Da cidade de Paracas partem os tours para as Ilhas Ballestas e para a Reserva Nacional de Paracas que, junto com Ica, Huacachina e Nazca, forma a trilogia dos passeios mais roots nessa região do Peru.

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 8

Os principais passeios na região de Paracas

Muitos passeios vendidos nas agências locais oferecem o combo navegação nas Ilhas Ballestas + Reserva Nacional de Paracas. Infelizmente, quando o roteiro é muito corrido, esse segundo trecho geralmente é cortado, mas vale a pena fazer um esforço para incluí-lo no seu tour 😀

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 10

Ilhas Ballestas

Apelidada por alguns guias gringos como a “poor man’s Galapagos / Galápagos econômica“, as Ilhas Ballestas (Islas Ballestas) são um conjunto de ilhas que servem como refúgio para diversos animais marinhos (como pinguins de Humboldt, leões marinhos e golfinhos), além de ser rota de migração de diversas aves que encontram entre suas pedras o local ideal para acasalamento.

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 4

Os passeios de barco saem diversas vezes por dia do píer de Paracas e a navegação dura cerca de uma hora e meia. O mar nessa região costuma ser agitado, por isso, se você for como eu e enjoa facilmente, leve medicamento contra enjoos indicado pelo seu médico na mochila.

Para os fotógrafos de plantão, é melhor sentar sempre no lado esquerdo da lancha e recomendo também que todos levem um boné para evitar acidentes passarinhísticos :mrgreen:

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 6

Um dos pontos altos da navegação é a hora que avistamos o Candelabro, um grande geoglifo desenhado de forma parecida com as linhas de Nazca. Ele tem 150 metros de comprimento e até hoje não se sabe ao certo seu significado, sua data de criação ou suas origens. Muitos acreditam que ele foi feito pela civilização Paracas ou pelo povo de Nazca.

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - Candelabro

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 3

Reserva Nacional de Paracas

A paisagem da Reserva Nacional de Paracas é intocada e desértica apesar de o mar estar ali do lado, um cenário bem diferente do que imaginamos quando pensamos no Peru. Seu microclima é muito parecido com o do deserto do Atacama e em poucas horas a van percorrerá o caminho demarcado, parando em alguns mirantes e terminando com um almoço em algum restaurante num ponto remoto da reserva 🙂

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 11

Em 2007 a região foi afetada por um forte terremoto que causou uma grande destruição na cidade de Paracas e Pisco. Algumas formações rochosas do litoral da reserva nacional de Paracas também não resistiram aos tremores e o museu onde estavam os fósseis de crânios alongados da civilização Paracas também foi afetado e está fechado até hoje 🙁

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 7

É preciso reservar os passeios com antecedência?

Não é necessário comprar esse tour com antecedência. Você pode negociar com uma agência local assim que chegar em Paracas ou mesmo em Ica.

Algumas agências oferecem esse tour como um programa saindo de Lima e retornando no mesmo dia, o que é uma loucura, pois será muito cansativo devido às 4 horas de deslocamento tanto na ida quanto na volta. O ideal é combinar esse passeio com o de Ica e de lá seguir para NazcaArequipa e Puno num roteiro pelo sul do Peru.

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 1

Quanto custa cada passeio?

Ilhas Ballestas: 32 dólares

Reserva Nacional de Paracas: 25 dólares

Nesses valores geralmente estão inclusos o transporte da rodoviária de Paracas até o porto de onde saem os botes, todos os ingressos e boletos turísticos além do guia em espanhol, lembrando que são tours em grupo. O ideal é tentar negociar com as agência de viagem do Peru de preferência para ver se consegue algum desconto, pois elas podem ter diferentes preços 😉

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 5

Onde se hospedar em Paracas?

É possível usar Ica como base para fazer tanto o passeio pelas dunas de Huacachina quando pelas Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas (em dias diferentes, claro 😉 ). Se você está procurando um pouco mais de conforto e comodidade, a dica é dormir uma noite em Paracas antes de seguir viagem.

Eu fiz uma pesquisa e encontrei essas três ótimas opções para quem quer relaxar da maratona de passeios pela região 😀

Hotel Paracas

Aranwa Paracas

La Hacienda Bahia Paracas

Outras ofertas de hotéis em Paracas

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 2

Paracas combina com?

Paracas combina muito bem com Ica e também pode servir de ponto de partida para Nazca (nossa próxima parada desta aventura 2.0 pelo Peru), Arequipa e Puno num roteiro mais completo pelo sul do país, tudo feito de ônibus e sem perrengues 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Peru: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas - 12

O Sundaycooks fez o tour guiado em Paracas com o apoio da Fabulous Peru Tours.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    31 Comentários
  1. Renata, vou de Lima para Paracas, na madrugada(vou sair as 3:45 da rodoviária da Empresa de ônibus), vou fazer o passeio bem cedo nas Ilhas a tarde passar em Ica (Lagoa Huacachina) e pretendo dormir em Nasca. Todo o planejamento eu mesmo estou fazendo, e comprando tudo separado (passagem de ônibus, hotel… Fica mais barato ) com base no que li nos blogs.

  2. Roberto, qual valor me media irá sair esse passeio fazendo pelo particular? Porque nessa emrpesa que cotei esta saindo em torno de 1.300 por pessoa para 02 dias e 01 noite

  3. Olá Renata,
    não vou somente até Paracas, vou até Nasca mas pra vc ter uma idéia:
    vou de Lima – Paracas – Ica – Nasca vou dormi em Nasca e voltar para Lima.
    O ônibus e a hospedagem ficou R$ 564 o casal, ainda tem que colocar ai os passeios e o táxi, que vou comprar no local, portanto acho que fica bem mais barato fazendo por conta mas o trabalho é maior.

  4. Fui a Paracas em outubro de 2016 e achei um lugar fantástico! O passeio das Ilhas é lindíssimo, vale muito a pena fazer.
    Já o passeio da Reserva, achei que deixou a desejar. O lugar é muito bonito mas o passeio é corrido, não dá para aproveitar o quanto merecia.
    As agências, no geral fazem esse tour bem rápido, os guias ficam te apressando para voltar para a van em cada parada, para que no final possam levar os turistas para o almoço em seus restaurantes. É aí que eles ganham comissão, então tornam o almoço o ponto alto do passeio.
    Acho até válido fazer o passeio com um guia particular, ou alugar uma bike ou quadriciclo, assim dá para curtir com calma no seu tempo.

    • Nós também preferimos fazer o passeio com guias particulares, ana. Dá um pouco mais de liberdade e qualidade no tour 🙂

  5. Boa tarde, mes passado fui de Lima para Paraca e depois para Ica, tenho uma filha de 02 anos que foi conosco, me falaram que seria cansativo, pois bem, o onibus é super confortavel, da para ir dormindo tranquilamente as 03 horas , voltamos no mesmo dia, saimos as 02 da manha e retornamos para hotel em Lima as 20 horas, valeu cada esforço, lugar maravilhoso!!!!

    • Que bom que foi bem com vocês, Renata 🙂 Mas eu não recomendaria fazer esse tour assim de madrugada, não 😛

  6. Olá Natalie e Fred (e Gabe!), tudo bom com vocês?

    Minha namorada e eu faremos o nosso primeiro mochilão e estamos encontrando algumas dificuldades de definir a parte que vai pelo sul peruano. Depois do Atacama subiremos para o litoral até Iquique e de lá o próximo lugar que realmente queremos ir é Ica + Paracas. Nazca, Arequipa, Tacna não chamaram nossa atenção num primeiro momento.

    Todas as formas de ir do norte do Chile até essa região são viagens de umas 20 horas, pelo menos e não sabemos o que fazer. Queremos muito incluir Ica+Paracas no roteiro, mas viajar 1 dia para chegar lá e mais 1 dia para ir a Cusco está parecendo complicado.

    O que vocês acham que fica melhor:
    Quebrar esse trecho em 2 (Iquique até Arequipa e outro dia entre Arequipa e Ica)?
    Cortar do roteiro e ir de Arequipa direto para Cusco?
    De alguma forma (que não sei qual ainda, avião talvez) ir de Iquique/Tacna/Arequipa até Lima/Ica/Paracas? Essa opção só pra encurtar em algumas horas vale a pena?

    Só sei que a dúvida aqui tá grande, o que vocês acham?

    Obrigado!
    Well

    • Oi Well, tudo bem?

      Olha, eu acho que fazer a parada em Arequipa, depois seguir para Ica e de lá para Lima é a melhor solução. De Lima você pegaria o avião até Cusco, porque ninguém merece quase 24h no busão >.<, sem contar que a chance de atrasar é muito grande (nós atrasamos 3h de Nazca a Arequipa).

  7. 1 2
Deixe seu Comentário