Ao planejar a nossa segunda Expedição Sundaycooks pelo Peru, dividimos os principais destinos turísticos em praticamente dois roteiros independentes: uma semana de viagem pelo norte do país, explorando as descobertas arqueológicas mais recentes da região, e mais 10 dias de Lima até Puno, na divisa com a Bolívia. Foi assim que decidimos utilizar Trujillo e Chiclayo como base no norte do Peru para que pudéssemos conhecer seus incríveis sítios arqueológicos.

Dicas de Chiclayo - Túcume 4

Um pequeno parênteses

Pena que não tínhamos mais uma semana de viagem para chegar até Kuelap, casa dos Chachapoyas na amazônia peruana, um misto de mata fechada e culturas pré-incas. Dizem até que eles conseguiram resistir bravamente à dominação Inca na época. Pena que o acesso ainda é bem limitado e requer muito tempo e preparo.

Dicas de Chiclayo - Kuelap Chachapoyas

Por que Chiclayo?

Confesso que até então eu nunca tinha ouvido falar de Chiclayo. Do dia pra noite, essa pequena cidade se viu no centro das atenções dos pesquisadores e arqueólogos do mundo todo e passou a receber mais e mais turistas querendo conhecer uma das maiores descobertas arqueológicas dos últimos anos: o Senhor de Sipán. Para se ter ideia, ele é comparado, em termos arqueológicos, à descoberta do antigo faraó egípcio Tutankamon o.O”

Dicas de Chiclayo - Huaca Rajada Tumba do senhor de sipán

A cidade de Chiclayo

Chiclayo é uma das cidades mais pobres por que passamos nesse tour pelo Peru. A infraestrutura turística ainda está se desenvolvendo, mas nem por isso ela é mais perigosa que as outras regiões do país.

Quer uma dica de amiga? Em qualquer parte do mundo, mesmo que você ache que está num lugar seguro, ande sempre com atenção e sem dar bobeira com dinheiro e seus pertences.

Dicas de Chiclayo - Túcume 3

Como chegar a Chiclayo?

Aproximadamente 205 km separam Trujillo de Chiclayo, mas saiba que esse trecho relativamente curto pode dura cerca de 4 horas de ônibus devido às condições das estradas e do tráfego, já que a maior parte delas tem apenas uma pista em cada sentido.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Ônibus

Sempre que procuramos viajar pelo Peru de ônibus, tentamos escolher a Cruz del Sur, uma das melhores companhias do país. Contudo, de Trujillo a Chiclayo, os horários da companhia eram ruins para nós. Como queríamos chegar cedo a Chiclayo para aproveitar o dia na cidade, resolvemos madrugar no terminal da empresa Emtrafesa (Empresa de transporte ave Fenix SA) e encarar algumas horas de sono da viagem chacoalhando no busão 😛 Apesar de não ser tão boa quando a Cruz del Sur, o ônibus da empresa estava bom e os assentos VIP eram confortáveis.

Emtrafesa Trujillo-Chiclayo

  • Saída: 6 da manhã
  • Chegada: 12h
  • Valor: 19 soles por pessoa

O trajeto Lima-Chiclayo ou mesmo Lima-Trujillo também pode ser feito de ônibus, mas será uma viagem muito longa e eu não recomendo essa opção.

Dicas de Chiclayo - Túcume 1

Avião

Você pode também chegar ou partir de Chiclayo pelo aeroporto da cidade com vôos que saem de Lima ou fazem escalas lá. Essa foi nossa opção para chegar à capital peruana e aproveitar alguns dias de muita folia gastronômica antes de seguir viagem para o sul do país 😉 A boa e velha dica de comprar passagens integradas também vale aqui, ou seja, tente incluir os trechos entre Lima, Chiclayo, Trujillo e outras cidades do Peru no mesmo bilhete da sua ida e volta do Brasil. Assim você pode conseguir descontos e garante que a franquia de bagagem seja a mesma para todos os vôos.

Carro

Nunca, nunca alugue carro no Peru. Sabe aquele conselho do “use filtro solar”? Então, esse está na mesma categoria e seu estresse não irá compensar a comodidade que um carro traria. O trânsito no país inteiro é terrível, com carros avançando em cima de motos, buzinando o tempo todo, male-male obedecendo as leis e placas. É como se o trânsito fosse regido pela lei do mais forte (ou mais esperto), ou seja, se meu veículo é maior que o seu, eu tenho preferência e você tem de sair da frente.

Dicas de Chiclayo - Huaca Rajada 1

Moeda local

Não, Chiclayo não tem uma moeda diferente 😉 Mas é sempre bom reler este ótimo post que o Fred fez sobre que moeda levar para o Peru. A caixa de comentários também tem ótimas dicas.

Saúde no Norte do Peru

Apesar de ninguém ter nos pedido durante a viagem, é importante que você tenha o Certificado Internacional de Vacinação com a vacina da Febre Amarela válida, pois o norte do Peru é uma região que ainda apresenta focos da doença. Mais que ter o certificado, é importante para a sua saúde que você tome a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência para a viagem.

Onde ficar em Chiclayo?

Não recomendo o hotel que ficamos em Chiclayo, embora bem localizado, ele era muito antigo e o ar condicionado era muito barulhento, por isso, o ideal é gastar um pouquinho mais na hospedagem e ficar em um dos bons hotéis de rede como: Hotel Costa del Sol Ramada Chiclayo, Casa Andina Select Chiclayo e Sunec Hotel.

Dicas de Chiclayo - Huaca Rajada 2

Onde Comer?

Assim como Trujillo, não conseguimos escapar dos almoços em restaurantes turísticos entre um passeio e outro. Restaurante El Pacífico e El Trébol Café foram as opções da vez e, apesar do nome “turístico”, as refeições foram boas e relativamente baratas, custando em torno de 40 soles (32 reais) com cerveja para 2 pessoas.

Dicas de Chiclayo - Túcume 2

O que fazer em Chiclayo?

Sipán, Túcume, Huaca Rajada e Sicán são os principais atrativos da região, mas fiquem tranquilos, eu conterei tudo com mais detalhes nos próximos posts.

A dobradinha Trujillo – Chiclayo reúne as principais descobertas arqueológicas de culturas anteriores ao domínio Inca como os Moches, os Chimús e os Lambayeques. Este é, sem dúvidas, um roteiro diferente e muito rico em histórias pouco contadas de um passado que não pode ser esquecido.

Dicas de Chiclayo - Museu do senhor de sipán