveis para o almoço são: 11-12:45h ou 14:30-15:30, minha dúvida é se devo voltar para Cusco no trem de 15:20, ou dessa forma fica corrido e a melhor opção é voltar no trem de 17:20h?
    Obs: não vou visitar a Montanha nem Humana Picchu.

    • Se você gosta de fazer almoços mais tranquilos quando viaja, talvez o das 17h seja uma boa opção ou o das 15h 😉 Boa viagem, Bruna!

Deixe seu Comentário