A descoberta do Senhor de Sipán, comparada muitas vezes à descoberta do antigo faraó egípcio Tutankamon, tem atraído, para o norte do Peru, um número cada vez maior de viajantes que se interessam pelo turismo arqueológico.

Assim como a chegada a Machu Picchu é a cereja do bolo do roteiro entre Cusco e o Valle Sagrado, conhecer a Huaca Rajada, sítio onde o Senhor de Sipán foi encontrado, e o Museu Tumbas Reales de Sipán, local onde estão expostas as peças mais importantes dessa descoberta, é o ponto alto da viagem entre Trujillo e Chiclayo.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Huaca Rajada 8

Da mesma forma que aconteceu com nossa primeira viagem pelo país, visitar os outros sítios arqueológicos como a Senhora de Cao e Chan Chan foi muito importante para que pudéssemos entender melhor as culturas e tradições dos povos pré-incas que dominaram o norte do Peru.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Huaca Rajada: onde foi encontrado o Tutankamon americano

O Museu Huaca Rajada / Senhor de Sipán foi inaugurado em 2011 (não confunda com o Museu de Sicán) e mostra alguns dos objetos que foram encontrados durante a escavação dos 16 túmulos encontrados na região. No museu você também conhecerá a história do “Sacerdote Guerreiro”, descoberto em 2007.

Para o mundo arqueológico, essas descobertas são fatos tão recentes que os pesquisadores ainda não conseguiram chegar a um consenso se o desenho moche que vimos durante a visita à Senhora de Cao, em Trujillo, representa mesmo aquela sacerdotisa ou o Sacerdote Guerreiro. Dizem que será preciso mais 400 anos de trabalho arqueológico e de intensas pesquisas para explorar e compreender completamente todos os significados desta região.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Museu Huaca Rajada 1

O grande barato de visitar a Huaca Rajada é ver de pertinho mais de 700 anos de história ainda praticamente inexplorados. Essa Huaca – ou sítio arqueológico – é tida como um grande cemitério da elite do povo Moche.  E foi ali que a maior descoberta da arqueologia peruana, e quicá americana, foi encontrada.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Huaca Rajada 7

O Senhor de Sipán foi encontrado em uma das raras sepulturas que ainda estavam intactas no país, caso inédito na arqueologia da América Latina. Nunca antes na história desse país, pesquisadores haviam encontrado uma cripta/tumba tão completa de uma figura de liderança da civilização local como fizeram na Huaca Rajada. Esta é a razão pela qual essa descoberta é considerada tão relevante e, com o passar das pesquisas, muitos acreditam que outros importantes túmulos também serão descobertos.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Huaca Rajada tumba Senhor de Sipán

Na foto você pode perceber como foi encontrado o Senhor de Sipán: todas as indumentárias, as oferendas, os vasos cerimoniais e até mesmo as esposas e seguranças, enterrados juntamente com ele, puderam ser encontrados.

Museu Tumbas Reales de Sipán

Inaugurado em 2002, o prédio construído para o Museu Tumbas Reales de Sipán é uma réplica de uma pirâmide moche. Para nossa tristeza, não é permitido tirar fotos dentro dele 🙁 Seu acervo é tão fantástico que fica até difícil descrever para vocês o que está exposto lá.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Museo Tumbas Reales de Sipán 2

Vale à pena conhecer algumas características importantes para compreender o contexto sobre os Moches: eles viveram entre os séculos I e VI na costa norte do Peru e trabalhavam basicamente como agricultores, pescadores, artesões e guerreiros. Como eles não tinham domínio da escrita, todos os conceitos eram explicados através das cerâmicas e pela iconografia.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Museu Huaca Rajada 6

Essa civilização também adorava a noite e seus símbolos. Sua visão e compreensão dos seus arredores, chamadas de “Cosmovisión”, consistia basicamente em dividir nosso mundo em três níveis: o inframundo, o mundo dos vivos, e o céu, representado pela serpente celestial. Essa divisão do mundo também pode ser vista, coincidentemente (ou não :P) em Teotihuacán no México.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Huaca Rajada tumba

Também dizem que os mochicas acreditam ser capazes de ler e prever o futuro jogando uma espécie de búzios com grãos de feijão. Estudos indicam que o sexo não era visto como pecado para os Moches, por isso tantas peças com desenhos e símbolos fálicos foram encontrados (é possível ver muitos exemplares no Museu Larco de Lima). Para os pesquisadores, a ideia de transgressão e culpa com relação ao sexo chega apenas com os Incas e com os Espanhóis.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Museu Huaca Rajada 5

Visitar a cripta, até então, intacta do Senhor de Sipán na Huaca Rajada e depois ver os objetos encontrados lá no Museu é algo realmente fantástico. O processo de restauro foi feito com tamanha cautela que é difícil acreditar como todas aquelas peças sobreviveram tão bem à ação do tempo.

Preste atenção aos detalhes e aos objetos cuidadosamente elaborados que envolviam o Senhor de Sipán e repare que os objetos principais de adorno sempre estavam em números pares. Essa simbologia era usada para indicar que o Senhor representava o ponto de equilíbrio do universo.

Para a nossa alegria, as descobertas não param por aí. Em 2008 foi descoberto, pelo arqueólogo filho do pesquisador que descobriu o Senhor de Sipán, o Senhor de Túcume, um venho Senhor datado do século III. Essa descoberta também é tão importante que ele deve ganhar um museu próprio nos próximos anos.

Museu Tumbas Reales de Sipán e Huaca Rajada

  • Endereço: Av. Juan Pablo y Guzmán S/N Lambayeque https://www.museotumbasrealessipan.pe
  • Horários: Terça a Domingo: 9 às 17h
  • Ingressos: Huaca Rajada  – 8 soles e Museu Tumbas Reales de Sipan – 10 soles

Saques e roubos de peças históricas

O roubo de artigos arqueológicos tem sido um problema constante e muito sério no Peru. Alguns casos que nos contaram chamaram nossa atenção: peças roubadas dessa região foram encontradas em 1994 em um leilão de antiguidades na Philadelphia, enquanto outros artefatos já foram localizadas em galerias de artes em Nova York, no aeroporto de Miami e até mesmo no pescoço de uma alemã que tentava sair do país e seguir para Frankfurt o.O

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Museu Huaca Rajada 3

Nosso guia ainda nos contou que eles acreditam que boa parte do acervo do Museu Larco sobre os Moche foi adquirido de contrabandistas.

É impossível imaginar e calcular o tamanho do dano e do prejuízo que esses tipos de saques podem ter causado aos estudos arqueológicos do norte do Peru. E esse é um problema grave que corre o mundo todo e não apenas a América Latina. Uma pena.

Como nos outros passeios, tours guiados são recomendados para que você possa entender melhor o contexto e a história dos povos pré-incas e dessas magníficas descobertas arqueológicas. Consulte a lista de Agências no Peru recomendadas pelos nossos leitores para reservar os tours.

Senhor de Sipán no Norte do Peru - Museo Tumbas Reales de Sipán

Este passeio contou com o apoio da Fabulous Peru Tours.