De todas as vinícolas que conhecemos na região de Santiago entre o Vale de Casablanca e o Vale del Maipo, o tour pela Matetic foi, sem dúvidas, o que mais chamou minha atenção, tanto pela qualidade dos vinhos quanto pelo conceito da vinícola e seu belo cenário.

Vinícola Matetic perto de Santiago - 8

A vinícola Matetic

Construída em 1999, a vinícola Matetic entrou no mercado apenas em 2002 e, logo em 2004, seu Syrah já ganhou um prêmio importante que o classificou como um dos cem melhores vinhos do mundo.

Apesar da sua produção anual chegar na casa de um milhão de garrafas, é raro conseguir encontrar os vinhos dessa marca dentro do Chile, já que 90% deles é exportado para mercados internacionais.

Vinícola Matetic perto de Santiago - 7

O que mais me chamou a atenção durante o passeio foi o fato da Matetic levar o conceito de vinícola 100% orgânica e biodinâmica muito a sério, sendo considerada, junto com a Emiliana, uma das maiores vinícolas biodinâmicas do mundo. Isso significa que, além de certificações suíças que garantem que a produção é de fato orgânica, o ciclo de produção é mais natural e sofre menos com a intervenção do homem do que em outras vinícolas que não adotam os mesmos métodos.

Vinícola Matetic perto de Santiago - 3

Um bom exemplo disso é a utilização do calendário solar e das fases da lua para ditar o ritmo das colheitas, sempre manual e bem restrita, entre meados de março e maio.

Vinícola Matetic perto de Santiago - 4

As parreiras não recebem nenhum tipo de fertilizante químico ou agrotóxico e são tratadas com produtos homeopáticos quando preciso. A Matetic mantém alguns animais vivendo soltos pela propriedade para ajudar na limpeza e fertilização naturais da terra, além de utilizar adubos orgânicos provenientes do reaproveitamento de cascas, sementes e outras sobras das uvas.

Vinícola Matetic perto de Santiago - 1

Esses detalhes podem parecer bobagem, mas fazem toda a diferença no produto final e resultam num vinho de maior qualidade e características mais marcantes.

Vinícola Matetic perto de Santiago - 5

Como é o passeio e degustação pela vinícola Matetic?

Durante o tour, todo o processo de fabricação biodinâmico de vinhos é explicado, desde a colheita até a escolha do local para armazenamento dos barris, todos de carvalho francês, passando por informações e curiosidades sobre a Matetic. Claro que não poderia faltar a degustação de alguns dos melhores rótulos da vinícola ao final 🙂

Vinícola Matetic perto de Santiago - 6

Para encerrar esse passeio com chave de ouro, a dica é reservar um almoço no Equilibrio, o restaurante do hotel La Casona da própria vinícola. Ele fica aberto de terça à domingo sempre das 12:30 às 15:30.

Vinícola Matetic perto de Santiago - 9

Anexo ao hotel também fica a lojinha oficial da Matetic que é uma verdadeira perdição para quem gosta de vinho. Além de encontrar uma boa variedade de rótulos de diferentes uvas, os preços são mais camaradas do que no Free Shop de Santiago. Ah, ela também é um bom lugar para procurar temperos e outras coisinhas típicas do Chile 😉

Vinícola Matetic perto de Santiago - 2

E por falar no hotel La Casona, fiquei com muita vontade de me hospedar lá, pois a região é lindíssima e o hotel ainda oferece alguns pacotes bem interessantes que combinam degustações, passeios e até mesmo produção do seu próprio vinho 😀

Veja também:

Ofertas de hotéis em Santiago

Ofertas de passagens aéreas para Santiago

Um passeio pela vinícola Casas del Bosque perto de Santiago

Conhecendo a vinícola Indómita perto de Santiago

Emiliana, a vinícola biodinâmica do Valle de Casablanca no Chile

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Chile \o/

Viña Matetic

Tour:

Segunda a domingo: 11:00; 15:00 – degustação da linha EQ: Sauvignon Blanc Coastal, Chardonnay, Pinot Noir e Syrah.

Segunda a domingo: 12:30; 16:00 – degustação da linha Corralillo, um Sauvignon Blanc e Syrah.

Valor:

16 mil CLP por pessoa com degustação de vinhos EQ

10 mil CLP por pessoa com degustação de vinhos Corralillo

Reservas:

tours@matetic.com / info@matetic.com

Telefone: +56 (2) 2595 2661

http://matetic.com/es/turismo/tour-y-excursiones-2/tours-y-degustaciones/

Como chegar?

Contratando um tour com uma agência de receptivo em Santiago.

Alugando um carro

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    5 Comentários
  1. Oi, Natalie! Essa foi, então, a vinícola que mais curtisse visitar, dentre as opções que conhecesse? É que vou ao Chile essa semana e não curto muito vinho, mas da última vez em que fui lá não visitei nenhuma vinícola e fiquei a fim de procurar uma que fosse mais atraente pela beleza do lugar mesmo (apesar de que no inverno nem sei se vale muito a pena nesse sentido). O que achas? beijo!

    • Sim, Lu. A Matetic e a Casas del Bosque foram as vinícolas mais interessantes que eu conheci nessa região do Chile 😉

      Essas passeios são mais focados em ensinar informações sobre o vinho e na Matetic eles ainda se aprofundam nessa questão do vinho bio-dinâmico/orgânico. Não tem muita piadinha ou showzinho como em outras vinícolas maiores porque esse nem é o propósito do tour.

      A região é linda! Mesmo no inverno deve ter um cenário bacana.

      Boa viagem!

    • Joia! Perfeito 🙂 Valeu pela resposta! Beijo

  2. Oi Natalie! Estou indo ao Chile no final de agosto e estou com uma grande dúvida a respeito da locomoção. Parece que todos os passeios legais estão ao entorno de Santiago, ou seja, vai ser mais difícil a locomoção. Qual foi a opção utilizada por você: aluguel de carro ou contratou tour com agência? Você saberia me dizer qual a opção mais econômica? Teria algumas opções de agência para indicar? Muito obrigada ????

    • Oi Larissa.

      Eu diria que a melhor maneira é alugar um carro, principalmente se você for em mais de uma pessoa, pois cada tour vai custar em torno de 60-70 dólares só de transporte, que é praticamente o preço do aluguel de carro. E você tem toda a liberdade e conseguiria fazer 2 vinícolas facilmente em um único dia, sem depender de horários e de outras pessoas.

      Infelizmente eu desconheço as agências de viagem do chile pra indicar, mas podemos dizer que é perfeitamente, e até melhor, fazer tudo por conta de carro 🙂

Deixe seu Comentário