A maneira mais rápida de chegar na África do Sul saindo do Brasil é voando com a South African Airways, a única companhia a operar voos diretos entre os dois países. São 10 frequências semanais ligando São Paulo a Johanesburgo, um importante hub de conexões para diversos destinos do continente.

Como é voar de South African Airways

South African Airways

Franquia de Bagagem

A South African Airways (SAA) aceita duas malas de 32kg e uma mala de mão de até 8 kg para voos internacionais por passageiro. Se você emitir os bilhetes internos integrados com o trecho internacional, essa franquia de bagagem será mantida em todos eles.

Contudo, caso você compre os bilhetes internos na África do Sul desmembrados do trecho internacional, eles permitirão o despacho de apenas uma mala de até 23 kg e costumam ser rígidos com o peso da bagagem de mão. Por isso é importante emitir todos os trechos no mesmo eticket, caso contrário, você poderá ter problemas com o excesso de bagagens :/

Pesquise por ofertas de passagens aéreas

Como é voar de South African Airways - aviao 1

Programa de milhagem

A South African Airways faz parte da Star Alliance, portanto, você consegue jogar as milhas desses voos em qualquer programa de fidelidade das cias do grupo. Eu costumo colocar meus pontos Star Alliance sempre na United, mas é possível também colocá-los na Lufthansa ou outras cias bem bacanas 😉

Como é voar de South African Airways - aviao 3

Check in e aeronave

A cia já opera no novo terminal 3 de Guarulhos, não havia fila na hora do check in e o embarque também foi eficiente.

Um detalhe importante: o certificado internacional de vacinação contra febre amarela foi solicitado logo no check in pelo atendente, pois esse documento é exigido para quem quer viajar pela África do Sul.

Outro ponto importante: leve sempre todos os seus pertences de valor na mala de mão e tranque com cadeado ou embale sua mala despachada com aqueles pláticos protetores.

A equipe de terra no Brasil foi bem solícita, assim como a equipe de bordo, contudo, tive problemas em um dos trechos internos e os funcionários do check in foram bem impacientes e não se mostraram dispostos a me auxiliar 🙁

Como é voar de South African Airways - Terminal 3 guarulhos

Os voos são geralmente feitos em aviões A330, mas as aeronaves que eu peguei, tanto na ida quanto na volta, eram A340 tão antigas quanto as das companhias que fazem os trechos mais populares entre Brasil – EUA. Apesar de as poltronas não reclinarem muito, o especo entre as pernas é ok.

Como é voar de South African Airways - aviao 2

Entretenimento e serviço de bordo

As telas eram individuais e os filmes do catálogo de lançamento correspondiam aos principais nomes que concorreram ao Oscar deste ano. Antes de decolar, recebemos água, um kit com meia e outras amenities.

Como é voar de South African Airways - amenities

A viagem de São Paulo a Johanesburgo dura cerca de 9 horas e, mesmo no voo diurno, são servidas duas refeições. As opções de bebida eram variadas com água, suco e refrigerante, além de  vinho, amarula, uísque, gim e vodka.

A comida dos trechos internacionais segue o clássico frango / bife / pasta ou vegetariano, sempre com tempero sul-africano.

Como é voar de South African Airways - jantar

Os lanches dos voos internos da South African Airways são melhores do que estamos acostumados a receber para trechos similares aqui no Brasil. Destaque para o café da manhã no voo Cape Town – Johanesburgo.

Como é voar de South African Airways - café da manhã

Como é a imigração na África do Sul?

Não é preciso tirar visto para a África do Sul e todos os brasileiros fazem imigração no aeroporto de Johanesburgo, mesmo que esse não seja o destino final da viagem. O procedimento é tranquilo e a fila, apesar de grande, anda rapidamente.

Se você vai passar muito tempo no aeroporto esperando outras conexões, não se preocupe, o aeroporto tem várias lojas legais, opções de restaurantes e um generoso e tentador free shop 😛

Conclusão

All in all, a South African Airways é uma boa companhia e todos os voos que eu fiz foram tranquilos e satisfatórios 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da África do Sul \o/

Como é voar de South African Airways - cape town

Natalie viajou a convite do turismo da África do Sul e da South African Airways.