Como tínhamos um dia mais folgado no nosso roteiro por Berlim, se é que isso é humanamente possível, optamos por ir a Potsdam visitar terra do Frederico II, o Grande (e também xará do Fred).

Bate e volta de Berlim: Potsdam 8

Bate e volta de Berlim: Potsdam

Encaixar Potsdam em uma viagem para Berlim só vale a pena em roteiros mais flexíveis e com tempo disponível. Nada de tentar fazer esse passeio se você tiver apenas dois dias para “conhecer” a capital alemã.

Bate e volta de Berlim: Potsdam 2

Entre o melhor cachorro quente da Alemanha e belos patrimônios culturais da humanidade, Potsdam é conhecida por seus enormes palácios e jardins muitas vezes comparados até com Versailles na França.

Bate e volta de Berlim: Potsdam 12

Bate e volta de Berlim: Potsdam 5

Antes de chegar ao cartão postal mais famoso da cidade, passamos rapidamente pelo Palácio de Cecilienhof e por Holländisches Viertel, o bairro holandês. Nesse trajeto, encontramos muitas pessoas viajando de bicicleta pelas inúmeras rotas da Alemanha. Se você curte pedalar, uma alternativa bem interessante é alugar uma bike e seguir até o famoso Palácio de Sanssouci 😉

Bate e volta de Berlim: Potsdam 7

Bate e volta de Berlim: Potsdam 6

Schloss Sanssouci, a casa de veraneio do outro Fred

Embora pequeno se comparado aos palácios austríacos ou franceses, o Sanssouci foi todo construído em estilo rococó e impressiona pela beleza de seu complexo arquitetônico formado pelo Chinesisches Haus, pelo Neues Palais, pelo Moinho de Ventos e pelos belos jardins que emolduram a propriedade. Se você já foi a Versailles, certamente notará várias semelhanças 😉

Bate e volta de Berlim: Potsdam 13

Como a procura pela visita interna ao palácio é grande e a estrutura é pequena – são menos de 10 salas abertas à visitação -, a dica é garantir seu ingresso assim que chegar à entrada do palácio.

Bate e volta de Berlim: Potsdam 14

Antes de voltar para a estação central, passe pelo centrinho histórico e prove o melhor cachorro quente de toda a Alemanha, segundo esta que vos fala 😉 Eu e o Fred (o novo) repetimos o prato 3 vezes. Eu podia jurar que a atendente já estava com cara de desconfiada :mrgreen:

Bate e volta de Berlim: Potsdam 3

Bate e volta de Berlim: Potsdam 16

Potsdam, assim como Heidelberg, é uma típica cidade alemã bem fofa e que não dá vontade de ir embora. Apesar de não ter tantos atrativos, fiquei com vontade de passar uma noite por lá para ficar assim, meio de bobeira, só aproveitando aqueles ares de pura tranquilidade.

Bate e volta de Berlim: Potsdam 10

Como chegar em Potsdam?

Para ir a Potsdam a partir de Berlim, não há segredos. Basta pegar a linha de S7 da S-Bahn (uma espécie de metrô de superfície ou trem suburbano) na capital alemã e seguir até seu ponto final na Potsdam Hbf.

Bate e volta de Berlim: Potsdam 1

A melhor estação de Berlim para pegar a linha S7 fica na Alexanderplatz, bem no centro da cidade. Portanto, se o S7 não estiver no seu caminho, pegue o metrô (U-Bahn) mais próximo, vá até a estação da Alexanderplatz e faça a baldeação para o S7 sentido Potsdam Hbf e em menos de 50 minutos você chegará ao seu destino 🙂

Bate e volta de Berlim: Potsdam 9

Para voltar, proceda da mesma maneira só que ao contrário 😛 Pegue o S7 na estação Potsdam Hbf em direção à Berlim e pare na Alexanderplatz.

Qual passe de transporte público devo comprar?

Como o Potsdam fica na zona C do transporte público de Berlim, você precisa comprar um passe que inclua essa região.

Dentre as opções disponíveis, duas são as mais interessantes:

Veja aqui os preços do transporte público em Berlim

Bate e volta de Berlim: Potsdam 4

Como se locomover dentro de Potsdam?

Aposto que você está indo para Potsdam para conhecer o Palácio Sanssouci, não é? Nesse caso, o recomendado é que você pegue um ônibus (linhas 612, 614, 650) na estação Potsdam Hbf. A vantagem aqui é que seu passe de transporte público de Berlim que inclui a região C continua válido 🙂

Bate e volta de Berlim: Potsdam 11

Quando fizemos esse passeio, decidimos pegar um ônibus turístico em frente à estação para fazer um mini city tour pela cidade. Foi assim que incluímos o Palácio de Cecilienhof e Holländisches Viertel no roteiro. É claro que esse ônibus, que saía praticamente em frente à estação central, era pago à parte, mas na época não era caro.

Você já foi a Potsdam? O que achou da cidade?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Palácio de Sanssouci / Schloss Sanssouci

[one_half]Endereço:

Maulbeerallee

D-14469 Potsdam

https://www.spsg.de/en/palaces-gardens/palaces-gardens-single/schloss-sanssouci

[/one_half]
[one_half_last]Horários:

Novembro a março: Terça à domingo das 10 às 17h

Abril a outubro: Terça à domingo das 10 às 18h

Ingressos:

Adulto: 12 euros com audioguia

Permissão para fotos: 3 euros

[/one_half_last]

Bate e volta de Berlim: Potsdam 15