Barcelona é uma das cidades mais modernas e contrastantes de toda a Espanha. Talvez seja por isso que ela combine tão bem com a, talvez certinha, Madri. Lugar ideal para você que não quer encarar o forte frio de outras grandes cidades europeias durante o inverno, a capital da Catalunha é um destino bacanérrimo para curtir na primavera e também o ponto de encontro no auge do verão 🙂

Praias, museus, restaurantes, mercados e muita animação fazem de Barcelona uma grata surpresa para quem procura por um ótimo destino para as próximas férias.

Guia de Barcelona KLM - Parc Guell 2

Roteiros e dicas para se perder em Barcelona

Arte, arquitetura, gastronomia, festas e futebol fazem de Barcelona um destino único em toda Europa. Dona de muitos Patrimônios Mundiais da Humanidade, você poderá refazer os passos do movimento modernista, conhecer de perto a trajetória de grandes artistas como Picasso e Miró, reviver o legado das Olimpíadas e curtir uma partida de futebol do Barça, um dos times mais badalados da atualidade, e ainda se jogar na gastronomia que se reinventou nos últimos anos.

A cidade agrada a todo tipo de público, por isso a dica é caminhar muito e aproveitar cada cenário e cada ponto interessante de Barcelona. Reunimos aqui algumas atrações, separadas por temas, para você organizar direitinho seu roteiro de viagem 😉

Guia de Barcelona KLM - Casa Batlló Gaudí


[one_half]

Obras modernistas

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau

Palau de la Música Catalana

Obras de Gaudí

Park Güell

Casa Batlló

Casa Milá

Sagrada Família

Museus

Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC)

Fundació Joan Miró

Museu Picasso

Fundação CaixaForum

Mercados

Mercat de la Boqueria

Mercat de Santa Caterina

Mercat de la Concepció

Mercat de l’Abaceria Central

Mercat de la Llibertat

[/one_half]
[one_half_last]

Outras Catedrais

Catedral de Barcelona

Esportes

Camp Nou, estádio do FC Barcelona e seu museu anexo

Parques

Parc de Montjuïc

Castelo de Montjuïc

Parc de la Ciutadella

Parc Diagonal Mar

Bairros para caminhar

Bairro Gótico

El Raval

Sant Pere

Santa Caterina i La Ribera

El Born

Eixample

[/one_half_last]

Como chegar a Barcelona?

Que tal aproveitar o feriadão do carnaval para conhecer Barcelona, a Sagrada Família, o Museu do Picasso e fugir um pouco do calor e muvuca das praias brasileiras? O clima de fim de inverno estará bem ameno e perfeito para passear pela cidade 🙂

Aproveite, então para voar para Barcelona com a KLM, uma das melhores companhias aéreas, e quem sabe você não consegue fazer uma parada estratégica em Amsterdã para curtir um pouco do frio na cidade?

Veja as ofertas de passagens da KLM aqui

Guia de Barcelona KLM - Parc Guell

Como usar o metrô de Barcelona?

Barcelona, assim como toda grande cidade da Europa, tem um sistema de transporte público muito bom, fácil de usar e que cobre todos os pontos turísticos que você possa querer ver, inclusive o Camp Nou, estádio do FC Barcelona 😉

O metrô é a melhor forma para se deslocar por distâncias maiores na cidade, mas você também pode usar o ônibus se quiser ver a “paisagem” enquanto passeia.

Ofertas de hotéis em Barcelona

Guia de Barcelona KLM - Parc Guell 3

Para usar o metrô, basta comprar o ticket em alguma das maquininhas ou nos guichês das estações. Depois, coloque o bilhete na catraca, confira no mapa a direção do trem que você precisa pegar e siga para a plataforma correspondente. Falando assim parece mais complicado que realmente é 😛

Qual passe comprar?

O passe de uma viagem custa 2,15 euros, o passe T-10 custa 9,90 euros e pode ser usado por mais de uma pessoa, enquanto que os passes de mais de um dia Hola BCN custam:

Valores atualizados em 3/1/2014

Em uma viagem bem planejada, você dificilmente precisará usar o transporte público por mais de 4 ou 5 vezes num mesmo dia, ou seja, com apenas um T-10, você consegue utilizar o transporte público por 2 dias, sendo sempre mais vantajoso que os passes Hola BCN.

Guia de Barcelona KLM - Palau de la Música Catalana

Comprar o Barcelona Card vale a pena?

O Barcelona Card é um cartão que permite que o transporte público seja usado de graça durante sua validade, além de incluir o valor da entrada em alguns museus e de dar descontos em várias outras atrações, shows, lojas, bares e restaurantes. Você pode fazer a compra com desconto no site oficial ou ir até um dos postos do Turismo de Barcelona quando chegar à cidade.

Como o passe não é muito barato, é preciso verificar quais pontos ou lugares que você quer conhecer em Barcelona estão inclusas. Depois de analisar os descontos e preços de entradas das atrações mais visitadas pelos turistas, posso dizer que o Barcelona Card de 3 dias (que custa 45 euros nos stands do Turismo de Barcelona ou 40,50 se comprado online) vale a pena, mas não espere economizar muito.

Guia de Barcelona KLM - Sagrada Família

Abaixo está minha sugestão de visitas para fazer valer esse ticket:

Esses 5 lugares podem ser visitados sem pressa em 3 dias e o desconto total que o Barcelona Card dá neles é de 50,50 euros, o que compensaria o valor de 40,50 euros do card de 3 dias quando comprado online. Já os cards de 4 ou 5 dias não valem a pena.

Ah, mesmo que você compre o Barcelona Card online, ainda será necessário resgatá-lo em alguma das lojas do Turismo de Barcelona.

Guia de Barcelona KLM - Sagrada Família 2

Onde comer em Barcelona?

Nos últimos anos, assistimos a uma revolução na gastronomia internacional comandada diretamente pelos chefs catalães. Barcelona se tornou o reduto de grandes nomes, de restaurantes que atraem visitantes do mundo todo e viu seus hábitos serem transformados.

Não deixe de provar as famosas tapas, pintxos, paellas, cavas – um tipo de espumante espanhol – e também de saborear todos os pratos da cozinha mediterrânea e seus frutos do mar. Em Eixample, o Cerveceria Catalana e o Tapas 24 são sempre muito bem recomendados 🙂

Guia de Barcelona KLM - Museu Nacional de Arte da Catalunha

Onde ficar em Barcelona?

Ao pesquisar por hospedagem em Barcelona, logo você perceberá que a oferta de hotéis e de boas localizações é variadíssima. Reuni quatro sugestões de bairros ideais para quem visita o destino pela primeira vez.

Bairro Gótico ou Barri Gòtic

Esse bairro tem opções de hotéis mais econômicos, muitos restaurantes e faz parte da “cidade antiga”, mas é uma região barulhenta e cheia de gente – leve isso em consideração antes de confirmar a reserva.

Ofertas de hotel no bairro gótico de Barcelona

Eixample

Um bairro mais calmo para se hospedar e que também concentra uma enorme oferta de hotéis é o Eixample, de onde se pode fazer vários roteiros a pé. Mas tome cuidado para não ficar muito afastado do transporte público ou de pontos interessantes. Quando fomos a Barcelona, ficamos na parte 100% residencial do bairro onde não haviam muitas opções de bares e restaurantes para terminar a noite.

Ofertas de hotel no Eixample em Barcelona

Guia de Barcelona KLM - Plaza d'España

El Born

Assim como o Bairro Gòtic, o El Born também faz parte da cidade antiga. É nesse bairro que você encontrará hotéis mais estilosos e estará perto de lugares interessantes para visitar e caminhar.

Ofertas de hotel no bairro El Born em Barcelona

El Raval

Revitalizado recentemente, o El Raval é, hoje, o endereço de muitos hotéis descolados e uma boa opção para quem quer se hospedar em um ponto mais tranquilo da cidade e que não concentre tantos turistas como os outros bairros.

Ofertas de hotel no bairro El Raval em Barcelona

Guia de Barcelona KLM - Castelo de Montjuic

Dicas de compras em Barcelona

Já ouviu falar das famosas “rebajas” da Espanha? Do começo de janeiro até o final de fevereiro, acontecem, nas grandes cidades, as famosas queimas de estoque e liquidações. Essa é uma boa oportunidade para cacifar ofertas e produtos diferentes a preços módicos 😛

Se você não resiste à tentação de dar aquela espiadinha, reunimos aqui alguns endereços imperdíveis para quem quer se jogar nas compras.

Guia de Barcelona KLM - Teleférico de Montjuic

Onde fazer compras em Barcelona?

No quesito shopping ou centro comercial, como é conhecido na Espanha, o Arenas de Barcelona, construído onde ficava uma antiga arena de touradas, está pertinho do Museu de Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) e ao lado da Plaça d’Espanya. Hoje o prédio tem uma arquitetura bem diferente e possui boas opções de restaurante.

Considerado um dos maiores e mais bonitos shoppings da cidade, o La Maquinista é ponto de encontro de muitos locais e poucos turistas. Como ele fica mais afastado das principais atrações da cidade, deixe para visitá-lo mais para o final do dia.

Guia de Barcelona KLM - Fundação Miró

Para os fãs, como eu, do El Corte Inglés – a grande cadeia de lojas de departamentos da Espanha – o endereço da Plaça Catalunya é considerado o maior da cidade. Não se esqueça de solicitar o desconto especial para turistas e o reembolso do Tax Free diretamente na loja após as compras 😀

Guia de Barcelona KLM - Casa Batlló Gaudí 2

Entre um passeio e outro, sem dúvida, você encontrará diversas ruas comerciais com todas aquelas marcas internacionais quase irresistíveis, mas se preferir anotar, aqui vão dois bons endereços: Carrer de Pelai, uma das ruas de comércio mais conhecidas – e lotadas – de Barcelona. Para marcas de alto luxo ou outras lojas de departamento, a dica é passear pelo Passeig de Gràcia.

Se mercados e feiras também são seu ponto fraco, vale conhecer o Encants de Bellcaire, onde você também encontrará diversas opções de restaurantes e comidinhas.

Guia de Barcelona KLM - Casa Milà / La Pedrera Gaudí

Bate e voltas saindo de Barcelona

Além das inúmeras opções de passeios e programas diferentes em Barcelona, quem escolhe passar mais tempo na região da Catalunha também pode conhecer outras pequenas cidades como Montserrat, Girona e Tarragona. Nós preferimos seguir de trem para Figueres, a terra do Salvador Dalí. Além de ser uma cidade muito agradável, ela tem um museu que conta uma parte importante da trajetória desse grande artista espanhol.

Guia de Barcelona KLM - Museu do Dalí em Figueres

Leia mais:

Guia KLM de Londres: dicas para você curtir o melhor da cidade

Guia KLM de Praga: O Leste Europeu é logo ali

Guia KLM de Madri: Um roteiro especial pela capital da Espanha

Este post faz parte da série patrocinada “Dicas KLM de Viagem” em que traremos, pra vocês, informações sobre a companhia e sobre vários destinos atendidos por ela.