A Alemanha é o país ideal para se viajar de carro. Suas autoestradas são ótimas, algumas não têm limite de velocidade e os carros nacionais são excepcionais, mas o país também é um ótimo destino para se conhecer de trem. A facilidade de uso, a rapidez e as opções de passes regionais fazem do trem uma opção tão boa quanto o carro na terra do tio Einstein.

Dicas para viajar de trem na Alemanha - Estação de Salzburg Áustria

11 dicas para viajar de trem na Alemanha

Algumas dessas dicas valem para qualquer viagem de trem pela Europa ou mesmo para qualquer lugar do mundo, por isso, leve-as com carinho no lado esquerdo do peito.

1) Viaje um pouco mais leve

Nos trens da Alemanha, normalmente não há restrição de tamanho, peso ou quantidade de bagagens, mas o espaço para colocá-las é limitado. O compartimento acima dos assentos e o espaço para malas entre os vagões e cadeiras são bem limitados, sem contar que levantar 20kg para colocar acima do seu lugar não é tarefa simples para pessoas normais como nós.

Por isso, planeje viajar com uma mala média no máximo se você pretende usar os trens com frequência (ou faça um pouco de musculação antes da viagem)

Dicas para viajar de trem na Alemanha - Comprando o ticket nas máquinas

2) Compre as passagens de 2 a 3 meses de antecedência

O site da Deutsche Bahn (DB) costuma colocar passagens promocionais (Savings) com aproximadamente 90 dias de antecedência da data da viagem, por isso essa é a época ideal para começar suas pesquisas 🙂

Essa dica também vale para as outras empresas de trem da Europa, portanto, fique sempre de olho nos sites da Thalys (Bélgica, França, Holanda e Alemanha), Renfe (Espanha), Voyages-SNCF (França), Trenitalia (Itália), dentre tantas outras, para garantir bons descontos 🙂

Leia também:

3) Trem é mais interessante para viagens de 4h a 5h

Comparado com os aviões, uma viagem de trem pode ser bem mais rápida se contarmos o tempo de deslocamento desde a saída do seu hotel até a chegada no destino final. Isso porque no transporte ferroviário há menos burocracia, menos tempo perdido entre check-in, espera pelas malas e deslocamento de e para o aeroporto.

Por exemplo, uma viagem de 1h de avião acaba se tornando uma viagem de 4h, pois são necessárias aproximadamente 3h extras para todo o processo: 30 min de transporte do seu hotel até o aeroporto + 1h de antecedência para check-in + 1h entre pousar e pegar a bagagem + 30 min do aeroporto até o próximo hotel.

Já o trem, como está em uma localização central, permite que você leve +- 30 min entre sair do seu hotel, chegar na estação e encontrar a plataforma correta do trem. Sem contar que os trens são mais confortáveis que a classe econômica dos aviões.

Guia de Heidelberg na Alemanha - Um pedaço do castelo visto da praça

Por isso que eu concordo com o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, quando ele diz que trens são mais interessantes que aviões para viagens de 4 a 5h 😉 Em trechos de mais de 5h, a vantagem volta ao avião, porque nesses casos você começa a perder tempo da sua viagem parado no trem. Mesmo assim, eu fiz a viagem de trem entre Sevilha a Barcelona em 6h e gostei bastante. Na época não haviam tantos aparatos tecnológicos como hoje e nem fiquei entediado.

4) Não pense em fazer bate e voltas de mais de 2h de deslocamento

Bate e volta, por definição, é uma viagem em que você sai de uma cidade cedo, passa o dia em outra e volta à primeira no fim de tarde/início de noite. Por essa razão, deslocamentos 3h ou mais fazem com que você tenha muito pouco tempo no destino, quase que inviabilizando o passeio.

Se a cidade que você quer conhecer fica mais longe que 2h de deslocamento, considere dormir uma noite no local e, quem sabe, até seguir de lá para o próximo destino.

Dicas para viajar de trem na Alemanha - Estação de trem

5) Passes regionais como o Bayern Ticket podem ser bem vantajosos

A Alemanha é tão organizada que cada estado tem seu passe regional. Esses passes dão direito, não somente à viagens ilimitadas entre qualquer cidade daquela região, mas também à utilização de seus transportes públicos. Alguns desses passes (como o Bayern Ticket) também permitem que você vá a algumas cidades em países vizinhos como Salzburg na Áustria.

Outra vantagem desses passes é a opção de viagem em grupo de até 5 pessoas, pagando um valor bem mais barato que se fossem comprados dois tickets individuais.

A Carina, do Viajoteca, fez uma lista com todos os passes dos estados alemães e eu selecionei os que eu acho mais interessantes aqui pra vocês 🙂

Você pode ver todos os passes de trens regionais da Alemanha no site da Deutsche Bahn, incluindo os passes para todo o país e de finais de semana.

A desvantagem desses passes, principalmente os que valem para todo o país, é o tipo de trem que você pode usar e a restrição de horários, principalmente durante a semana. Todos esses passes podem ser utilizados apenas nos trens regionais mais lentos (RB, RE, IRE, S e SE) e somente a partir das 9 da manhã nos dias de semana. Por isso, se sua viagem envolve um deslocamento mais longo, entre estados, é melhor comprar uma passagem avulsa nos trens mais rápidos (IC, EC ou ICE) em vez de comprar o passe que vale para toda o país, por exemplo.

Dicas para viajar de trem na Alemanha - Estação de trem em Frankfurt

6) Compre as passagens no site da Deutsche Bahn

Comprar passagens de trem nas companhias nacionais é mais vantajoso que comprar um passe integrado como os vendidos pela Rail Europe, isso porque esses passes integrados geralmente restringem sua utilização a trens mais lentos e a rotas cheias de baldeações, enquanto que, ao comprar as passagens diretamente nas companhias de um país, você pode otimizar sua viagem e até conseguir bons descontos.

Por isso, sempre que for comprar uma passagem de trem na Alemanha, use o site da Deutsche Bahn.

Como ir de Praga a Berlim - Deutsche Bahn 2

Eu explico direitinho como comprar passagens no site da Deutsche Bahn no texto sobre como ir de Praga para Berlim. Se você quiser aprender como usar as maquininhas da DB para comprar os tickets, basta ler o post sobre como comprar o Bayern Ticket 😀

7) Escolha sempre o online ticket

Quando for comprar a passagem de trem, escolha sempre a opção de receber online, pois a opção de receber pelos correios demora no mínimo 3 semanas para chegar se nossos correios estiverem de bom humor :/ Infelizmente, para alguns trechos que têm cidades fora da Alemanha como ponto de partida, a opção online ainda não está disponível, por isso tente comprar sempre com pelo menos 1 mês de antecedência para não ter problemas e também para poder aproveitar melhor as promoções 😉

Ao escolher a opção de receber online, saiba que você precisará levar o seu cartão de crédito como “documento de identidade”. Mas não precisa ser o mesmo cartão que comprou a passagem, pois durante a compra existe a opção de deixar outro cartão como documento.

Dicas para viajar de trem na Alemanha - Estação de trem em Postdam

8) Reserve seus assentos sempre que possível, mas não se desespere por isso

Para reservar assentos, a DB costuma cobrar entre 4 e 5 euros por pessoa, um valor relativamente alto, mas que pode fazer toda a diferença em rotas concorridas na alta temporada. Como é permitido viajar de pé nos trens, se a reserva não for feita, todos os lugares podem estar ocupados quando você embarcar. Mais um motivo para viajar leve 😉

Mesmo que a reserva de lugar não tenha sido feita, não é preciso se desesperar, pois você pode sentar em qualquer assento que esteja livre. Basta ser educado e levantar caso o dono do lugar apareça, se ele aparecer at all. Nós tínhamos um lugar reservado no trem de Praga para Berlim, mas como tudo estava em alemão, não conseguimos decifrar direito o bilhete e resolvemos sentar no primeiro lugar que encontramos até que alguém aparecesse para sentar ali. No final ninguém apareceu e nós nem precisamos encontrar nossos lugares 😉

Outra dica é tentar sentar no vagão restaurante/bar, pois aqueles lugares não são reservados.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Zwinger de frente

9) Chegue com algum tempo de antecedência para encontrar sua plataforma e vagão

Se você fala alemão, pode chegar poucos minutos antes do horário do seu trem, mas se você é como nós e mal consegue falar danke, bitte e bier, não se preocupe. As placas de sinalização são fáceis de entender e você sempre pode recorrer aos funcionários da DB caso precise. Lembre-se apenas de chegar uns 20 minutos antes do horário de partida para se localizar 🙂

10) Planeje paradas estratégicas em cidades no meio do seu trajeto

Dependendo da passagem comprada, pode ser possível parar em qualquer estação entre a cidade de origem e destino e pegar um trem posterior, desde que seja no mesmo dia. Por exemplo, a passagem Standard da DB permite que você pegue o trem que faz aquele trecho no horário que quiser, aumentando as possibilidades da sua viagem. Por exemplo, naquele trecho que fizemos entre Praga e Berlim, nós poderíamos ter parado em Dresden, feito um tour rápido pela cidade e seguido para Berlim algumas horas depois.

A parte boa é que a maioria das estações de trem fica no centro da cidade e, nas maiores e mais turísticas, é possível encontrar lockers para deixar suas malas enquanto passeia.

11) Dormindo no trem

A Natalie disse que foi uma experiência diferente quando ela dormiu num trem no Canadá. Eu imagino que o balanço constante, paradas no meio da noite e movimentação de passageiros podem atrapalhar quem tem o sono leve.

Roteiro de 4 dias de Munique 30 - Frauenkirche