Há cidades que me conquistam por suas belezas; outras pela forma como me recebem; algumas pelas surpresas que encontro no meio do caminho, mas muitas delas me pegam pelo estômago. Viena me conquistou nos primeiros minutos (pois é, às vezes eu apaixono rápido) e me mostrou que ser uma cidade clássica tem verdadeiros encantos – e por lá são muitos 😛

Onde comer em Viena - Mercado Naschmarkt

Comendo bem em Viena

A arte da boa mesa não poderia ficar de fora de minha passagem por Viena. Além dos seus tradicionais cafés e da comida rápida de rua, a cidade viu surgir, nos últimos anos, uma ótima safra de novos talentos que têm feito muito bonito, elevando a cozinha contemporânea local a um novo patamar, mas sem abrir mão da tradição dos ingredientes típicos da Áustria.

Pratos típicos austríacos

Viena é muito famosa por seus antigos cafés, pela sua confeitaria tradicional e por alguns pratos típicos a base de carne. Os mais conhecidos e que não podem deixar de ser provados em uma viagem à cidade são:

Onde comer em Viena - Cafe Museum

Kaffeehaus e a tradição dos cafés vienenses

Segundo a lenda local, um espião da folha de pagamento da corte austríaca, nascido em Istambul, fundou o primeiro café de Viena em 1685. Hoje os cafés vienenses são verdadeiras instituições culturais da cidade e representam uma característica tão marcante da cidade que, em 2011, entraram para a lista de patrimônios culturais e imateriais da Unesco.

Onde comer em Viena - Demel

Consegui visitar apenas alguns, mas é possível fazer um grande tour por Viena de café em café e ouvindo as histórias dos personagens que por ali passaram.

Onde comer em Viena - Café Restaurant Landtmann

Onde comer em Viena - Café Restaurant Landtmann 2

Todos esses endereços ficam na região da Innere Stadt e da Ringstrasse, famosa avenida que circunda o centro histórico e que completa 150 anos em 2015.

Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade

Ofertas de hotéis em Viena

Onde comer em Viena - rua de compras com cafés famosos

Onde comer em Viena - comida de rua 1

Chefs do momento

Para um menu mais elaborado e impecável, a dica é reservar um jantar no minimalista Konstantin Filippou. O restaurante já conquistou uma estrela no badalado guia Michelin e é reconhecido pelo talento do jovem chef que mescla o melhor dos ingredientes locais com um toque de cozinha mediterrânea.  O menu degustação pode variar de 68 a 97 euros no jantar, mas a opção de almoço fica em 29 euros. Sem dúvida, foi um dos menus mais perfeitos que provei em 2014. Voltaria de olhos fechados 😀

Onde comer em Viena - Konstantin Filippou

Outra opção interessante para uma noite especial é o Kussmaul, no bairro descolado Spittelberg, endereço ideal para quem quer combinar um bom jantar com um bar cheio de drinks diferentes em um ambiente arejado e contemporâneo. Ele também abre para o almoço 🙂

Onde comer em Viena - Restaurante Kussmaul

Brunch saboroso

O Kunsthistorisches Museum, um dos mais belos e importantes museus do país, oferece todo domingo das 11h às 14h30, um brunch especial com comidas locais que pode ser combinado perfeitamente com um passeio pelo museu 🙂 O valor é de 44 euros por pessoa mais bebidas e é importante fazer reserva.

Onde comer em Viena - Cafe Museum 2

Comida de rua

Quando o Riq Freire sugeriu que eu visitasse o Naschmarkt, um mercado de rua cheio de produtos do mundo todo, eu sabia que dali sairia coisa boa. Aliás, tem programa mais autêntico do que visitar um belo mercado regional?

Onde comer em Viena - Mercado Naschmarkt 2

O mercado fica bem no coração do Innere Stadt e é cheio de barraquinhas de frutas, temperos, azeites, queijos e outras iguarias, mas o ponto algo do Naschmarkt também atende pelo nome de Käsekrainer: uma linguiça típica da região recheada de queijo. Vale a pena disputar um cantinho em uma das mesas em volta da senhora que vende essa salsicha com pão escuro, mostarda e cerveja por menos de 10 euros 😀

Onde comer em Viena - Mercado Naschmarkt - linguiça Käsekrainer 2

Onde comer em Viena - Mercado Naschmarkt - linguiça Käsekrainer 1

#BonsDrinks

Para terminar a noite em alto astral, o rooftop do descolado Hotel 25 Hours funciona como um bar/balada para todo mundo que passa pela cidade. É um ótimo lugar para provar cervejas diferentes e ainda aproveitar uma das mais belas vistas da cidade.

Um dia ainda volto à Viena para provar outros novos e clássicos sabores 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Áustria \o/

Onde comer em Viena - 25 hours hotel

Natalie viajou a convite do escritório de turismo de Berlim e Viena.