Viagem diferente, destino novo sempre bate aquela dúvida: qual moeda levar? E na minha viagem pela África do Sul não poderia ser diferente. A moeda oficial do país é o Rand que, no momento, vale menos que o Real ou o Dólar.

Dicas de câmbio na África do Sul

Como não é comum conseguir fazer transações com nenhuma moeda forte estrangeira como Dólar, Euro ou Libra, isto é, sem fazer conversão, nos restam apenas três opções de câmbio no país:

** Informações atualizadas em fevereiro/2017

Saque em moeda local na África do Sul

Essa é sempre uma opção prática, porque não precisamos nos preocupar em levar papel moeda para a viagem. Contudo, é preciso ficar atento às taxas que seu banco cobra para realizar os saques internacionais. Em maio de 2015, consegui a cotação de 1 rand para 0,2952 reais já com IOF e taxas no meu banco, sendo o melhor valor dentre as outras opções na época.

No segundo andar do aeroporto de Joanesburgo, é possível encontrar diversos caixas eletrônicos. Utilizei os caixas vermelhos do banco ABSA – membro do Barclays – e não me cobraram nenhuma taxa extra. Em todo caso, confirme as condições e vantagens da sua conta antes da viagem.

Qual moeda levar para a África do Sul? Dicas de câmbio no aeroporto de Joanesburgo

Compra de Rand no Brasil

As grandes casas de câmbios como a Confidence e o Banco Safra vendem Rands. A primeira apenas sob encomenda prévia e a segunda possui pequenas quantias a pronta entrega na loja do aeroporto de Guarulhos.

A nossa cotação com a Confidence é de 1 rand = R$ 0,2996 reais com IOF. Vale lembrar que é preciso fazer o pedido de reserva com 3 dias de antecedência. Já o Banco Safra do aeroporto de Guarulhos trabalha com valores mais caros de 1 rand para 0,3352 reais com IOF. (Dados apurados dia 22 de fevereiro de 2017).

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Quer economizar na hora de comprar dólar, euro ou outra moeda estrangeira? Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante.

Acesse Confidence Câmbio e use o cupom de desconto SUNDAYCOOKS para garantir um desconto especial!

Veja como é fácil usar nosso cupom:

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas

Já reservou seu hotel?

Qual moeda levar para a África do Sul? Vale levar dólar?

Compra de dólar no Brasil e trocar para Rand na África do Sul

A última possibilidade é um pouco mais trabalhosa, entretanto, dependendo da cotação, também é viável. A ideia é comprar uma quantia em dólar no Brasil e trocar por rand nas casas de câmbio do aeroporto de Joanesburgo ou da Cidade do Cabo, por exemplo.

No final de 2016, ao voltar para a África do Sul confirmei que a Travelex tem a melhor cotação para troca de dólares por rands dentro do aeroporto internacional de Joanesburgo. A empresa tem um conversor de moedas online que mostra os valores atualizados.

Dessa forma, temos em fevereiro de 2017 os seguintes valores: 12,90 rand para 1 dólar mais taxas. Tomando como base uma verba de 1.000 dólares:

Isso significa que comprar rand no Brasil hoje sai aproximadamente 20% mais caro do que comprar dólar aqui e trocar na África do Sul. Vale lembrar que moedas consideradas “exóticas” geralmente apresentam grande defasagem se compradas por aqui.

Qual moeda levar para a África do Sul? Dicas de câmbio na Cidade do Cabo

Baseado nessas cotações, tanto o saque em moeda local quanto o câmbio de dólar para rands são as opções mais viáveis.

Eu gosto da praticidade do combo saque + cartão de crédito + dólar. Agora, se seu banco cobra taxas muito elevadas para saque no exterior, ou se você conseguir uma cotação do dólar turismo mais próxima do dólar comercial, a troca da moeda americana para o rand poderá ser o melhor caminho.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

O Sundaycooks viajou em 2015 a convite do turismo da África do Sul e da South African Airways e em 2016 a convite da LATAM.