Antes de ler as próximas linhas, você precisa saber que eu não me apaixonei perdidamente por Paris assim que nos conhecemos. Depois de alguns anos dessa primeira viagem, resolvi dar uma segunda chance a ela e, como uma avó que prepara o café da tarde no fogão a lenha, a cidade luz me fisgou pelo estômago. Foi assim que redescobri Paris e seus encantos: pela comida, pelos novos sabores e pela boa mesa 😀

Programas gourmet em Paris - Lenôtre 2 tiramissu

Programas gourmet em Paris

ou – como se apaixonar para sempre por Paris

Reuni neste post algumas dicas de lugares bacanas que conhecemos em Paris e que têm a cara da capital francesa: lojas de mostarda, foie gras, azeites, doces e ruas de feirinhas. Isso é uma forma saborosa de entrar no clima e se envolver ainda mais com o melhor da França.

Maille, mostarda de todas as cores e todos os tipos

Fundada em 1747, a Maille é a mostarda dijon mais famosa da França. São mais de 30 tipos diferentes de mostardas que passam por um processo de fabricação especial: os grãos são cortados e não moídos, por isso sua textura é mais cremosa e suave.

Programas gourmet em Paris - Maille

Assim como a Nespresso lança suas edições especiais de café, a Maille também lança mostardas com edições limitadas e sabores diferentes. A principal loja da marca fica na Place de la Madeleine e nela é possível levar seu potinho de mostarda e enchê-lo diretamente do “pumping”, um aparelho que lembra uma choppeira. Não resisti 😛

Programas gourmet em Paris - Maille 2

Endereços para conhecer mais sobre foie gras

Uma coisa não podemos negar: o foie gras é uma iguaria da cozinha francesa conhecida no mundo todo e muito consumida na França. Sem entrar nos pormenores polêmicos sobre os métodos de produção do foie gras, eu queria conhecer mais sobre ele e provar diferentes tipos.

Basicamente existem dois tipos de foie gras: o de ganso e o de pato. O de ganso é mais suave, tem sabor adocicado e é mais delicado. Já o de pato, é o mais comum e tem um sabor mais forte. A forma mais simples de servi-lo é cortar fatias bem fininhas acompanhadas de torradas e vinho branco suave. Se você quiser trazer um para casa, opte pelo em conserva que possui uma vida útil mais longa.

Programas gourmet em Paris - Mercados 4

Infelizmente não consigo encontrar o endereço da loja em que paramos, mas deixo aqui ótimas indicações para você que quer provar esse ingrediente tão diferente em Paris.

Dica: Todas as lojas podem te informar melhor cada detalhe sobre os tipos, a produção e as harmonizações ideais.

Oliviers & Co, azeites e mais azeites

Quando trombamos com a incrível loja de azeites da Oliviers & Co na região de Saint-Louis, a marca ainda não tinha chegado ao Brasil. Seus azeites trazem diferentes aromas e combinações e são produzidos entre a Provance e o Mediterrâneo, duas regiões muito conhecidas pela qualidade de seus azeites.

Outro endereço fantástico para degustar azeites e consequentemente não resistir a essa tentação é a tradicional Premiere Pression Provence.

A doce confeitaria francesa

Pierre Hermé, provando os melhores macarons de Paris

Eu nunca tinha provado um macaron até então. Muito se falava dos produzidos pela Ladurée, mas a verdadeira paixão aconteceu quando esbarramos, quase que sem querer, com uma das lojas do Pierre Hermé. Nossos dias nunca mais foram iguais.

Suas lojas parecem joalherias, cujas jóias são as coleções especiais de macarons criadas pelo mestre Pierre Hermé, um dos chefs confeiteiros mais badalados da França que, sem dúvidas, merece todo esse confete.

Lenôtre, sem palavras

Pura poesia. De todos os endereços dessa lista, se você puder conhecer apenas um, vá direto ao Lenôtre sem pestanejar. Não é por acaso que a França é considerada uma das escolas mais tradicionais de confeitaria do mundo,merecendo todos os créditos 🙂

Os doces são tão suaves e saborosos que suspiramos por eles toda vez que lembramos de Paris.

Comece provando, sem dúvidas, o mil folhas – millefeuilles – e, se quiser repetir, não se preocupe: doce bom não engorda. Te juro :mrgreen:

Programas gourmet em Paris - Lenôtre 1

Ruas de mercados, a essência de Paris

Outro programa super parisiense é passear pelas ruas de mercados ou pelos mercados de rua para encontrar o melhor dos produtos locais, seja para fazer um jantar no quarto do hotel, seja para curtir um belo piquenique em um dos parques da cidade.

Essas ruas são famosas por guardarem uma espécie de museu a céu aberto da vida em Paris, onde você vai encontrar o melhor das frutas da estação, todos os tipos de queijos imagináveis, carnes, pães, vinhos e doces. É pura tentação.

Anote alguns endereços:

Rue Mouffetard – 5e. arrondissement

Este é um dos endereços mais conhecidos dos turistas e foi palco das gravações do filme Julie & Julia.

Programas gourmet em Paris - Mercados 1

Rue Montorgueil – 1er arrondissement

O endereço certo para encontrar todas as guloseimas tipicamente parisienses.

Programas gourmet em Paris - Mercados 5

Rua Lepic – 18e. arrondissement

Lá fica o Marché de la Butte, um dos cenários do filme Amélie Poulain.

Programas gourmet em Paris - Mercados 3

Programas gourmet em Paris - Mercados 2

Je t’aime Paris

Este texto não tem a pretensão de conseguir listar todos os programas gourmets em Paris, e talvez essa seja uma das grandes magias da cidade que, assim como outras metrópoles globais, nunca se esgota.

Ainda quero voltar para fazer roteiros gastronômicos mais específicos em Paris como a rota das melhoras padarias e dos melhores cafés, walking tours gastronômicos temáticos, o roteiro dos temperos, dos chocolates sensacionais e da competição para encontrar o melhor mil folhas.

É… acho melhor ficar de olho nas próximas promoções de passagens para a Europa 😛

E você? Tem alguma dica gastronômica de Paris para dividir com a gente?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da França \o/