A Undurraga é uma das vinícolas mais antigas e conhecidas da região do Vale do Maipo, próxima a Santiago. Fundada em 1885, até hoje ela preserva os antigos casarões da propriedade que produz mais de 23 milhões de litros de vinho por ano.

Ao lado da Santa Rita e da Concha y Toro, a Undurraga forma o trio de vinícolas mais visitadas no Chile, o que não quer dizer necessariamente que são os melhores tours ou os melhores vinhos, apenas são as mais conhecidas porque têm um acesso relativamente fácil saindo de Santiago. Esse é um dos passeios mais vendidos para os brasileiros que visitam a capital chilena e querem conhecer mais sobre a produção dos vinhos chilenos.

Como é a visita pela vinícula Undurraga, no Valle del Maipo

A Vinícola Undurraga

A Undurraga é uma das grandes exportadoras de vinhos do Chile, a marca usa a mesma adega desde o século 19 para armazenar seus diferentes rótulos. Cabernets, Carménère, Cabernet Souvignon, Merlot, Syrah, Cabernet Franc, Malbec e Chardonnay são os principais tipos de uva cultivados por eles. É uva que não acaba mais!

Dentro da fazenda principal, também é possível conhecer um pequeno museu chamado Gente de la Tierra, com uma coleção de peças Mapuche e Andina que pertencem aos donos da vinícola.

A Undurraga não tem restaurante e eles não oferecem nenhum tipo de aperitivos. Leve isso em consideração caso você queira fazer a visita no horário do almoço. (Uma tábua de queijos e nozes é oferecida apenas para quem opta pelo piquenique e pelo Tour Founders).

Como é a visita pela vinícula Undurraga, no Valle del Maipo - horários

Degustação e passeios da vinícola Undurraga

Ao longo do tour, o guia explica que os vinhos jovens são conservados nos tonéis de aço e apenas os vinhos reserva vão para os barris de carvalho (francês e americano) onde descansam entre 8 e 12 meses. Ele também explica que, como os poros do carvalho vão fechando com o tempo por causa dos sedimentos do vinho, eles são substituídos a cada 5 safras.

Não tive sorte com esse passeio. O dia estava horrível, chovia um pouco e fiquei com a impressão de que o tour era voltado mais para aquele turismo fast-food-piadinha e menos para explicações mais elaboradas sobre a arte da vinicultura. Perto das outras visitações que fizemos (Casas del Bosque, Matetic e Indómita, por exemplo), essa foi a que deixou mais a desejar, já que nosso objetivo era realmente aprender um pouco mais sobre a bebida.

Conversando com amigos mais entendidos no assunto, eles me garantiram que a Undurraga tem bons rótulos e produz vinhos de qualidade nas categorias mais nobres, mas eles pecam muito ao oferecer vinhos mais pobres na hora da degustação.

A vinícola tem apenas três programas diferentes de visitação e recomendamos que você faça a reserva antecipada. O email para reserva é [email protected]. Os passeios costumam ser em espanhol, mas os guias conseguem se comunicar muito bem em portuñol.

v - vinhos

Tipos de passeios e degustações

Tour Sibaris

  • Passa pelos vinhedos, jardins da fazenda, área de produção e armazenamento, adega subterrânea e área de degustação / lojinha
  • Duração: 1h15
  • Degustação de quatro vinhos reserva (você pode levar a taça para casa).
  • Preço: 15.000 pesos

Pic-nic

  • Piquenique nos jardins da vinícola
  • Inclui uma garrafa de espumante, uma garrafa pequena de vinho e uma tábua de queijos e nozes
  • Preço: 55.000 pesos

Como é a visita pela vinícula Undurraga, no Valle del Maipo - como chegar

Tour Founders

  • Passa pelos vinhedos, jardins da fazenda, área de produção e armazenamento, adega e área de degustação / lojinha
  • Duração: 1h30
  • Degustação de quatro vinhos reserva da linha premium harmonizados com uma seleção de queijos e nozes (você pode levar a taça para casa).
  • Preço: 28.000 pesos

Como chegar até a Undurraga

Todos os caminhos te levam até o Vale de Maipo, ainda no perímetro metropolitano de Santigo.

Como é a visita pela vinícula Undurraga, no Valle del Maipo - tour

De carro alugado

São 46 km que podem ser feitos em cerca de 40 minutos. O caminho indicado pelo Google Maps passa por áreas de pedágio. Siga pela autopista del Sol, depois siga pela Ruta 78 até Manuel Castillo em Penaflor. Pegue a saída para Malloco. Siga a Av. Balmaceda/G-78 até seu destino em Talagante.

Cuidado: se beber, não dirija. Escolha alguém para ser o motorista da rodada. Aproveite para ver nossas dicas de como dirigir nesta região do Chile e veja também ofertas de aluguel de carro em Santiago.

De tour privado

A Get Your Guide oferece um passeio pelo Valle del Maipo que inclui a visitação à Undurraga (outros passeios também passam pela vinícola Santa Rita ou pela Concha y Toro). Caso você não queria se preocupar com transporte público ou aluguel de carro, essa é uma maneira confortável de passar um dia conhecendo algumas vinícolas da região.

De transporte público

Chegar até a Undurraga de transporte público é relativamente mais fácil do que chegar até as vinícolas do Vale de Casablanca.

De táxi ou aplicativo de transporte

O Cabify aponta um valor bem salgado para esta corrida: $30.899 pesos chilenos (aproximadamente 205 reais, na cotação do dia 22/07/2020). Já o Uber não disponibilizou mais a opção de orçamento dentro do site em português para este trajeto no Chile. O único aplicativo de transporte legalizado no Chile é o Cabify.

Undurraga

  • Endereço: Camino a Melipilla 34, Talagante, Región Metropolitana. Site
  • Horário de funcionamento: todos os dias da semana das 9h às 18h
  • Reservas: [email protected]