Ainda desconhecido da maioria dos turistas que viaja ao Peru (que normalmente tem Lima, CuscoMachu Picchu como principais destinos), o norte do país pode render ótimas surpresas, principalmente para quem se interessa por arqueologia, ruínas e culturas pré-colombianas.

A imagem dos Incas está tão fortemente relacionada a história do Peru, que o fato de conhecer seus ancestrais deixa a viagem ainda mais interessante.

Ancestrais dos Incas?

Pois é, meus caros, muito das técnicas que se atribuem a eles foram adquiridas durante a dominação de outros povos. Outras civilizações, como os Moche e Chimus, foram os verdadeiros inventores, por exemplo, das técnicas de canalização de rios.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca Arco Iris ou Del Dragón 3

É seguindo esse tom de descoberta que a região norte vai se mostrando, pouco a pouco, como uma boa opção para quem procura um roteiro diferente pelo Peru.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Neste post reunimos todos os relatos dos passeios que fizemos entre Trujillo e Chiclayo, as explicações históricas/arqueológicas e as dicas de hospedagem, de transporte, de alimentação e sobre a moeda local. Ou seja, tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo pelo norte do Peru.

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca Esmeralda 3 Cachorro pelado peruano

Roteiro pelo Norte do Peru

Em poucos dias você consegue conhecer os principais pontos dessa região e as cidades de Trujillo e Chiclayo servem como base para explorar o norte do Peru. Veja o exemplo do nosso roteiro:

Dica: Ao comprar a sua passagem para o Peru, lembre-se de incluir todos os trechos no mesmo bilhete internacional. Geralmente essa opção costuma ser mais vantajosa do que a compra dos trechos separados e ainda garante que a franquia de bagagem dos voos internos será a mesma do trecho internacional.

Veja: Problemas e soluções para organizar seu roteiro de viagem pelo Peru

Internet 3G no Peru - Plaza de armas de Trujillo

Dia 1 – Chegada a Trujillo

Aproveite o primeiro dia para conhecer a Plaza de Armas e os prédios históricos que foram reconstruídos depois dos terremotos que abalaram a cidade.

Dia 2 – Passeio pelas Huacas e Complexo El Brujo / Senhora de Cao

Hora de visitar o Complexo El Brujo / Senhora de Cao e as Huaca Arco Iris / Huaca del Dragón / Huaca Arco de Vela / Huaca Esmeralda. Optamos por um tour guiado para facilitar a logística do passeio e para conseguir compreender a história dessas ruínas e descobertas arqueológicas.

Veja os relatos completos:

Trujillo Complexo El Brujo e Senhora de Cao - Sítio Arqueológico 2

Dia 3 – Chan Chan e Huaca del Sol e de La Luna

Dia reservado para o passeio por Chan Chan, um dos complexos arqueológicos mais importantes do norte do Peru, e pela Huaca del Sol e de La Luna.

Chan Chan Patrimônio da Unesco - Estátua e esquilos

Veja as nossas dicas sobre hospedagem e alimentação em Trujillo:

Hora de seguir viagem para Chiclayo \o/

Sítios Arqueológicos de Trujillo - Huaca de la Luna 9

Como ir de Trujillo a Chiclayo?

A melhor opção é seguir de ônibus e a viagem dura entre 3 e 4 horas. Não cogite a possibilidade de alugar um carro, pois as estradas no Peru são precárias, sem sinalização e o trânsito costuma ser bem caótico.

Fizemos esse trecho com a Emtrafesa, pois, como queríamos chegar cedo em Chiclayo para aproveitar o dia e fazer outros passeios, essa era a empresa que tinha os melhores horários. Outra opção confiável é seguir com a Cruz Del Sur, uma das melhores companhias de ônibus do Peru.

Veja todos os detalhes sobre como viajar de ônibus pelo Peru:

Viajar de ônibus no peru - Ônibus Cruz del Sur

Dia 4 – visita ao Museu de Sicán, Túcume e Huaca Rajada

Logo no primeiro dia, passeie pelas principais ruínas arqueológicas perto de Chiclayo, cada uma com um significado e importância diferente. Como nenhum desses pontos fica dentro da cidade, leve em consideração que os deslocamentos serão maiores entre um trecho e outro.

Para conhecer mais sobre a história desses sítios arqueológicos, confira o post:

Dicas de Chiclayo - Túcume 2

Dia 5 – hora de conhecer o Museu Tumbas Reales de Sipán

Um dia pra ficar na memória.

O Museu Tumbas Reales de Sipán guarda todo o acervo que foi retirado da tumba do Senhor de Sipán, enquanto que a Huaca Rajada foi o local onde ela foi encontrada. Um prato cheio para quem gosta de história e arqueologia!

Tente terminar esse último tour próximo à hora do almoço para que você possa voltar ao hotel antes de seguir viagem. No nosso caso, seguimos de avião até Lima para continuar a viagem pelo sul do Peru.

Informações sobre onde ficar em Chiclayo, transporte, alimentação e dicas gerais, consulte:

Outras informações

Dúvidas sobre qual moeda levar para o Peru ou o que levar na mala? Veja as nossas dicas nos posts abaixo

Dicas de Chiclayo - Huaca Rajada Tumba do senhor de sipán

Para seguir viagem

Incluindo o dia de chegada e partida, você consegue fazer o roteiro básico pelo Norte do Peru com apenas uma semana. Tendo mais tempo disponível e interesse em se aprofundar nesse assunto e na cultura do país, neste caso, a dica é seguir viagem para um ponto ainda mais intocado: a região dos Chachapoyas em Kuelap, bem no coração da Amazônia peruana.

Essa região é um misto de mata fechada e culturas pré-incas. Dizem até que esse povo conseguiu resistir bravamente à dominação Inca na época. Pena que o acesso ainda é bem limitado e requer muito tempo e preparo físico, necessitando de mais 5 ou 6 dias de viagem.

 

Outro destino que ficou de fora do nosso roteiro, mas que parece ser muito bonito e interessante é Huaraz, um ponto de encontro de belas ruínas pré-incas, altitude, glaciares e lagos incrivelmente coloridos, quase como os Lagos Andinos. Para quem gosta de trilha, o destino é uma ótima pedida e o ideal é incluí-lo no roteiro antes de Trujillo. Conheça mais sobre Huaraz no blog Próxima Trip.

Nesse caso, um roteiro de viagem bem diferente e interessante de 2 semanas seria:

Lima – Huaraz – Trujillo – Chiclayo e, por fim, Kuelap