Após chegarmos no Hotel Tierra Patagônia, era hora de decidir quais passeios queríamos fazer no – infelizmente – curto espaço de tempo que passaríamos na Patagônia chilena. Prontamente munidos de calafate sours (não deixe de provar!), sentamos em frente ao grande mapa da região para conversarmos com os guias sobre os passeios disponíveis, alguns exclusivos do hotel.

Review Hotel Tierra Patagonia - Mapa do parque nacional de Torres del Paine

Como são os passeios do Tierra Patagonia?

O Tierra Patagonia oferece diversos passeios a seus hóspedes, todos inclusos nas diárias, sendo alguns de dia inteiro e outros de meio dia.

Torres del Paine Patagonia Chilena - Torres

Caso escolha um de dia inteiro, o almoço poderá ser um piquenique em algum lugar lindo ou uma refeição num restaurante local, mas fique tranquilo, snacks e bebidas estarão sempre disponíveis nas vans 😛 Já para os passeios de meio dia, o almoço acontece no Tierra e, dependendo do horário, você ainda terá tempo para curtir a vista de dentro de sua bela piscina aquecida 😛

Ofertas para o hotel Tierra Patagonia

Ofertas de hotel em Torres del Paine

Torres del Paine Patagonia Chilena - piquenique na laguna azul

Passeios disponíveis

No total, são 10 passeios oferecidos pelo Tierra Patagonia – 2 exclusivos – além das cavalgadas por algumas estâncias da região. Eles são divididos por nível de dificuldade e também entre caminhadas e viagens cênicas. Desta forma, você pode escolher, com a ajuda dos guias, os passeios que mais se adequam às suas expectativas.

Torres del Paine Patagonia Chilena - Maciço Paine

Como teríamos pouco tempo no hotel, nosso grupo escolheu fazer um passeio de dia inteiro pela parte oeste de Torres del Paine, um de meio dia pela parte nordeste e uma cavalgada com direito a churrasco patagônico no fim do dia, numa combinação perfeita para conhecer boa parte do parque nacional 😀

Torres del Paine Patagonia Chilena - churrasco patagonico

Maciço Paine (fácil, dia inteiro, 30 minutos de caminhada)

Sempre com paradas estratégicas para fotos e avistamento de animais, esse passeio é super tranquilo e é feito, em sua maior parte, dentro da van do Tierra Patagonia, sendo ideal para quem não quer caminhar muito, mas ao mesmo tempo quer conhecer várias partes do lado oeste do parque nacional e de sua fauna e flora.

Torres del Paine Patagonia Chilena - 7

Torres del Paine Patagonia Chilena - Guanacos 1

Além de incríveis vistas do Maciço Paine (Torres del Paine, Cuernos del Paine e Almirante Nieto), um dos pontos altos do passeio é a caminhada pelos bosques de Nothofagus (uma das maiores árvores do parque) que leva ao Lago Grey, de onde é possível – dependendo da época – ver pedaços de icebergs boiando e fazer o passeio de catamarã até o glaciar de mesmo nome (pago à parte).

Torres del Paine Patagonia Chilena - Cuernos del Paine

Torres del Paine Patagonia Chilena - Lago Grey

Você irá perceber que boa parte de Torres del Paine tem uma vegetação mais rasteira com pequenos arbustos. Isso se deve ao fato de esta ser uma região muito jovem e, por isso mesmo, ainda não houve acúmulo suficiente de terra e matéria orgânica para permitir que árvores maiores fixem suas raízes já que as rochas são encontradas a poucos metros ou mesmo centímetros do chão.

Torres del Paine Patagonia Chilena - 6

Entretanto, nos bosques de Nothofagus, perceberemos que a vegetação já é composta de árvores maiores, um indicativo de que aquela região é mais antiga e, portanto, teve mais tempo para acumular sedimentos. Viu, Sundaycooks também é biologia e geografia 😛

Torres del Paine Patagonia Chilena - bosques de Nothofagus

bosques de Nothofagus 2

Laguna Azul (fácil, meio dia, 30 minutos de caminhada)

Este passeio de meio dia percorre, também de van, a parte norte/nordeste do Parque, passando pela Laguna Amarga, onde é possível ver alguns grupos de pássaros descansando pela manhã, e Cascata Paine, a maior da região com 14 metros de altura, até chegar à Laguna Azul, palco de algumas das fotos mais divertidas e incríveis da viagem 😛

Torres del Paine Patagonia Chilena - The eye of the puma na Laguna Azul

Nesse passeio fizemos um pequeno piquenique à beira da Laguna Azul e pudemos encontrar uma raposinha simpática caminhando pelo local.

Torres del Paine Patagonia Chilena - Laguna Azul e raposa

Durante o caminho, e na verdade, durante qualquer passeio em Torres del Paine, você encontrará diversos grupos de guanacos se alimentando. Repare como sempre haverá um ou outro afastado do grupo, quase imóvel e num lugar de visão privilegiada. Esses são os guanacos sentinela, responsáveis pela segurança do grupo caso um puma apareça. Note que eles nunca estarão sentados e dificilmente estarão comendo, pois precisam ficar sempre alertas.

Torres del Paine Patagonia Chilena - Guanacos 2

Outra coisa que me contaram é que os pumas aprenderam a usar as cercas das propriedades fora do parque para encurralar os guanacos durante suas perseguições. Êta bichinho esperto!

Torres del Paine Patagonia Chilena - Guanaco Sentinela

Cavalgada pela Estância Lazo seguida de churrasco patagônico

Nosso último passeio foi uma cavalgada pela Estância Lazo que terminou em um churrasco patagônico delicioso regado a muita conversa boa com os locais e outros hóspedes do Tierra 😉

Torres del Paine Patagonia Chilena - Laguna Amarga

A cavalgada acontece dentro da propriedade e os cavalos são bem mansos e parrudos para aguentarem o terreno acidentado e o frio que faz por lá no inverno. Aproveite para tirar várias fotos e selfies no mirante, pois a vista do Maciço Paine daquele local é linda.

Torres del Paine Patagonia Chilena - cavalgada

Outros passeios

Esses são outros passeios no parque nacional de Torres del Paine oferecidos pelo Tierra Patagonia:

  • Meio dia
    • Backyard (exclusiva, fácil, 2h caminhada)
    • Mirador Cuernos (em área afetada pelo incêndio de 2011, fácil, 2,5 a 3h / 4 km de caminhada)
    • Hunters Trail (média, 2,5-3h / 6,5 km de caminhada)
    • Cornisas (exclusiva, média, 2,5-3h / 6 km de caminhada)
  • Dia inteiro
    • Paso de Agostini (média-alta, 5h / 12km de caminhada)
    • Valle del Francés (em área afetada pelo incêndio de 2011, média-alta, 5h / 12km de caminhada)
    • Mirador Ferrier y Península del Grey (alta, 2,5-3h / 6,5 km de caminhada)
    • Base de Las Torres (Alta, 7 a 8h / 18 km de caminhada)
  • Viagens cênicas
    • Laguna Azul (fácil, meio dia, 30 min de caminhada)
    • Macizo Paine (fácil, dia inteiro, 30 min de caminhada)
  • Cavalgadas

Torres del Paine Patagonia Chilena - 5

Dicas para uma viagem à Patagônia

Essa região da patagônia ainda é muito nova e sensível como vimos acima, por isso, é muito importante seguir algumas dicas simples, mas que servem para manter o local o mais intocado possível. E o melhor, elas servem para qualquer passeio de natureza 🙂

Torres del Paine Patagonia Chilena - 4

Torres del Paine Patagonia Chilena - 1

Leve um casaquinho 😛

Sério, mesmo no verão, as manhãs e noites podem ser bem geladas, por isso é sempre bom ter um casaco quentinho, de preferência corta vento.

Torres del Paine Patagonia Chilena - 7

Siga sempre as orientações dos guias

Eles conhecem a região e são treinados para orientar todos os turistas quanto a manter o parque sempre em boas condições de desenvolvimento da natureza.

Torres del Paine Patagonia Chilena - 2

Caminhe sempre “por el sendero”

Lembre-se, o solo e a vegetação da região são muito sensíveis, por isso, caminhar sempre pelas trilhas demarcadas é importantíssimo para evitar afetar a evolução da vegetação da região.

Torres del Paine Patagonia Chilena - 3

Leve sempre seu lixo com você

Você irá notar que os guias sempre passam recolhendo todo e qualquer lixo gerado pelo grupo, por isso é importante fazer a sua parte.

Torres del Paine Patagonia Chilena - tatu

Nunca, nunca, nunca faça fogueiras fora dos lugares demarcados

Em 2011, um turista israelense, por puro descuido, causou o maior incêndio já registrado na região ao fazer uma fogueira no meio do parque. Esse incêndio acabou queimando uma área tão grande da vegetação mais antiga que os estudiosos dizem que será preciso pelo menos 800 anos para que ela volte ao estado evolucionário em que estavam 🙁

Torres del Paine Patagonia Chilena - Cuernos del Paine 2

Torres del Paine Patagonia Chilena - Torres 2

Fred viajou a convite do Tierra Patagonia.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    1 Comentário
  1. Torres del Paine é um lugar muito especial. Fui em março e já me planejo para retornar lá e fazer o “w” ou o “O”. Fiz o Full day que é um passeio de ônibus por vários pontos e fiz a trilha Base de Las Torres, fantásticaaaaa e pesadinha.
    Para quem tem interesse em ir para Patagônia, fiz um levantamento de gastos do dia a dia por lá. Acho que pode encorajar quem está achando que pode sair muito caro.

    viajanderia.com/2015/05/30/quer-saber-quanto-custa-passar-9-dias-na-patagonia-chilena-confira-gasto-a-gasto-para-voce-simular-sua-viagem/

    A patagônia chilena é imperdível!!!! 😉

Deixe seu Comentário