De todas as grandes capitais europeias, talvez Berlim seja, para mim, a cidade mais difícil de ser desvendada e descrita. Com um passado recente ainda muito forte e latente, Berlim é uma aula de história e mostra, a poucos passos de distância, como se reergueu e se reinventou nas últimas décadas após a queda do fatídico muro que “separava o Ocidente do Oriente”.

Guia KLM de Berlim - Portão de Brandenburgo 2

Dona de excelentes museus, terra da música eletrônica e capital de movimentos artístico-culturais. Berlim é tudo isso e muito mais, entretanto esses e outros detalhes você só vai descobrir quando conhecê-la pessoalmente 😉

Guia KLM de Berlim - Gendarmenmarkt 1

O que fazer em Berlim? Um roteiro pela cidade

Provavelmente não vai dar tempo de conhecer tudo. Berlim é uma cidade tão plural que não cabe em uma única viagem e talvez seja esse o segredo da capital alemã: você precisa de mais de uma viagem para conseguir desvendá-la por completo. 

Guia KLM de Berlim - Vistas da cidade 1

Para ajudar a organizar melhor o seu roteiro por Berlim, a dica é selecionar alguns dos temas que mais atraem sua atenção: a história da Alemanha, a Segunda Guerra, o Muro de Berlim, os movimentos contemporâneos, as obras de arte, as atrações para quem viaja com criança, a nova cena gastronômica…

Onde ficar em Berlim? Descubra as melhores regiões para se hospedar

Kreuzberg o bairro descolado de Berlim

Guia KLM de Berlim - Alexanderplatz

No mapa abaixo reunimos os principais pontos e atrações de Berlim para você poder planejar melhor sua viagem 😀

Guia KLM de Berlim - Gendarmenmarkt 2

Atrações

  • Portão de Brandenburgo
  • Reichstag – Parlamento Alemão
  • Potsdamer Platz
  • Avenida Unter den Linden
  • Gendarmenmarkt
  • Berliner Dom – Catedral de Berlim
  • Alexanderplatz
  • Torre de TV
  • East Side Gallery – Muro de Berlim
  • Gedächtniskirche – “a igreja quebrada”
  • Nikolaiviertel
  • Rotes Rathaus – Prédio da Prefeitura
  • Schloss Bellevue – Palácio Bellevue
  • Siegessäule – Coluna da Vitória
  • Tränenpalast – Palácio das Lágrimas
  • Schloss Charlottenburg – Palácio de Charlottenburg
  • Kreuzberg – um bairro alternativo

Guia KLM de Berlim - Reichstag

Guia KLM de Berlim - East Side Gallery 1

Museus e memoriais

  • Ilha dos Museus – DDR Museum (Deutsche Demokratische Republik Museum)
    • Neues museum
    • Pergamon
    • Alte Nationalgalerie
    • Bode-Museum
    • Altes Museum
  • Jüdisches Museum Berlin – Museu Judaico de Berlim
  • Museu do Check Point Charlie
  • Bernauer Strasse – Memorial do Muro de Berlim
  • Memorial do Holocausto
  • Topografia do Terror
  • Deutsches Historisches Museum
  • Sowjetisches Ehrenmal Tiergarten – Memorial de Guerra Soviético

Guia KLM de Berlim - Museu 1

Guia KLM de Berlim - Ilha de Museus

Ao ar livre ou com crianças

  • Tiergarten
  • Jardim Zoológico
  • Passeio de barco pelo rio Spree
  • AquaDom & Sea Life
  • Panoramapunkt – Plataforma panorâmica na Potsdamer Platz
  • Tempelhofer Park – Parque Tempelhof
  • Volkspark Friedrichshain – Parque Friedrichshain

Guia KLM de Berlim - Aquário do Radisson Blu

Guia KLM de Berlim - Siegessäule no Tiergarten

Aproveitando o carnaval em Berlim

Já pensou em fugir do calor do Brasil e passar o carnaval no friozinho do velho continente? Então que tal viajar com a ótima KLM para conhecer Berlim e toda sua história? Garanto que será uma experiência interessante 😛

Veja as ofertas de passagens aéreas da KLM aqui

Guia KLM de Berlim - Catedral de Berlim

Onde ficar em Berlim?

Pensando em quem viaja para Berlim pela primeira vez, a resposta é simples: hospede-se no Mitte. A oferta de hotéis nessa região é vasta e você ainda estará próximo de muitas atrações importantes como a Ilha dos Museus, a Catedral de Berlim, o Portão de Brandenburgo, além de restaurantes, lojas e cafés interessantes.

Outro bairro a ser considerado é o Tiergarten, mais especificamente a região da Potsdamer Platz. Além do belo parque e da moderna Potsdamer Platz, você encontrará outras atrações e restaurantes por perto.

Guia KLM de Berlim - Potsdamerplatz

Em uma segunda viagem e querendo provar algo diferente, eu sugiro os bairros de Kreuzberg e Friedrichshain, famosos por sua cena alternativa. Se o objetivo for aproveitar as opções de compras, a região de Charlottenburg pode ser uma ótima escolha 😉

Ofertas de hotéis em Berlim

Ofertas de hotéis no bairro Mitte

Ofertas de hotéis no bairro Kreuzberg

Ofertas de hotéis em no bairro de Charlottenburg

Guia KLM de Berlim - Catedral de Berlim 2

Como se locomover em Berlim?

Assim como Munique e Frankfurt, o transporte público de Berlim funciona muito bem. Você pode pegar metrô, bondinho (tram) ou ônibus com a mesma facilidade e o mesmo tipo de passe. Desses três, eu indico a utilização dos trams sempre que possível para você poder apreciar a paisagem, mas tem uma linha de ônibus que todo turista deve pegar pelo menos uma vez: a linha Bus 100.

Guia KLM de Berlim - Mapa da linha Bus 100

Esse Bus 100 é uma linha de ônibus comum que passa por vários dos principais pontos turísticos da cidade como o Portão de Brandenburgo, o Zoológico, o Reichstag, a Catedral de Berlim, a Torre da TV e, claro, a Alexanderplatz. Como ele é ideal para os turistas fazerem um city tour por Berlim, foram colocados double-decks como os de Londres, porém de cor amarela, para circular . Tenho certeza que você sentará na janelinha 😉

Sendo assim, a dica é: Quer fazer um city-tour? Vá de Bus 100 😛

Qual passe comprar?

O transporte público de Berlim é dividido em 3 zonas, das quais as que interessam realmente são a A e a B e seus passes mais importantes para nós turistas são:

Fazendo as contas e considerando que você utilizará pelo menos 4 vezes por dia o transporte público temos:

Depois de comprar os passes, não esqueça de validá-los nas maquininhas que ficam nas estações, já que, ser pego andando sem um ticket ou sem que ele esteja validado pode gerar uma boa multa >.<

Conhecendo Potsdam em um bate e volta de Berlim

Como ir de Praga para Berlim e vice-versa?

Guia KLM de Berlim - Estação de tram e metrô

Berlin Welcome Card

Berlim ainda possui o Berlin Welcome Card, um passe que dá descontos em várias atrações e que também dá direito à utilização do transporte público durante sua validade.

Como o transporte público está incluso nesses passes, teremos um custo efetivo de 5,70 euros para o de 48h e de 8 euros para o de 72h. Considerando um desconto de 2 euros por atração, o Berlim Welcome Card já vale a pena se você visitar 3 atrações em 48h ou 5 em 72h. E convenhamos, visitar 5 atrações em 3 dias é moleza 😉

Note que, além de descontos em atrações, esses cards também dão descontos em lojas, shows e tours, fazendo com que ele se pague rápida e facilmente.

Guia KLM de Berlim - Memorial do Holocausto

Onde comer em Berlim? Dicas de restaurantes

Dica número um: nunca menospreze a comida de rua, a comida servida em mercados populares ou festas nas ruas. Esses momentos são sempre ótimas oportunidades para provar o real sabor do dia a dia em Berlim.

Guia KLM de Berlim - Street Art

Para provar comida tipicamente alemã, eu indico o Rogacki – um misto de mercadinho com restaurante popular com pratos bem baratos e comida saborosa –  o Herz & Niere – para conhecer a nova cozinha alemã – e o Das Meisterstück – para provar diferentes tipos de linguiças, embutidos e cervejas.

Guia KLM de Berlim - Vista do alto da catedral de Berlim

Se o programa é um piquenique no parque ou um café despretensioso, a deli Vom Einfachen das Gute e o café Zeit für Brot no Mitte são ótimas escolhas. Para provar os famosos kebabs e falafels, o Maroush em Kreuzberg é o endereço certo.

Guia KLM de Berlim - Vista do alto da catedral de Berlim 2

Dicas de compras em Berlim

Se você gosta de grandes marcas e sempre reserva alguns momentos na agenda para bater perna, não deixe de ir à Kurfürstendamm, à Friedrichstrasse e à Alexanderplatz, locais onde estão reunidas várias daquelas lojas que adoramos “dar uma espiadinha”.

Guia KLM de Berlim - Ilha de Museus 2

Se você está à procura de lojas de departamento, não deixe de conhecer a Kadewe, a versão alemã do El Corte Inglés da Espanha.

Guia KLM de Berlim - Compras em berlim

Querendo terminar o dia em um shopping diferente, não deixe de conhecer o Shopping Bikini e o LP12 – Mall of Berlin, considerado o maior shopping da cidade. Esses dois novos endereços trazem diferentes marcas e opções de compras na cidade. Vale conferir.

Guia KLM de Berlim - Boneco símbolo da cidade

Para um roteiro de compras alternativo, todo domingo no Mauer Park acontece um mercado de pulgas acompanhado por um divertido campeonato de karaokê ao ar livre.

Viajando entre o final de novembro e meados de dezembro, não deixe de conhecer e passear pelos mercados de natal de Berlim, a cidade não tem tanta tradição como outros destinos alemães, mas tem crescido e atraído a atenção de muitos visitantes e moradores.

Guia KLM de Berlim - Portão de Brandenburgo 1

Leia mais:

Guia KLM de Londres: dicas para você curtir o melhor da cidade

Guia KLM de Praga: O Leste Europeu é logo ali

Guia KLM de Madri: Um roteiro especial pela capital da Espanha

Guia KLM de Barcelona: dicas para aproveitar uma das cidades mais autênticas da Espanha

Guia KLM de Berlim - East Side Gallery 2

Este post faz parte da série patrocinada “Dicas KLM de Viagem” em que traremos, pra vocês, informações sobre a companhia e sobre vários destinos atendidos por ela.