Ir de Praga para Berlim ou de Berlim para Praga é tão simples quanto ir de Munique a Praga, mas com algumas vantagens 😉 Na verdade, o trecho MuniquePragaBerlim, e vice-versa, é bastante utilizado por quem quer conhecer um pouquinho do Leste Europeu entre a visita às duas mais conhecidas cidades Alemãs.

Ponte Carlos em Praga - Vista 6

Como ir de Praga a Berlim?

Apesar do título, esse roteiro também serve para quem quer ir de Berlim para Praga e até para quem quer fazer um stopover em Dresden no meio do caminho 🙂

Ao contrário do caminho de Munique até Praga, que deve ser feito do ônibus, o trajeto entre Praga e Berlim pode, e deve, ser feito de trem. Para isso, entre no site da Deutsche Bahn, selecione a origem e o destino e faça a compra. Não é um site super simples, mas com este super-tutorial-do-Fred abaixo, será um pedaço de bolo conseguir sua passagem 😛

Super-tutorial-fácil-mesmo para comprar passagens de trem entre Praga e Berlim

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 1

Escolha Prag Hbf e Berlin Hbf como origem e destino, a data e o horário a partir do qual você quer pesquisar e então clique no botão Search.

Dica: Quando você vê Hbf em um nome, significa que é a estação central da cidade.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 2

Agora é hora de decidir qual horário e preços são melhores pra você. Nesse caso, o primeiro trem parece bem, já que ele é o mais rápido e ainda é direto, sem baldeação (coluna Chg.). Se você ainda não tiver encontrado um trem que lhe agrade, pode clicar nos botões Earlier ou Later para que ele lhe mostre os trens antes ou depois daqueles. Hora de clicar em Purchase 🙂

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 4

Ao clicar em Purchase ele irá lhe pedir informações sobre as pessoas que utilizarão o trem. Preencha os dados e clique em Refresh para voltar à tela de escolha dos trens. Clique novamente em Purchase.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 5

Agora sim serão mostradas as passagens com as opções disponíveis. No caso, a mais barata é de 2a. classe por 29 euros. Contudo, há uma opção em 1a. classe a 49 euros que pode ser interessante. Clique em Continue na tarifa escolhida.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 6

Selecione se você quer logar no sistema (se já tiver conta), se quer se registrar (se não tiver uma conta ainda) ou se quer fazer a reserva sem se registrar. Eu aconselho que você faça uma conta no site deles para que suas reservas fiquem todas lá caso precise.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 7

Se aparecer a opção de receber os tickets online, escolha ela, pois caso contrário, você precisará de pelo menos 15 dias para receber os tickets por correios! Isso se os correios aqui não demorarem para entregar.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 8

Você também pode reservar os lugares pagando 4,50 euros por isso. Mas lembre-se que você não consegue reservar exatamente o lugar, você pode apenas dizer o tipo de lugar que quer. No caso de mais de uma pessoa, o sistema tentará colocar vocês em lugares bem próximos se possível.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 9

Confira se está tudo certo e clique em Proceed. A partir daqui não há mais segredo e você só precisa preencher os dados que eles pedem e continuar com a reserva 🙂

Como incluir Dresden no caminho entre Praga e Berlim?

Essa é a maior vantagem no caminho de Praga para Berlim. A Deutsche Bahn permite que você faça uma parada/stopover em outra cidade na sua rota de forma que você pode, por exemplo, parar em Dresden, visitar a cidade e, no fim do dia, seguir para Berlim tudo isso pelo mesmo preço \o/ Uma ótima opção para otimizar o tempo (e o bolso) de sua viagem 😀

Dica: Essa opção de stopover é válida para qualquer parada que faça parte da rota entre uma cidade e outra da companhia Deutsche Bahn 🙂 Você só precisa reservá-la antecipadamente.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 11

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 10

Na telinha inicial de pesquisa procure pelo link Further search options e clique nele. Em seguida você será levado a uma página onde haverá outro link chamado Enter stopovers. Clique nele.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 12

Nesse momento aparecerá um lugar para você colocar o nome da estação em que você quer fazer o stopover e por quanto tempo. Note que é preciso colocar a hora no formato HH:MM como no exemplo da imagem. Você pode adicionar mais de uma parada se quiser. Terminado, clique em Search ao final da página para fazer a pesquisa.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 13

O sistema irá, então, lhe mostrar as opções de trem que têm esse stopover com os horários de chegada e saída. Se o horário não for bom pra você, clique em Adjust the transfer time para alterar esse tempo.

Daqui pra frente, a compra da passagem segue os mesmos passos aí de cima 🙂

Nós chegamos a comprar nossas passagens assim, mas decidimos não parar em Dresden para seguirmos direto para Berlim.

Se você já fez um stopover desses, conte-nos como foi!

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/