Cerca de 310 km separam Lima de Ica, meca dos mochileiros que viajam pelo Peru e também daqueles que querem usar esse oásis como base para conhecer Paracas e as Islas Ballestas.

Por isso, fomos até as dunas de Huacachina para trazer para vocês, que buscam momentos de diversão e adrenalina, a logística desse trecho do país e os detalhes sobre os passeios oferecidos 🙂

Dicas de Huacachina-Ica-Peru - o oásis visto de cima

Como ir para Ica e Huacachina?

A melhor maneira de se chegar a Ica e Huacachina é de ônibus, então não deixe de conferir os posts abaixo:

Dicas para viajar de ônibus no Peru e as melhores empresas para usar

Como ir de uma cidade a outra no Peru?

Saindo de Lima, são cerca de cinco horas de viagem de ônibus até Ica e, para o trajeto, prefira a Cruz del Sur, pois é a melhor empresa de transporte rodoviário do país e, apesar de ser um pouco mais cara, é uma das cias mais seguras também.

Chegando na rodoviária de Ica, você logo será abordado por vários taxistas querendo te levar até seu hotel. Use então nossa famosa técnica de negociação de táxis em Lima para conseguir bons descontos 😛 Para ajudar nas contas, o táxi até Huacachina deve ficar em torno de 10 soles.

Como é o passeio de buggy no oásis de Huacachina?

Quando subi no buggy para fazer o tour pelas dunas, a única frase que eu conseguia recordar era da minha amiga Merél dizendo: “Natie, precisamos ser jovens de vez em quando”. E como um mantra, repeti isso mentalmente cada vez que o motorista descia uma duna loucamente como se não houvesse amanhã >.<

Os buggys são adaptados e transportam até 12 pessoas, mas os cintos de segurança são meio folgados. Como sou pequena, a cada solavanco, eu pulava, gritava e batia a cabeça invariavelmente no teto do carro :/

É preciso ser jovem de vez em quando.

É preciso ser jovem de vez em quando.

Dicas de Huacachina-Ica-Peru - Buggy pelas dunas

Dicas de Huacachina-Ica-Peru - Buggy e Sandboard

Depois da aventura de correr pelo oásis, era chegada a hora de tentar o sandboard do alto de dunas que, naquela hora, pareciam gigantescas. Achei que minha cota de juventude já tinha se esgotado para aquele dia e amarelei, mas o Fred foi um dos primeiros a pegar a prancha da mão do motorista e descer (ou seria rolar?) ladeira abaixo 😛

O tour termina em um pequeno platô com todos os buggys estacionados esperando o pôr do sol acontecer.

Sejamos sinceros, provavelmente não é passeio mais seguro que você vai fazer em todo o Peru, mas pode ser bem divertido e inusitado 😀

Dicas de Huacachina-Ica-Peru - Buggy pelas dunas 2

Dicas de Huacachina-Ica-Peru - Pôr do sol 1

Ica e Huacachina combinam com?

Ica combina muito bem com Lima, Paracas e Nazca.

O ideal é dormir 2 noites em Ica. No dia de chegada você faz o passeio de buggy por Huacachina, no outro visita a Reserva Nacional de Paracas e Ilhas Ballestas e, no último dia parte para Nazca de ônibus.

Algumas agências vendem o bate-volta para Nazca saindo de Ica, mas essa opção é muito cansativa e não faz sentido se de Nazca você quiser seguir viagem para Arequipa como nós fizemos. Sem contar que negociar o sobrevoo pelas linhas de Nazca, em Nazca, sai muito mais barato.

Onde ficar em Ica?

Ica tem uma estrutura hoteleira simples, voltada basicamente para os mochileiros e viajantes econômicos. Abaixo eu listo algumas das pousadas que achei mais interessante:

Procurando por uma estrutura melhor, vale se hospedar em Paracas e fazer apenas o passeio de um dia para Ica e Huacachina.

Dicas de Huacachina-Ica-Peru - um dos hoteis

Vale a pena reservar os passeios em Ica com antecedência?

Essa região não demanda nenhuma reserva antecipada. Você pode chegar na única ruazinha de Huacachina e negociar com as agências locais o principal passeio oferecido na cidade: o tour de buggy pelas dunas do oásis com sandboard (45 soles / 45 reais e dura aproximadamente 2 horas). O melhor horário, sem dúvida, é no final da tarde – perto das 16 horas – quando é possível curtir o pôr do sol do alto das montanhas de areia 🙂

Lá também é possível reservar o tour pela Reserva Nacional de Paracas e Islas Ballestas.

Para quem tem um pouco mais de tempo por ali, um outro passeio oferecido na região, é um tour pelas vinícolas e adegas dos produtores de pisco, pois Ica é conhecida como o principal centro produtor de vinho do país, apesar da bebida não ser o grande forte do Peru 😛

Você já foi a Huacachina? O que achou dos passeios e hotelaria?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Dicas de Huacachina-Ica-Peru - Pôr do sol 2

Se gostou do que viu, assine o blog!


    36 Comentários
  1. Oi Natalie e Fred,

    Vou chegar em Huacachina em uma segunda a noite e partir quarta pela manhã.
    Queria saber quanto tempo gasto para fazer o passeio de Islas Ballestas e o passeio de Buggy.
    Minha idéia é acordar cedo e ir para Paracas fazer o passeio de lancha e voltar por volta de meio dia para fazer o passeio de buggy e sand board a tarde. É possível?

    OBS.: em Paracas quero fazer apenas o passeio de lancha mesmo.

    Obrigado.

    • Minha idéia é acordar cedo NA TERÇA e ir para Paracas… *

    • Me intrometendo um pouco no assunto, mas sim é possível fazer tudo isso em um dia, não precisa mais de um para fazer as Islas e as Dunas, pois nas Dunas tem buggis diretos, o legal é fazer mais no final de tarde para pegar o por do sol , e tirar a foto com o Oásis todo aceso as luzes !!

    • Obrigado, Alberto.

      Adyr, eu fiz o passeio de lancha e pela reserva nacional de Paracas. Acabei chegando já no final da tarde em Ica (Paracas fica a 1h+- de distância). Se o tour sair de ica, for pra lá e trouxer vc de volta direto, dá pra fazer os 3 passeios, caso contrário, como o Alberto disse, dá pra fazer a lancha, voltar e fazer o buggy no final da tarde.

  2. Oi Natalie e Fred! Primeiramente parabéns pelo blog de vcs! Vou ao Peru esse mês e to super me guiando por aqui! Queria um pitaco de vcs no meu roteiro.. Pretendo chegar de lima a paracas a tarde e de lá mesmo contratar um tour para huacachina, será q é possível? A ideia é ter paracas de base para no dia seguinte fazer as islas bem cedo. A minha dúvida é se da pra fazer as islas e a reserva de paracas no mesmo dia e quanto tempo duraria o passeio todo. Porque depois dos passeios teria que voltar a lima a tempo de pegar um ônibus noturno para Huaraz. Se puderem ne ajudar, to com essa parte do roteiro super em dúvida!
    Mais uma vez parabéns pelo blog!!!

    • Obrigado, karina 🙂

      Todas as suas dúvidas dependem dos horários dos ônibus que vc conseguir. Lembrando que de Lima para Paracas são 4-5h de ônibus pelo menos (atrasos são comuns) e de Paracas para Ica são 1-2h e vc ainda tem de pegar o táxi para Huacachina. O Tour das islas ballestas e reserva de paracas volta à cidade por volta das 3h da tarde, então acho difícil vc conseguir voltar pra Lima e pegar o ônibus pra Huaraz no mesmo dia. Entra nos sites das empresas de ônibus pra ver os horários pq eles sào diferentes.

  3. Oi pessoal, tudo bem?
    Maravilhoso o blog de vocês. Estão me ajudando bastante com a minha viagem pelo Peru.

    Queria saber qual agencia contrataram para o passeio de Buggy e Paracas. Indica?

    Obrigada, beijos

    • Obrigado Dianne.

      O passeio de buggy foi contratado lá em Ica. Tem infinitas agências na rua de huacachina. Paracas nós fizemos com a Fabulous Peru Tours.

  4. Olá, pessoal. Parabéns pelo blog de vocês.
    Vou para o Peru em setembro e gostaria de conhecer as atrações de Ica e Paracas, saindo de Lima. Qual a cidade que vocês indicam para fazer de base nessa região? Temos apenas dois dias na região (uma noite) e quero aproveitar ao máximo.
    O que vocês sugerem?
    Obrigada e, mais uma vez, parabéns.

    • Oi, Caroline.

      As duas cidades são bem simples e com poucas opções do que fazer a noite, mas é possível usar tanto Ica quanto Paracas como base. Ficamos em Ica, bem no coração de Huacachina, e foi uma experiência curiosa 😛

      Boa viagem!

  5. Oi, pessoal! Tudo bem?

    Estou olhandoe aproveitando muito as dicas para Paracas e Ica e, montando meu roteiro.
    Pensei em fazer o seguinte, chegar dia 9 em Ica (partindo de LIma), por volta das 11h30 da manhã, aproveitar o local, fazer o passeio de buggy e, por do sol no oásis, pernoitar.
    Acordar no dia 10, seguir para Paracas, fazer o tour das islas ballestas, voltar para Lima.

    Minhas dúvidas:
    1 – consigo seguir de paracas para lima sem ter passagem comprada antecipadamente?
    2 – consigo ir facilmente de ica para paracas sem ter passagem comprada antecipadamente?
    3 – vou estar sozinha, é muito perigoso, o que vcs sentiram?

    Obrigada =)

    • Oi, Priscilla

      1- Encontrei várias rotas com a Cruz del Sur saindo de Ica para Lima. No site da empresa de ônibus também apareceu uma opção vindo de Arequipa. Você pode tentar comprar esse trecho de ônibus assim que chegar no Peru.

      2- Sim, deve conseguir, mas é bom confirmar os horários certinhos.

      3- Eu sempre viajei ao lado do Fred para o Peru, mas entrevistamos a Lu Malheiros que já foi várias vezes para o Peru sozinha e super recomenda a experiência. Você encontra mais detalhes aqui: https://sundaycooks.com/2013/06/26/e-seguro-viajar-sozinha-para-o-peru/

  6. 1 2
Deixe seu Comentário