O Vale de Casablanca, pertinho de Santiago, guarda bons exemplos da qualidade do vinho produzido no Chile. Se você quer continuar explorando os arredores da capital e quer desfrutar de bons passeios de enoturismo, a vinícola Indómita é uma ótima escolha. Conheça os diferentes tipos de degustação oferecidos pela viña, como chegar até lá e como combinar com outros passeios pela região. Ah! Mesmo que vinho não seja sua bebida favorita, os tours pelas propriedades valem o passeio.

A Viña Indómita

A Indómita foi comprada por um grupo empresarial chileno em 2006 e logo se tornou uma das maiores produtoras da bebida no país. Por isso você já deve até ter cruzado com vinhos desse rótulo nos grandes supermercados. São 27 milhões de litros de vinhos produzidos por ano e quase a metade são exportados para países da América e da Europa.

Por muito tempo, acreditou-se que o terroir dessa região não poderia gerar bons frutos. Ledo engano! Entre o litoral do Pacífico e próximo da Cordilheira dos Andes, tanto o solo quanto o clima são ideais para o cultivo de uvas como as Pinot Noir, Chardonnay Sauvignon Blanc. O terraço da vinícola tem uma linda vista para o Vale de Casablanca. Você pode passar horas ali apreciando esses bons vinhos.

Menos de 90 km, ou cerca de uma hora e pouco de viagem, separam a Indómita, no Valle de Casablanca, de Santiago. Uma localização perfeita para conjugá-la com visitas a outras vinícolas como a Casas del Bosque ou dar uma esticadinha até Isla Negra e visitar a mais bela casa do poeta chileno Pablo Neruda.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - como chegar

Como funciona o processo de fabricação do vinho da Indómita?

Diferentemente de outras viñas do Vale de Casablanca, como a Matetic ou até mesmo a Casas del Bosque, a Indómita já trabalha com uma produção em larga escala e boa parte dele é chamada de “vinhos jovens”, isto é, não passam por barril e vão direto para o envase. Por causa disso, eles não duram mais do que dois anos na garrafa (não que você vá guardar o vinho por esse tempo todo, né?). A grande vantagem desse tipo de vinho é que ele apresenta uma boa relação qualidade x preço e são relativamente fáceis de tomar.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - vinhos

No quesito polêmico do barril de carvalho francês ou americano, a vinícola opta por trabalhar com os dois, misturando os vinhos que ficam em cada um deles para obter os sabores e aromas desejados. Nesse caso, os vinhos passam de três meses a dois anos guardados em uma “bodega gravitacional”, ou seja, uma adega no subsolo da vinícola que mantém sua temperatura constantemente em torno de 15 graus.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - quanto custa

Degustação dos vinhos da Viña Indómita

Depois de conhecer sobre a terra, as uva e o processo de fabricação, passamos para a melhor etapa do tour: a degustação.

A degustação escolhida foi a de quatro taças em que foram oferecidos os vinhos: Sauvion Blanc, Chardonay, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e o Cabernet Frank. Aos poucos o guia nos explicava sobre cada vinho, suas cores, características, notas aromáticas, temperaturas ideais e melhores harmonizações.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - tour

É um passeio tranquilo e gostoso, sem ser pedante ou enfadonho. Vale a visita mesmo para quem não entende muito sobre vinho e quer aprender um pouco mais.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo

Tipos de passeios e degustações

A vinícola oferece sete programas diferentes de visitação e todos precisam ser reservados. O email para reserva é [email protected]. O pagamento pode ser feito em pesos chilenos, dólares ou cartão de crédito. Pergunte se é possível fazer o tour em português. (Não deixe de dar aquela famosa espiadinha na loja da vinícola. Difícil não querer pagar excesso de bagagem).

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - degustação

Tour Clássico

O passeio começa no centro de visitantes, depois passa pela galeria de produção e pela adega. Por fim, são degustados três vinhos das linhas Gran reserva e Premium.

  • Duração de 45 minutos
  • Todos os dias às 10h30, 12h, 14h30 e 16h
  • Em inglês e espanhol
  • É recomendada que se faça uma reserva com um dia de antecedência
  • Preço: 13.000 pesos por pessoa

Tour Premium

É um passeio mais focado nas explicações técnicas dos processos de fabricação, princialmente das linhas Premium e Ultra Premium. Também passa pelo mirante, pelo centro de fabricação e pela adega. No final, você poderá provar quatro rótulos das linhas Premium Duette e Zardoz – considerados os melhores da Indómita.

  • Duração de 1h30
  • Todos os dias às 10h30, 12h, 14h30 e 16h
  • Em inglês e espanhol
  • É recomendada que se faça uma reserva com um dia de antecedência
  • Preço: 19.000 pesos por pessoa

Tour do pôr do sol

Depois de ser recebido no centro de visitantes, o turista é levado até o mirante da vinícola para uma degustação personalizada das bebidas premium e ultra premium. Tudo isso emoldurado pelo belo entardecer no Vale de Casablanca. O visitante também passará pelas salas de produção e adegas. São servidos quatro rótulos das linhas Premium Duette e Zardoz – considerados os melhores da Indómita.

  • Duração: 1h
  • Todos os dias às 19h e 20h, dependendo da época do ano e das condições do clima
  • Em inglês e espanhol
  • É recomendada que se faça uma reserva com cinco dias de antecedência
  • Preço: 22.000 pesos por pessoa

Vendimia

Entre 15 de março e 30 de abril é possível aproveitar a época das colheitas no Chile. Nesse tour você vai caminhar entre as parreiras e descobrir como é feita a retirada das uvas. O tour passa pela pequena lagoa onde é servida uma taça do Gran Reserva Sauvignon Blanc. Por fim, a degustação termina com mais três rótulos das linhas Premium Duette e Zardoz.

  • Duração: 2h5 a 3 horas
  • Em inglês e espanhol
  • É recomendada que se faça uma reserva com cinco dias de antecedência
  • Preço: 32.000 pesos por pessoa

Trekking na vinícola

Essa é uma forma diferente de conhecer uma vinícola: fazendo uma trilha pelos seus vinhedos até o alto de uma pequena colina. No final, são oferecidos quatro vinhos da linha premium para degustação

  • Horário: 10h e 16h
  • Duração: 2h30
  • Em inglês e espanhol
  • É recomendada que se faça uma reserva com cinco dias de antecedência
  • Preço: 27.000 pesos por pessoa

Piquenique nos vinhedos

Procurando um passeio mais romântico? Que tal um piquenique a beira de um lago rodeado de videiras? Esse passeio inclui uma cesta de aperitivos, duas garrafas de vinhos Gran Reserva, duas garrafas de água, uma tábua de queijos, frutas frescas e dois sanduíches.

  • Horário: 11h e 16h (apenas de setembro à abril)
  • É recomendada que se faça uma reserva com cinco dias de antecedência
  • Preço: 30.000 pesos para duas pessoas

Cavalgadas

Outra maneira diferente de conhecer as terras da vinícola é aproveitando o tour a cavalo. Esse passeio termina com uma degustação dos quatro grandes rótulos da Indómita.

  • Horário: 10h30
  • Duração: 2h30
  • Em inglês e espanhol
  • É recomendada que se faça uma reserva com dez dias de antecedência
  • Preço: 58.000 pesos por pessoa

Restaurantes da vinícola Indómita

A vinícola tem um restaurante de cozinha internacional que pode combinar muito bem com um almoço ou jantar depois do seu passeio. Quando fiz meu passeio, o menu era focado na terra e no mar chileno, hoje a carta já é assinada por um chef gringo e segue aquela linha de “cozinha internacional”. É importante fazer uma reserva prévia pelo email [email protected]. O almoço com entrada, prato principal, sobremesa e harmonização de vinhos por 45.000 pesos.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - passeio

Como chegar até a Viña Indómita

De carro alugado

São 81 km que podem ser feitos em cerca de 1h15. O caminho indicado pelo Google Maps passa por áreas de pedágio. Pegue a Ruta 68 até F-90 em Casablanca. Pegue a saída para Algarrobo via Ruta 68 no sentido Viña Mar.

Cuidado: se beber, não dirija. Escolha alguém para ser o motorista da rodada. Aproveite para ver nossas dicas de como dirigir nesta região do Chile e veja também ofertas de aluguel de carro em Santiago.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - onde ficar

De transporte público

É um perrengue chique, mas é possível chegar até a Indómita de transporte público.

Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca perto de Santigo - harmonização

De táxi ou aplicativo de transporte

O Cabify aponta um valor bem salgado para esta corrida: $60,114 pesos chilenos (aproximadamente 412 reais, na cotação do dia 17/07/2020). Já o Uber não disponibilizou mais a opção de orçamento dentro do site em português para este trajeto no Chile.

Viña Indómita

Endereço: Ruta 68, Casablanca – Región de Valparaíso. Site