Endereço de alguns dos mercados de Natal mais famosos de toda a França, Strasbourg (ou Estrasburgo) também é conhecida por ser uma das principais cidades da Alsácia, região produtora de belos vinhos, e por carregar, até hoje, traços fortes da cultura alemã devido ao tempo que passou sobre domínio germânico.

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 4

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 8

Strasbourg, um pedacinho da Alsácia

Eu não imaginava que a combinação França – Alemanha renderia um samba tão interessante até ler o relato da Constance Escobar e me encantar com a cidade antes mesmo de pensar em conhecê-la.

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 3

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 12

Quando chegamos a Baden-Baden, percebemos que menos de uma hora de viagem nos separava de Strasbourg e nos perguntamos: por que não? Pouco tempo de estrada depois, saímos das linhas dos textos da Constance diretamente para essa linda cidade do interior da França, numa combinação perfeita com a região da Floresta Negra.

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 2

Como chegar até Strasbourg?

Strasbourg pode entrar no seu roteiro de diferentes maneiras:

  • Bate e volta saindo de Paris com o TGV – o trem de alta velocidade: A viagem dura 2:20 e os bilhetes podem ser comprados diretamente no site da concessionária dos trens franceses (Voyages-SNCF) e podem variar de 30 a 80 euros dependendo da antecedência, dos horários e da época do ano.
  • Saindo de Paris e explorando a região da Alsácia com mais calma: essa opção é ideal para quem quer conhecer mais detalhes desse destino especial e visitar outras cidades como Colmar e as produções de vinhos e queijos locais.
  • Combinando com Baden-Baden e Floresta Negra: essa alternativa é fantástica para quem quer ver de perto a fusão e os contrastes desses dois países em uma única cidade.
    • De carro: 45 min (dependendo do caminho, você ainda pode passar pelo outlet Villeroy-Boch que descobrimos por acaso :P)
    • De trem TGV: 26 min

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 1

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 13

Onde comer em Strarbourg?

Como ficamos apenas um dia na cidade, minha dica se resume apenas a um endereço bem tradicional e perto dos principais pontos turístico: o restaurante Zuem Strissel. É nessa hora que a magia acontece, o melhor da cozinha germânica se encontra com a cozinha francesa para criar algo espetacular.

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - comida

Pedi um joelho de porco braseado na cerveja com batatas sautées que estava riquíssimo em sabores e me rendeu alguns suspiros, mesmo depois de vários dias na Alemanha 😛

Com mais tempo para conhecer a região, outro ótimo programa é degustar os queijos produzidos localmente 😉

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 5

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 14

Atrações de Strasbourg

Uma das graças desse nosso dia na cidade, foi aproveitar tudo sem um roteiro pré-definido, afinal é possível visitar o melhor de Strasbourg apenas caminhando ou pedalando. Uma maneira diferente de conhecer os principais pontos da cidade sob um novo ponto de vista é fazer um passeio de barco com a empresa Batorama que leva 1h10 e custa 12,50 euros 🙂

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 7

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 11

Um roteiro rápido por Strasbourg

Comece sua visita pelo centro histórico que impressiona por sua bela arquitetura e por ser considerado um dos patrimônios da UNESCO. Nessa região, não perca a Catedral de Notre Dame, cuja obra foi terminada em 1439 e retrata um estilo gótico romântico que impressiona a todos que por ali passam. O relógio astronômico dentro da igreja também é uma das atrações mais procuradas. Com fôlego de sobra, ainda é possível subir os 332 degraus da torre para ter uma vista panorâmica da cidade.

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - Catedral de Notre Dame Relógio Astronômico

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - Catedral de Notre Dame Relógio Astronômico 2

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - Catedral de Notre Dame 1

Ainda no centro e a uma curta caminhada de distância, a fofa região de Petit France reproduz cenários de um tempo remoto. A arquitetura é um convite para muitas fotografias e selfies 😛

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 10

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 15

Strasbourg disputa acirradamente com outras cidades europeias o título de capital oficial do Natal, mas nem só de mercados natalinos vive a cidade. Aos sábados, é possível cruzar com interessantes mercados de antiguidades e de produtores locais enquanto se passeia por entre suas ruas.

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 6

No fim do dia, cruzamos a fronteira de volta para a Alemanha com a nítida sensação de que vale a pena voltar um dia 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da França \o/

Outras atrações

Ao ar livre

Praça Kleber

Praça Gutemberg

Parque Orangerie

Jardim botânico

Museus

Planetário

Kes secrets du chocolat – museu do chocolate

The Vaisseau – centro de ciências e tecnologias

Museu de arte moderna e contemporânea

Palais Rohan

Alsatian Museum

Notre-Dame Museum

Museu da história de Strasbourg

Dicas e roteiros de Strasbourg / Estrasburgo - 9

Se gostou do que viu, assine o blog!


    4 Comentários
  1. Bateu saudade de Estrasburgo. ????

    • E sabe o que é mais legal, Constance? Nós adoramos a cidade quando estivemos lá, mas hoje percebemos outros detalhes que no dia não percebemos, como se nós ainda estivéssemos digerindo a cidade 😀 Fazer o post e lembrar da comida foi como estar lá, sentindo os aromas e sabores todos de novo 😛

  2. Morri de saudades com esse post que achei por acaso e resolvi contribuir.

    Strasbourg é a sede da União Européia e do Parlamento Europeu. Ambos prédios oficiais podem ser visitados.
    A cidade também tem um belo parque, L’Orangerie, com direito a pedalinhos e muita grama para piqueniques no verão.

    Para happy hour em Strasbourg recomendo dois locais cheios de bares: Place D’Austerlitz e a Place du Marché, bem escondidinha no centro da cidade.

Deixe seu Comentário