Eu não indico o aluguel de carro para quem vai ficar apenas em Santiago, mas, se você pretende conhecer vinícolas ou seguir viagem para outras cidades e regiões próximas, essa será sua melhor opção. Por isso, deixo aqui minhas dicas para aqueles que querem colocar o pé na estrada e dirigir no Chile 😉

Dicas para viajar nos feriados - avião LAN em Santiago

Dicas para dirigir no Chile

Aluguel de carro

A primeira coisa é alugar um carro, não é mesmo? :mrgreen:

Minha sugestão é utilizar o site abaixo de um dos nossos parceiros para realizar sua reserva, mas também porque a ferramenta simplifica sua pesquisa ao trazer os preços de várias locadoras (Hertz, Avis, Europcar, Localiza, etc) ao mesmo tempo 🙂

Pesquise por aluguel de carros no Chile e em outros países

Apesar de a carteira de habilitação brasileira poder ser usada sem problemas, sugiro que você tenha aPID em mãos para alguma eventualidade. Quando fizer a reserva, faça sempre o seguro total do veículo, pois uma pequena diferença na tarifa lhe garante mais tranquilidade e menos dor de cabeça 🙂

Dicas para dirigir em Santiago - 1

Tenha internet 3G

Um aparelho de GPS automotivo com mapas atualizados pode lhe ajudar, mas ter um smartphone que possa fazer ligações locais e ainda conectar-se à internet 3G para utilizar apps como Google Maps e Waze é muito mais útil e interessante 🙂 Foi assim que fizemos nossa última viagem por Santiago, pelo Valle de Casablanca e por Isla Negra, no litoral chileno 🙂 Mas atenção, confira sempre se o local indicado pelo Google Maps ou Waze está realmente correto, porque no caso da Matetic, eles indicaram um lugar que não tinha nada a ver com a vinícola.

A saga para conseguir Internet 3G no Chile

Review do Waze GPS: Demorei muito pra te encontrar…

Confira todos os posts sobre Santiago

Vinícola Indómita Santiago - parreira nascendo

Dicas para dirigir em Santiago - Isla Negra

As estradas e avenidas chilenas

As estradas chilenas são geralmente muito boas. Entre Santiago, as várias vinícolas do Valle de Casablanca e Isla Negra, não encontramos nenhum grande problema. O limite de velocidade existe, deve ser respeitado, mas eu não vi nenhum radar como os que temos por aqui.

Já dentro da cidade, você irá encontrar algumas avenidas muito largas e outra nem tanto, mas o que me incomodou foi a quantidade de bifurcações para entrar ou sair de algumas delas. Teve uma bifurcação que tinha 3 opções para o mesmo lado (seria essa uma trifurcação?). Claro, que eu peguei a errada, mesmo com o GPS, né? 😛 Por isso, tome cuidado e preste bastante atenção quando precisar passar por esses locais.

Sugestões de hotéis em Santiago

Pesquise por passagens aéreas para Santiago

Dicas para dirigir em Santiago - 3

O trânsito de Santiago

O trânsito de Santiago é tranquilo na maior parte do dia, mas, como toda cidade grande, ele é um grande problema nos horários de pico. Para tentar contornar essa situação, algumas faixas das grandes avenidas são reversíveis (como acontece no Rio e São Paulo). Sendo assim, se você puder evitar dirigir nesses horários, melhor, pois ninguém quer ficar preso no trânsito quando se está viajando, não é?

Os motoristas em geral também são bem comportados e nada como os de Campinas que aceleram assim que percebem que você quer entrar na frente deles.

Como se locomover em Santiago?

Como ir do aeroporto ao centro de Santiago?

Como se locomover em Santiago - estradas

Estacionamentos

Combine com seu hotel para usar o estacionamento deles durante a noite. Dentro da cidade eu não vi muitos estacionamentos públicos ou pagos como vemos nos grandes centros urbanos aqui do Brasil. Por isso, considere usar o transporte público ou táxis quando for para o centro de Santiago.

Dicas para dirigir em Santiago - 2

Vale a pena alugar carro em Santiago?

Mais fácil que dirigir por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e com um trânsito bem melhor que elas, Santiago é relativamente amiga de quem a visita de carro. Entretanto, como a maioria dos pontos turísticos está próxima a estações do metrô, alugar um carro para ficar apenas na cidade não vale a pena.

O ideal é alugar carro em Santiago apenas se você quiser ir às vinícolas próximas ou a outras cidades chilenas como Valparaíso e Viña del Mar, dando preferência aos finais de semana e feriados para evitar o trânsito dos horários de picos.

Você já dirigiu em Santiago? O que achou? Tem alguma dica para compartilhar?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Chile \o/

Como se locomover em Santiago - parques

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    24 Comentários
  1. Ola pessoal. estou com uma duvida sobre a locação de carros. é mais barato ou mais em conta locar por site antecipadamente ou no aeroporto tem bastante locadoras e bastante carros para escolher e o preço sai igual ou mais em conta? obrigado

  2. Boa tarde a todos!

    vocês sabem qual o limite do cartão que é solicitado????
    Agradecido

  3. 1 2
Deixe seu Comentário