Quase todo mundo que viaja quer ficar conectado. Já imaginou não conseguir acessar seu roteiro no Google Maps? Ou perder a reserva num restaurante ou então não ter conexão para usar um app de transporte? Nem sempre dá pra sobreviver na estrada apenas com o wifi das áreas públicas. Aí que entra a famosa dúvida: vale a pena usar o roaming das operadoras do Brasil?

Canadá - Chip de internet 3g-4g - 03

Com preços relativamente altos para a ativação e uso do serviço, será que realmente compensa? Vamos analisar.

Roaming: a oferta das operadoras do Brasil

Pacote de Roaming Internacional da Vivo

A Vivo oferece o sistema de roaming diário chamado Vivo Travel, para quem tem planos pós-pagos.

O serviço de 40 reais diários para as Américas e Europa e 60 reais na Ásia, África e Oceania.

Ativado quando um dos serviços listados é utilizado, o roaming da Vivo destaca como vantagens:

Ao consultar a tabela de franquias de dados de roaming diários, disponível no site da empresa, você nota porque, talvez, não valha a pena para sua viagem.

Com 500 MB por dia para os principais destinos da Europa, 1 GB para países da América do Norte e Sul e 200 MB na África, fica difícil compensar.

Aliás, as ligações fixas e a troca de SMS estão ficando para trás com o avanço dos aplicativos e da conexão móvel.

onde comprar chip de internet nos estados unidos - preços e coberturas

Nos planos avulsos para quem tem pré-pago ou planos controle os valores de roaming ficam assim:

As condições do Vivo Travel podem parecer vantajosas para quem já é cliente V e Pós Família, pois esses planos oferecem diárias inclusas, com condições e continentes específicos para cada tipo.

No Plano Família pós pago 50GB, por exemplo, o titular não paga por esse serviço nas Américas e Europa e as outras linhas dependentes ainda têm direito a 7 dias de uso gratuito. Mas fique atento a cobranças indevidas na conta (isso aconteceu com a Natalie em dezembro de 2019 e janeiro de 2020 e ela ainda está com protocolo aberto na ouvidoria da operadora para conseguir o reembolso da cobrança indevida).

O roaming da Vivo ainda não traz tantas vantagens para o viajante independente que não se enquadra nos planos V ou Pós Família.

Pacote de Roaming Internacional da TIM

Com a TIM, o roaming internacional também tem suas pegadinhas para os clientes TIM Black.

Os usuários em viagem aos Estados Unidos e Canadá podem utilizar o Instagram e o WhatsApp por 7 dias de maneira ilimitada por 39,90 reais cada app (bem salgado também).

Para destinos na Europa ou América do Sul o valor sobe para 49,90 reais os 7 dias de uso de cada aplicativo.

Onde comprar chip de internet 4G em Budapeste, na Hungria? Valores e pacotes de dados

Adicional ao serviço ilimitado de WhatsApp e Instagram, o roaming dos clientes TIM Black tem uma opção de uso diário, semanal ou mensal.

Já as condições para o cliente TIM pré-pago comum são:

Ou seja: enquanto a Vivo cobra a partir de 40 reais por dia, a TIM cobra esse valor apenas para o use de um único aplicado de conversa. Fique atento às pegadinhas.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Pacote de Roaming Internacional da Claro

O roaming internacional da Claro oferta os chamados pacotes Passaporte para os clientes pós-pago ou controle.

A operadora tem três opções do Passaporte: Américas, Europa e Mundo.

Com o Passaporte Américas (incluso nos pacotes pós de 8 GB, 10 GB, 15 GB e 50 GB) o cliente Claro pode usar os benefícios do seu plano contratado no Brasil em 18 países, incluindo Canadá e Estados Unidos.

O pacote sai por um valor adicional de 9,90 reais ao mês, no plano anual.

onde comprar chip de internet nos estados unidos - dicas de operadoras

O Passaporte Europa traz os benefícios do plano contratado no Brasil para 48 países da Europa (incluindo Alemanha, Espanha, França e Inglaterra) por 19,99 reais mensais.

Já o Passaporte Mundo (incluso no plano pós 100 GB) oferece os benefícios dos planos Claro no Brasil pelo valor adicional de 29,99 reais por mês.

A opção de roaming parece valer a pena para os clientes com planos fixos que viajam muito (ênfase no muito).

Contudo, estamos falando de um custo extra mensal (que já supera os 350 reais anuais) para benefícios em viagens que o turista comum fará pontualmente.

Se você é um viajante corporativo que se desloca bastante, a opção da Claro parece vantajosa.

chip internet celular 3g/4g barato na Polônia - 06

As opções de internet para os viajantes com números pré-pagos, apesar de válidos por 30 dias, são (bem) mais caras. O pacote Mundo para 80 países oferece 40 MB pelo valor de 119,90 reais.

Para mais megas, os valores do roaming internacional da Claro aumentam e as ligações ainda são cobradas a parte.

Portanto, o Passaporte Claro é um opção vantajosa para quem costuma fazer muitas viagens internacionais por ano.

Roaming: vale ou não a pena?

Apesar dos planos de roaming internacional ofertados pelas empresas brasileiras estarem melhores do que há alguns anos, a maneira mais econômica de conseguir internet no exterior ainda é comprando um chip local.

Alguns planos da Claro e da Vivo são vantajosos apenas os clientes fiéis com planos pós. Eles ainda carecem de uma oferta de dados para o viajante pontual ou esporádico.

A vantagem das operadoras do Brasil com o roaming é interessante para os clientes pós-pago que viajam bastante (bastante mesmo). Ou então em caso de emergência, já que basta apenas ativar o serviço do roaming e o acesso à internet está liberado (com o custo de cada ação, obviamente). Destaque para o Vivo Travel e o Passaporte Claro.

Como sair do aeroporto de Gatwick para o centro de Londres - transporte publico

Mas atenção: usar roaming dessas empresas sendo cliente pré-pago é como andar em cascas de ovos.

O cuidado fica por conta dos minutos ou megas usados. A cobrança do excedente que você planejou usar é feita de maneira cheia (se usou 1,1 MB de dados terá que pagar por 2 MB).

Os planos de operadores locais dos países visitados ainda valem mais a pena. A melhor opção ainda é optar pelo chip internacional (local ou de viagem) ao invés do roaming internacional. Assim, você evita precisar contar megas e minutos nos dedos.