Quem me conhece sabe que eu sempre fui um cara que gosta de caipirinhas e de drinks de mulher (quanto mais cor melhor :P) e que sempre fiz cara feia pra cerveja, mas uma viagem à República Tcheca antecedendo nossa ida à Alemanha me fez mudar de opinião, afinal a terra das cervejas Pilsen e da região da Boêmia seria o lugar ideal pra ser iniciado à essa arte :mrgreen:

A cultura da cerveja na República Tcheca - Budweiser em Cesky Krumlov

A cerveja e a República Tcheca

Se você pensa que a Alemanha é o país da cerveja, você está redondamente enganado (pun intended). A República Tcheca é o país que tem a maior média do mundo quando se trata de litros de cerveja consumidos por pessoa, perdendo apenas para a região da Bavária (culpa de Munique e da Oktoberfest :P). Por isso, de Praga a Novy Jicín, de Ostrava a Olomouc, você sempre irá encontrar cervejas artesanais de boa qualidade, muitas vezes feitas ali mesmo no local.

A cultura da cerveja na República Tcheca - Cervejaria Ferdinand

E a cerveja é barata por lá. Sabe aquela história que é mais barato tomar vinho em Portugal que Coca-Cola? Pois bem, na República Tcheca acontece o mesmo, mas com a cerveja. E pra melhorar, tempos depois fui à nossa nutricionista e descobri que é melhor tomar cerveja que tomar refrigerante 😀

Curiosidade: A cerveja é tão importante para os tchecos que existem até terapias e spas que a usam em banhos relaxantes (well, não acho que os banhos é que sejam relaxantes hehehe). Isso me lembrou um professor de física que dizia que queria pular numa piscina de cerveja só de canudinho 😛

Veja também:

Onde ficar em Praga para aproveitar melhor a cidade?

A cultura da cerveja na República Tcheca - Beer Spa

Como aprendi a tomar cerveja na República Tcheca

Ao programar nossa terceira incursão à terra do Podolskieu prometi que não poderia deixaria de beber as cervejas alemãs durante a viagem >.< Sendo assim, minha missão, ao fazer essa viagem à República Tcheca, era simples: aprender a tomar cerveja.

A cultura da cerveja na República Tcheca - Ostrava

No começo foi difícil. As pequenas canecas cheias desse líquido amargo desciam com dificuldade. A primeira ficou metade no copo. A segunda já desceu um pouco melhor, mas ainda assim foram só 2/3. E todo dia, no almoço e jantar, eu pedia uma caneca pequena de cerveja para me acostumar.

A cultura da cerveja na República Tcheca - Nove Hrady

Felizmente, depois de uns 4 dias de viagem, eu já estava tomando meus 300ml de cerveja por refeição sem reclamar 😉

Foi em Cesky Krumlov que a chavinha mudou. Eu estava almoçando com a guia e pedi uma Budweiser pequena (a original tcheca, nada dessa imitação americana :P), mas, só depois de ter tomado tudo – e gostado!! – é que percebi que ela tinha trazido o copo de 500ml o.O”

A cultura da cerveja na República Tcheca - Fábrica da Budweiser tcheca

Curiosidade: Você deve estar se perguntando como assim, Budweiser não é americana? Sim e não. A Budweiser tcheca, produzida em uma cidade vizinha a Cesky Krumlov e vendida como Czechvar no resto do mundo, é a original. Contudo, um grupo de alemães imigrantes nos EUA queriam um nome para sua cerveja que lembrasse sua terra natal e colocaram esse mesmo nome. Como foram um pouco mais espertos que os tchecos (culpa do comunismo talvez?), eles registraram a marca no mundo todo, virando o império que são hoje.

A cultura da cerveja na República Tcheca - StaropramenA cultura da cerveja na República Tcheca - Mais Pilsner Urquell

Nesse mesmo dia, voltei ao meu bar preferido de Praga, o Potrefená Husa, e pedi 3 tipos diferentes daquela que viria a ser minha cerveja preferida: a Staropramen.

Depois disso, aprendi a tomar cerveja e hoje gosto delas, mas tem de ser cerveja boa, nada de Conti Beer 😛

Conclusão

Alemanha, Bélgica, Holanda são ótimos países para se tomar cervejas nacionais, mas a República Tcheca é o melhor na minha opinião 😛 Um pouco culpa da minha iniciação cervejística, mas eu não lembro de ter tomado uma cerveja ruim lá 😀 Na minha próxima ida ao país, espero passar pela cidade de Pilsen, para fazer um tour pelas cervejarias locais, pela região da Boêmia, e, claro, por Karlovy Vary que dizem ser belíssima 🙂

Saldo da viagem: 10 tipos de cerveja diferentes e 3 copos e canecas para minha coleção \o/

Você tem alguma cerveja preferida? De que país ela é?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/

A cultura da cerveja na República Tcheca - Pilsner Urquell