Mesmo que esta não seja a sua intenção, você acabará fazendo compras no México, principalmente em Cancún e na Capital Federal 😉 Para nossa alegria, o país conta com o mesmo esquema de Tax Free que encontramos na Europa, ou seja, você consegue receber de volta parte do imposto pago em suas comprinhas \o/

Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Tax Back 3

Como conseguir o Tax Free/Tax Refund no México?

Assim como na Europa, o Tax Free ou Tax Refund é feito nos aeroportos, antes de voltar ao Brasil e não diretamente na loja como acontece com o El Corte Inglés na Espanha. Isso não é necessariamente um problema, mas é preciso guardar todos os comprovantes e notas fiscais até o fim da viagem para não ter problemas na hora de pedir o reembolso do IVA (o imposto do México).

Além disso, há pelo menos duas empresas que fazem o Tax Free/Tax Refund, cada uma com sua cartela de lojas afiliadas: Tax Back e Yvesam.

Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Yvesam 1Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Tax Back 2

Pedir o reembolso dos impostos é relativamente simples – depois de entender o processo, claro 😛

1 – Verifique se a loja que você está comprando participa de algum desses programas

Geralmente as lojas têm adesivos em suas portas e janelas indicando se participam de algum programa de Tax Free / Tax Refund, mas, caso não tenha, não custa perguntar para algum funcionário. Quem sabe você não dá sorte?

Se estiver na dúvida, pergunte se eles têm: Tax Free, Tax Back, Tax Refund, Devolición de IVA.

Veja também:

Onde ficar na Cidade do México: os 3 melhores bairros

2 – Faça as compras e guarde as notas fiscais e recibos dos cartões utilizados

Essas notas e recibos serão necessários quando você fizer o pedido de reembolso já no aeroporto. Guarde-os com cuidado e de preferência grampeados por loja para não perder muito tempo depois para preencher os formulários.

3 – Tire cópias dos seguintes documentos

Você precisará apresentar as cópias dos seguintes documentos para realizar o pedido de reembolso de impostos no México:

4 – Preencha os formulários de devolução de IVA e entregue-os no guichê da empresa correspondente no aeroporto

Algumas lojas podem até já entregar o formulário de devolução de IVA preenchido, mas isso não é muito comum. Potanto, no momento do pagamento, já peça o formulário ao funcionário e aproveite para perguntar sobre seu preenchimento. Assim você já garante que está com todos os recibos e notas fiscais necessários.

5 – Aguarde o reembolso \o/

Os reembolsos das compras feitas no cartão de crédito serão devolvidos, em aproximadamente 40 dias, na própria fatura. Já se as compras foram feitas em dinheiro (en efectivo), você receberá a devolução do IVA na hora também em dinheiro.

Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Tax Back 1

Localização das empresas para pedir o Tax Free / Tax Refund

Ambas as empresas estão nos maiores aeroportos do México como o Aeroporto Internacional da Cidade do México e o Aeroporto Internacional de Cancún, portanto, basta chegar ao balcão de informações e perguntar onde está o guichê mais próximo. Note que alguns ficam dentro das áreas de embarque.

Limites para receber a devolução do IVA no México

Itens que não participam do programa:

Valores mínimos para obter a devolução do imposto:

É preciso gastar pelo menos 1200 MXN (R$ 200) em uma mesma loja para que você tenha direito a pedir o Tax Free / Tax Refund. Felizmente isso não precisa ser feito em uma única compra, permitindo que você junte as notas e recibos de várias compras diferentes da mesma loja até atingir o limite.

Caso as compras tenham sido feitas em dinheiro, o limite de devolução é de 3000 MXN (R$ 500) por pessoa. Já se você fez as compras no cartão de crédito, não há limites para o reembolso do IVA.

Melhores bairros para ficar na Cidade do México - Polanco 01

Taxas cobradas pelas empresas de Tax Free / Tax Refund

Infelizmente você não receberá 100% do imposto pago, pois as empresas ficarão com 35% desse valor como taxa administrativa. Ou seja, a cada 100 MXN de imposto a receber, a empresa ficará com 35 e você receberá apenas 65 de volta. Não é o melhor dos cenários, mas é melhor do que nada, né? 😉

Se você já usou esse tipo de serviço, conte-nos como foi 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/

Empresas de Tax Free / Tax Refund no México

[one_half]

Tax Back

Alguns endereços:

Aeroporto Internacional da Cidade do México

Aeroporto Internacional de Cancún

https://www.taxback.com.mx

[/one_half]
[one_half_last]

Yvesam

Alguns endereços:

Aeroporto Internacional da Cidade do México

Aeroporto Internacional de Cancún

https://www.yvesam.com

[/one_half_last]