Quando embarquei para o meu primeiro safári na África do Sul, eu tinha muitas dúvidas: será que a bota de trekking e as roupas eram adequadas? E os pernilongos, seriam eles muito vorazes? Será que o leão daria as caras? E as fotos? Entre tantos pensamentos, talvez essa seja a maior magia de fazer um safári: encontrar o inesperado em forma de força da natureza e ter a real noção de como somos pequenos diante de tamanha magnitude.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 1

O que esperar de um safári na África do Sul?

Eu não sabia o que esperar dessa viagem, mas sabia que minhas expectativas eram altas, afinal fazer um safári era um grande sonho antigo. Pesquisei, me preparei e entrei no avião com três informações na cabeça: as fábulas que minha família contava sobre tesouros perdidos por piratas no Cabo da Boa Esperança; a frase do Riq Freire que dizia que a Cidade do Cabo é o Rio de Janeiro da África do Sul e a manicure pedindo para eu não gritar quando o leão aparecesse enquanto perguntava se eu seguiria viagem para Botswana.

O que levar na mala para um safári na África?

Qual moeda levar para a África do Sul?

Como é voar com a South African Airways para a África do Sul?

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 7

Onde fazer um safári na África do sul?

É possível fazer um safári na África do Sul em um dos 18 parques nacionais do país ou em uma das incontáveis game reserves. Eu conheci a Madikwe Game Reserve, um dos maiores parques ecológicos do país, mas não tive tempo para visitar o Kruger Park, a reserva mais famosa, com maior número de lodges e que mais recebe brasileiros.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 3

Muitas reservas e lodges sul-africanos são reconhecidos internacionalmente pelas suas iniciativas de turismo sustentável, preservação do meio ambiente e inclusão das comunidades locais, mas infelizmente, apesar de todo esse trabalho, até 2016 é possível que o rinoceronte entre em processo de extinção. Isso graças às quadrilhas que agem ilegalmente em todo o território africano matando os animais para vender seus chifres para o mercado asiático, principalmente chinês, onde muitos acreditam que o pó desses chifres é afrodisíaco e tem poder de cura até para o câncer.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 4

Como são os passeios ou game drives?

Acorda, menino! Acorda, menina! Nada de ficar com sono e pular as primeiras saídas dos safáris.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 2

Os game drives – safáris em veículos 4×4 – geralmente acontecem duas vezes por dia: uma cedinho entre 5h30 e 7h e outra no final da tarde perto das 16h. Esses são considerados os melhores horários para avistar os animais, pois, com as temperaturas relativamente mais amenas, eles saem para tomar água e procurar por comida.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 13

Todos os passeios duram cerca de três a quatro horas e percorrem uma estrada ou trilha sinalizada. Alguns lodges têm, além do motorista, um ranger para ajudar no avistamento dos animais, sendo ambos muito bem treinados para encontrá-los mesmo a distâncias muito grandes.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 14

Você lembra do relato da viagem do Fred pela Patagônia chilena? O hotel Tierra oferecia, num novo conceito de all inclusive, não só as refeições e bebidas, mas também os diferentes passeios disponíveis. Muitos lodges na África do Sul operam no mesmo sistema, ou seja, as principais atividades e a alimentação já estão inclusas no valor das diárias. Na dúvida, sempre confirme essa informação antes de fechar a reserva.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 12

Invista um pouco mais na hospedagem

Fazer um safári é uma experiência tão incrível que investir um pouco mais no quesito hospedagem vale a pena e pode fazer toda a diferença. A África do Sul é um país com inúmeras opções de hotéis de safári e lodges surpreendentes que oferecem uma estrutura impecável e totalmente perrengue-free.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 19

É seguro fazer um safári?

Sim! Safáris são programas bastante seguros e não oferecem grandes riscos para o turista desde que as orientações do ranger, profissional capacitado para resolver qualquer contratempo, sejam seguidas à risca.

Como é fazer um safári na Madikwe Game Reserve?

Considerada a terceira maior reserva ecológica da África do Sul e a 30 km da fronteira com Botswana, a Madikwe Game Reserve também é endereço certo para quem quer conhecer os “Big 5” da África, os animais mais difíceis de serem caçados da savana:

  • Búfalo
  • Elefante
  • Leopardo
  • Leão
  • Rinoceronte

Alguns relatos que apurei antes da viagem afirmavam que uma das vantagens de se fazer um safári em reservas menores como a Madikwe é ter experiências mais genuínas do que no Kruger Park, por exemplo, afinal essas regiões são menos procuradas pelos turistas e passam uma sensação exclusividade.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 11

Uma parceria público-privada administra os mais de 75 mil hectares da reserva Madikwe e, por isso, é cobrada uma taxa de preservação de 160 rands (U$13) por pessoa para quem chega por via terrestre.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 6

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 5

Onde ficar na Madikwe Game Reserve?

Fiquei hospedada no Rhulani Safari Lodge, cuja resenha sairá em breve, mas a reserva também conta com outros 16 lodges como o famoso Royal Madikwe.

Ofertas para o Rhulani Safari Lodge

Ofertas para o Royal Madikwe

Ofertas de hotéis na Madikwe Game Reserve

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 10

Como chegar à reserva Madikwe?

Do aeroporto de Johannesburgo são aproximadamente cinco horas de viagem até a entrada da reserva. O transfer oferecido pelo lodge custa aproximadamente 350 dólares e pode ser dividido com outros passageiros. Uma opção mais rápida é voar num pequeno avião até a pista de pouso em Madikwe (aproximadamente 250 dólares por pessoa).

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 15

Embora a estrada até lá seja muito boa e sinalizada, uma vez na reserva você não precisará mais de carro alugado, por isso, é normalmente mais viável negociar esse traslado diretamente com o lodge reservado. E fique tranquilo, este é um roteiro perfeitamente viável de ser organizado por conta própria 🙂

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 18

Se você sempre sonhou em fazer um safári, agora é a hora de tirar essa viagem do papel 😀 Ela pode custar menos do que imaginamos, é muito mais emocionante ao vivo e bem menos cheia de perrengues do que parece.

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 8

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 9

Quase dois meses se passaram desde o carimbo no passaporte. Esperei a poeira da euforia baixar e ainda assim posso afirmar: foi uma das grandes experiências da minha vida, daquelas que ficam nas lembranças para sempre. Dentre todas as cenas que vivi, a imagem do elefante pisando forte em direção ao nosso jeep nunca vai se apagar. Certo estava o Luiz, nosso guia brasileiro que mora desses muito pequeno na África do Sul, o verdadeiro rei da selva é o elefante, onde ele chega ele domina. Quem sou eu para contrariar essa ideia, não é mesmo?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da África do Sul \o/

Como é fazer um safári na África do Sul - Madikwe Game Reserve 17

Natalie viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    1 Comentário
  1. Safaris. Uma indústria totalmente predatória.
    Lamentável o mundo ver isso com tanta passividade.

Deixe seu Comentário