Chegar em Praga pelo aeroporto não é muito comum para nós brasileiros, pois não há voo direto do Brasil até a República Tcheca. Também é preciso levar em conta que a cidade é muito visitada por quem está passeando pela Alemanha,  numa conexão com Munique e Berlim, ou por aqueles que preferem a trilogia Viena-Budapeste-Praga, ambos feitos de trem ou ônibus 😉

Mas e eu? Vou passar pelo aeroporto de Praga e tenho dúvidas sobre como chegar ao centro da cidade? Não priemos cânico, amigos! Este guia super mastigadinho foi feito especialmente pra você :mrgreen:

Relógio Astronômico de Praga - Mais uma da Old Town Hall

Como ir do aeroporto ao centro de Praga e vice-versa?

Quando eu estive em Praga pela última vez, cheguei pelo Aeroporto Václav Havel, mas, como estava lá a convite da assessoria, acabei não precisando pegar o transporte público. Mas é claro que eu não iria deixar vocês na mão, né?

Como ir do aeroporto ao centro de Praga - Mapa de linhas

Depois de pesquisar sobre o assunto, descobri que, apesar de não existir uma conexão direta do metrô da cidade com o aeroporto, o caminho não é tão complicado 🙂 Vejamos as opções:

Airport Express – Expresso Aeroporto

Para fazer o caminho entre o aeroporto de Praga e o centro da cidade, pode-se pegar o Airport Express, um ônibus direto, que parte a cada meia hora e leva, segundo o site, em torno de 33min no trajeto.

Como ir do aeroporto ao centro de Praga - Airport Express

Imagem: Divulgação

Onde pegar o Airport Express?

Locais de embarque no Aeroporto de Praga:

Terminal 1. Se estiver em outro terminal, siga as placas até o Terminal 1 e procure pelo ponto do Airport Express que fica do lado de fora do aeroporto. Infelizmente não tenho como dizer exatamente onde é, mas o pessoal do guichê de informações poderá lhe indicar direitinho 🙂

Locais de desembarque no Centro de Praga:

  • Na estação de metrô Námestí Republiky da linha B amarela
  • Na parada de tram/ônibus Masarykovo Nádraží: local onde há muitas linhas de tram/ônibus locais

Como ir do aeroporto ao centro de Praga - Masarykovo Nádraží

Locais de embarque no Centro de Praga:

Há três pontos para embarque, todos próximos a estações de metrô ou tram:

  • Na estação de metrô Námestí Republiky da linha B amarela
  • Na parada de tram/ônibus Masarykovo Nádraží: local onde há muitas linhas de tram/ônibus locais
  • Na estação de metrô Dejvická da linha A verde: útil apenas pra quem está próxima a ela, já que fica fora da cidade.

Minha sugestão é que você pegue na estação Námestí Republiky, pois é normalmente mais fácil de chegar 🙂

Locais de desembarque no Aeroporto de Praga:

Terminal 1 ou Terminal 2.

Como ir do aeroporto ao centro de Praga - Námestí Republiky

Quanto custa e como comprar o passe do Airport Express?

O passe custa 60 CZK (R$ 7,00) e é válido apenas para uma viagem. Para comprar o passe, basta pagar diretamente ao motorista quando subir ao ônibus, sem necessidade de comprar com antecedência 🙂


Ver em um mapa maior

Leia também:

Onde ficar em Praga para aproveitar melhor a cidade?

Ofertas de Hotéis em Praga

Oferta de Hotéis na Repúplica Tcheca

Outras opções para ir ou voltar do Aeroporto de Praga

Você também pode pegar um táxi (lembre-se dessas dicas se escolher essa opção), contratar um transfer com seu hotel ou ir de ônibus de linha + metrô.

Os táxis e os transfers são mais caros, claro, mas lhe dão uma dose extra de conforto, principalmente se você veio diretamente do Brasil até Praga.

Já usar a combinação ônibus de linha + metrô pode sair um pouco mais barato (32 CZK = R$ 3,50), mas você terá de pegar o ônibus no aeroporto, descer na estação Dejvická do metrô e de lá seguir para o centro da cidade. Muito trabalho pra pouca economia 😉

Pegando Taxi em Praga - AAA Taxi 2

Conclusão

Se você chegou no aeroporto de Praga ou está indo para lá num horário bom (entre 5:30 e 22:30) e não está muito cansado, vá de Airport Express (site).

Se estiver cansado ou o horário não for dos melhores, use um táxi ou um transfer do seu hotel. Eu sempre indico essa opção depois de longos e cansativos vôos.

Deixe a opção ônibus + metrô apenas para o caso de você querer economizar até o último centavo ou se chegar num horário em que não há outra opção. Veja nestes links como fazer: diurnonoturno.

Você já teve de ir ao Aeroporto de Praga? Que opção usou?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    19 Comentários
  1. Ainda está sendo construído a linha do metrô até o Aeroporto, o problema de pegar metrô e o ônibus, é que não há lugar para colocar as malas, e normalmente, os ônibus estão lotados, diferente do Ônibus Express.

  2. Olá, seu site é muito bom, o melhor que achei sobre dicas praticas em Praga. Parabens! Gostaria de saber se o passe de transporte para 3 dias pode ser usado jaá no onibus airexpress e se é possivel comprá lo no aeroporto, já que lá nao há estacao de metrô.
    Obrigada

    • Oi Mil. Obrigado 😀

      Esse Airport Express é um ônibus específico e não está incluso no passe do transporte público da cidade.

  3. Oii , estarei na Alemanha em setembro, perto de Frankfurt, e gostaria de fazer passeios para conhecer a Rota Romântica da Alemanha e Praga, depois volto ao Brasil por Veneza.
    è a 1ª vez que vou para esses países e estou bem em dúvida de como fazer, alguém pode me sugerir o que é melhor fazer 1º ? E como devo me deslocar ? Li que tem um onibus, o Euro lines que vai para Praga e um ônibus turístico para a rota.
    Como vou de Fussen para Veneza? Agradeço a quem puder me dar sugestões.

    • Oi Katia.

      O melhor, já que vc terá de deixar Veneza por último, seria ir pra Praga direto de Frankfurt (de ônibus ou trem), de lá para Munique (de ônibus, a Deutsche Bahn tem ônibus também) e fazer a rota romântica de lá. Não sei qual ônibus faz a rota, mas deve ter sim 🙂 Daí vc tem de ir de trem a partir de alguma das cidades da rota onde o ônibus lhe “devolver”. Eu diria que o ideal é voltar pra Munique pra ter mais opções de trem e ônibus pra Veneza.

      http://bahn.de

  4. Oi Fred, você sugeriu ir de Praga para Munique, e depois fazer a Rota Romantica, mas pelo que entendi eu teria que subir novamente, não seria melhor voltar para Frankfurt e daí descer fazendo a Rota Romnatica, para Fussen? E de Fussen para Munique? Existe alguma outra opção de Fussen até Veneza?

    Estou adorando seu blog. Muito bom!!

    • Obrigado, Katia 🙂 Então, esse roteiro é meio estranho pq vc teria de sair de Praga ou da Alemanha para Veneza e a Alemanha seria o mais indicado para descer até a Itália. Imagino que tenha como ir de Praga para Veneza também, daí talvez fosse mais interessante deixá-la pro final. Ou, infelizmente, removê-la do roteiro (eu adoro Praga e tentaria deixá-la até exaurir as opções :P)

  5. Oi Fred,
    Obrigada pelas dicas, estou abrindo meus horizontes…rss. Vou seguir a sua dica, de Praga para Munique, e depois descer.
    Você acha arriscado ir para Praga, Fussen ou Munique sem reservar hotel antes? pois tem alguns locais que ainda não decidi quantos dias ficarei.

    • Oi Katia.

      Não acho que seja arriscado, pq, a não ser que seja época de feiras (Munique tem o ano todo) ou de alta temporada, sempre tera hotel, mas o problema é que o preço provavelmente não vai ser bom e vc pode não conseguir escolher localização e acabar ficando em lugares marromenos 🙁

  6. Oi Fred,
    Estava olhando seus posts e gostaria de uma recomendação. Nós iremos chegar em Praga e optamos em começar nossa viagem por Krumlov. Pode me passar dicas de como eu sigo do Aeroporto para Krumlov?
    Abs
    Juliana

  7. Olá, Fred!

    Primeiramente, parabéns pelo site. As dicas são realmente sensacionais!

    Vou para Praga em agosto. Você sabe dizer se conseguimos utilizar o Uber lá com cartão de crédito do Brasil cadastrado?

    Obrigada.

  8. Prezado Fred estaremos partindo de Praga num voo que sai as 6 da manhã. O Express Airport funciona de madrugada?

    Grato.

    Dirceu.

    • Oi Dirceu. O primeiro horário do ônibus é às 5:30 e o último entre 21 e 22h, ou seja, não serve para seu voo 🙁

  9. Prezado Fred estaremos partindo de Praga num voo que sai as 6 da manhã. O Express Airport funciona de madrugada?

    Grato.

    Dirceu.

  10. Olá, Fred.

    Muito obrigada pelas dicas. Nós iremos chegar em Praga (por volta das 19h) e gostaríamos de saber se do aeroporto até o centro aceitam euro, pois iriamos trocar por moedas tchecas somente nas casas de câmbio no centro da cidade (nos falaram que seria a melhor opção).

    Obrigada.
    Talita 🙂

    • Oi, Talita.

      É melhor se informar antes mesmo de entrar no táxi, assim você evita surpresas ou dores de cabeça depois. Dependendo, você pode trocar só um pouco no aeroporto ou o suficiente para pagar a corrida.

      Outra alternativa é chamar um Uber que faz a cobrança automaticamente do seu cartão de crédito. Você pode fazer uma estimativa do valor do aeroporto até seu hotel no site da empresa: https://www.uber.com/pt/fare-estimate/

Deixe seu Comentário