O metrô de Viena, e o transporte público no geral, é muito eficiente e te leva para todos os cantos da cidade de maneira rápida e fácil.  Entretanto, se escolher bem a localização do seu hotel e planejar seus passeios direitinho, tenho certeza de que conseguirá fazer a maioria deles apenas caminhando ou pedalando e mal perceberá que o metrô e o tram estão ali ao lado 😛

E não se preocupe, Viena é muito segura a qualquer hora do dia ou da noite 😉

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 19

Roteiro de Viena os melhores programas e atrações - Rathaus e mercado de natal

Como usar o metrô, tram e ônibus em Viena?

Ainda assim, se você precisar pegar o metrô e o transporte público de Viena, saiba que ele é bem parecido com o de Frankfurt, ou seja, bem simples de usar e sem catracas 😉 Justamente por não ter catraca, fique atento, porque é preciso validar seu ticket antes de poder entrar no ônibus, tram ou metrô.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 05

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 08

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 09

Há duas maneiras de validar a passagem: no momento da compra ou quando for usar o transporte público. A primeira opção está disponível apenas para o one journey. Na segunda, basta colocar o ticket dentro das maquininhas azuis nas estações de metrô ou dentro dos ônibus e trams que ele será carimbado e validado

Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade

Roteiro de Viena: os melhores programas e atrações

O Vienna Card dá descontos nos museus e atrações de Viena

O Vienna Card (também chamado de Vienna City Card) pode ser comprado no site oficial, o que economiza seu tempo e ainda permite que você use o transporte público sem pagar nada a mais.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 12

Guia KLM de Viena - Cidade 2

Qual passe comprar?

Existem basicamente 5 tipos de passes que valem a pena para os turistas e englobam os trams (bondinhos), ônibus e metrôs  Todos podem ser comprados nos guichês e maquininhas automáticas das estações:

Valores atualizados em setembro 2018.

Eu sempre considero que fazemos, em média, 4 viagens de transporte público por dia. Nesse caso, todos os passes de 24, 48 ou 72h valem a pena e, quanto mais tempo você ficar na cidade, mais economizará 🙂

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 17

A opção de passe weekly é válida apenas de segunda-feira até as 9h da segunda seguinte. Isso significa que, se você comprar o passe no sábado, por exemplo, só poderá usá-lo até a próxima segunda. Ainda assim, pelo preço, ele é uma boa opção para quem vai passar 3 ou mais dias de uma mesma semana em Viena.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 20

Vienna Card também é vantajoso, pois ele permite a utilização grátis do transporte público pelo tempo de sua validade.

O Vienna Card dá descontos nos museus e atrações de Viena

O Vienna Card (também chamado de Vienna City Card) pode ser comprado no site oficial, o que economiza seu tempo e ainda permite que você use o transporte público e tenha desconto em inúmeras atrações da cidade.

Guia KLM de Viena - Mercado de Natal

Como comprar os passes de transporte público em Viena?

Apesar de ser possível comprar online os passes de metrô e transporte público de Viena, não acho que valha a pena, pois , além do site da Wiener Linien ser um tanto quanto complicado, adquirir os tickets nas maquininhas das estações de metrô e pontos de tram é rápido e fácil 🙂

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 06

Procure pelas maquininhas do Wiener Linien nas estações.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 01

Selecione a língua, depois clique na opção que diz “24/48/72 hour Tickets Vienna”.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 02

Escolha o tipo de passe (24, 28 ou 72 horas).

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 03

Agora a quantidade deles que quer comprar.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 04

E faça o pagamento 😉 As máquinas aceitam notas, moedas e cartões de crédito e débito.

Comprando os passes do metrô de Viena pelo smartphone 😀

Em Viena também é possível comprar os bilhetes diretamente pela app Wiener Linien (Android e iPhone) da própria empresa de transporte da cidade. Nesse caso, basta mostrar o ticket diretamente no aplicativo quando algum fiscal pedir (não há catracas nas estações). Infelizmente a app está toda em alemão 🙁

Guia KLM de Viena - Cidade 1

Como ir do aeroporto ao centro de Viena?

S-Bahn

Você pode ir de S-Bahn (metrô de superfície) do Aeroporto Internacional de Viena para o centro usando as linhas S1, S2 ou S7 e depois fazendo as baldeações necessárias para o metrô U-Bahn, trams ou ônibus até seu hotel.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 13

CAT (City Airport Train)

Também existe a opção de utilizar o CAT (City Airport Train) para ir em 16 minutos sem paradas do aeroporto ao centro (estação Landstrasse / Wien-Mitte) e vice-versa.

O CAT não tem um serviço 24 horas, mas seus horários são bem bacanas para a maioria dos casos e o trem parte a cada 30 minutos.

Confira todos os horários aqui.

Check-in e despacho de bagagens pelo CAT

O CAT também permite que você faça o check-in e despache suas bagagens diretamente de sua estação em Viena (Wien Mitte). Assim, a ida para o aeroporto fica mais tranquila e sua única preocupação será estar no portão de embarque na hora certa 😀 Veja mais informações sobre esse serviço aqui.

Roteiro de Viena os melhores programas e atrações - Ringstrasse 2

Ônibus (Postbus)

Ainda existe a possibilidade de ir de ônibus do aeroporto ao centro de Viena. O trajeto custa 8 euros e existem várias linhas, variando de 20 a 45 minutos de duração dependendo do destino. As duas mais interessantes são:

Veja as opções e os horários neste link.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 11

Táxi ou Uber

Essa é a maneira mais cômoda, porém mais cara, de ir do aeroporto ao seu hotel. Táxis estão sempre disponíveis no aeroporto, bem como o Uber, cuja tarifa fixa, segundo o site, varia de 30 a 50 euros. Como o aeroporto de Viena tem wifi grátis, chamar o Uber não será problema 🙂

Eu indico essas opções principalmente para aqueles que estão chegando na cidade depois de uma longa jornada do Brasil à Áustria, por exemplo, afinal seu corpo merece um pouco de conforto depois de pelo menos 12h apertado na fish-class 😉

Dicas extras

Nos pontos de tram e ônibus você encontrará placas como essas aí em baixo:

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 10

Sempre que você vir o H em verde e amarelo, significa que ali é uma parada de transporte público (haltestelle). A placa em formato de meia lua e azul é a de ônibus (autobus), já a oval e vermelha é a placa de tram (strassenbahn), já o N com olhos de gato é a indicação que uma linha noturna para ali também. Normalmente essas placas vêm acompanhadas dos números das linhas que ali param e, em paradas maiores, o horário do próximo transporte também é exibido.

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 14

Essa imagem aí de cima mostra tudo isso. Note que o tram que para ali é o 46 e que esse não é mais um ponto de ônibus (aufgelassen, mas só o fato de ter um risco em cima da placa já dava a dica 😉 ).

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 16

Alguns bondinhos antigos estão em circulação para mostrar aos turistas como eles eram antigamente. Eles são bonitinhos, mas possuem escadas, o que atrapalha muito quem está com malas e também quem tem dificuldades de locomoção. Se esse for o seu caso, espere o próximo tram, pois a maioria deles é mais moderna e possui piso rebaixado 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Áustria \o/

Transporte público e metrô em Viena - Guia completo - 15

Guia KLM de Viena - Cidade 6

O Sundaycooks viajou para Viena a convite do Vienna Tourism.